Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JERÔNIMO INAUGURA MELHORIAS EM HOSPITAL; NETO CRITICA FILA REGULAÇÃO ACM NETO

ACM NETO diz que gov fecha olhos para fila da regulação
28/07/2023 às 18:49
  1.O governador Jerônimo Rodrigues realizou uma visita ao município de Itabuna, região Sul da Bahia, nesta sexta-feira (28), para inaugurar a primeira etapa da requalificação do Hospital São Lucas. A iniciativa, que contou com um investimento de cerca de R$ 3 milhões do Governo do Estado, aprimora a infraestrutura e os serviços oferecidos na unidade, com 27 leitos de internação clínica, sendo um de isolamento, e áreas de apoio, como setor de nutrição e a central de material e esterilização.
 
2. As melhorias, viabilizadas por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) e a Prefeitura, incluíram a modernização da estrutura, a aquisição de equipamentos médicos de última geração e a implementação de novos protocolos de atendimento. O hospital terá 100% dos serviços destinados aos usuários do SUS. Os serviços de internamento e as consultas estão previstos iniciar a partir de 2 de agosto.
 
3. "Entregamos mais 27 leitos, abrindo uma Santa Casa para cuidar da saúde do povo de Itabuna e da região. Também viemos tratar de uma parceria para oferecer, em breve, o serviço de hemodiálise. O hospital aqui vai nos ajudar, além de salvar vidas, e atender as pessoas, a cuidar do tema da regulação. Estamos fazendo isso em um conjunto de regiões, em salvador, em Feira de Santana, Jacobina, Oeste, Extremo Sul. 

5. Estamos ampliando, vamos chegar lá, com fé em Deus", disse Jerônimo. Ele ainda afirmou que volta ao município ainda este ano para entregar o hospital regional e duplicação da rodovia BA-649, que está sendo construída pelo Governo do Estado e liga Itabuna a Ilhéus. A nova estrada trará impactos positivos na mobilidade entre as duas principais cidades do Sul da Bahia.
 
6. Durante a entrega, o governador autorizou licitação para a segunda fase da obra, que contempla a ampliação da unidade hospitalar, com a implantação de um Centro de Hemodiálise com 53 leitos.
 
7. Para a titular da Saúde, Roberta Santana, as ações do Governo do Estado vão qualificar o serviço e ampliar a oferta de vagas na região. "Essa é a primeira etapa, o governador hoje também autorizou a segunda etapa onde a gente vai oferecer o serviço de hemodiálise com 53 leitos. Tudo isso vai possibilitar uma maior ampliação dos serviços para a região de Itabuna", disse.
                                                *****
8. O ex-prefeito de Salvador e presidente da Fundação Índigo, ACM Neto (União Brasil), disse nesta sexta-feira (28), que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) fecha os olhos para a gravidade da situação da saúde pública na Bahia, em especial da fila da regulação. 

9. Ele ainda ressaltou que o governador segue se esquivando da responsabilidade, chegando a culpar os prefeitos pelo problema, e salientou que os governos petistas foram incapazes de ampliar as vagas de atendimento no interior e de implantar um sistema eficaz na regulação.

10. “O governador Jerônimo acha que a saúde pública da Bahia vai muito bem e fecha os olhos para a gravidade da situação. Mas os milhares de baianos que vivem a dura realidade da fila da regulação não querem saber de desculpas. A vida não espera”, destacou o ex-prefeito da capital baiana.

11. Neto ressaltou que, em Feira de Santana, 130 pessoas morreram na fila no primeiro semestre, segundo dados da Prefeitura. No ano passado, foram mais de 300 óbitos no município à espera de atendimento na rede estadual de saúde. “A gente sabe que, na Bahia, existem vários buracos assistenciais, regiões desprovidas de hospitais regionais, e pessoas que, para conseguir um atendimento médico, precisam esperar um longo tempo, quando conseguem esperar, até serem encaminhadas para uma grande cidade”, frisou.

12. ACM Neto salientou que Jerônimo empurra a responsabilidade para os outros. “Outro dia, vi ele dizendo que o problema é dos prefeitos. Ora, governador, o problema é do governo do estado. O problema é de vocês que governam a Bahia há 17 anos e que foram incapazes de melhorar o padrão da qualidade do serviço na saúde pública da Bahia, que foram incapazes de ampliar as vagas para dar mais assistência ao interior, que foram incapazes de implantar um sistema moderno de regulação como já existe em vários lugares do Brasil”, afirmou.

13. “Então está na hora de parar de ficar procurando culpados e desculpas e de começar a trabalhar. Porque, governador Jerônimo, os baianos não podem ficar mais esperando na fila da regulação. As famílias não podem mais continuar sofrendo ao ver que os seus entes queridos, muitas vezes, acabam morrendo por falta de atendimento médico em nosso estado”, complementou
                                             *****
14. Estão abertas as inscrições para o 1º Encontro dos Socorristas do SAMU da Enfermagem do Portal do Sertão, que acontece na quinta (03/08) e sexta-feira (04/08), em Feira de Santana.  O evento é promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), através do programa Capacita Coren-BA, totalmente gratuito, presencial e com certificação. O encontro será realizado na  Escola de Auxiliar e Técnico de Enfermagem de Feira de Santana – EAEFS (Rua Castro Alves, nº 1463 – Centro).

15. O 1º Encontro dos Socorristas do SAMU da Enfermagem do Portal do Sertão tem como objetivo capacitar os profissionais de Enfermagem a garantir o acesso do paciente à unidade de saúde mais adequada e proporcionar o melhor atendimento pré-hospitalar de urgência, tanto em casos de traumas quanto em situações clínicas.

16. “Através do programa Capacita Coren-BA, o Conselho está promovendo a capacitação de profissionais de enfermagem em diversos municípios baianos, sempre com temas de interesse dos profissionais”, destaca a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão. Na programação do encontro, destaque para o simulado de acidente com múltiplas vítimas, além de uma mesa redonda sobre regulação médica e o papel da Enfermagem na central de regulação. 

17. Link para inscrições: https://www.even3.com.br/1-encontro-dos-socorristas-do-samu-da-enfermagem-do-portal-do-sertao/

18. Os postos SAC Barra, na capital, e SAC Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, promovem um atendimento especial para RG neste sábado (29). As unidades funcionam normalmente de 9h às 13h, mas neste sábado (29) vão estender até 15h, sendo este período de duas horas destinado, exclusivamente, a serviços de carteira de identidade. Para tirar o RG é necessário apresentar certidão de nascimento (ou do estado civil). A 1ª via do documento é gratuita. A partir da 2ª via é preciso pagar uma taxa de R$ 46,19. 

19. O atendimento é por agendamento através do SAC Digital. Para agendar, é preciso baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar (www.sacdigital.ba.gov.br). Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza ainda o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).