Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR COMEMORA 495 ANOS DO BATISMO DE CATARINA PARAGUAÇU NA FRANÇA

Evento marca batismo da mãe do Brasil
27/07/2023 às 18:48
  1. Uma missa celebrada pelo arquiabade do Mosteiro de São Bento, dom Emanuel D'Able, comemora os 495 anos de batismo da tupinambá Quayadin, em Saint Malo, na França, em 30 de julho de 1528, com o nome de Catharine du Brézil, numa dupla homenagem - ao Brasil, por ser nativa da Bahia; e Catharine - esposa do navegador francês descobridor do Canadá, Jaques Carteir, que se chamava Catharine de Granges. A celebração será na igreja mosteirinho de Nossa Senhora da Graça, Salvador, 18h, dia 30.

  2. Uma das personalidades mais importantes da história da Bahia (e do Brasil), Catharine foi levada para a França - era comum entre os navegadores conduzir nativos brasis para a Europa com o objetivo de mostrar as cortes a descoberta de novos mundos e povos - e viveu em Saint Malo entre 1528 e 1534, na casa de Jacques Cartier, praticamente sendo uma "ama" adotada pela familia, onde se converteu ao cristianismo.

  3. São muitos mistérios ainda a descobrir - quando se deu o embarque dela na Bahia? Se já morava com Diogo Álvares? A idade certa que tinha? etc - e quando retornou - quem a trouxe de volta? etc - mas o certo é que, ao voltar para a Bahia, juntou-se com Diogo Álvares e pediu ao parceiro que construisse um oratório no antigo Outeiro Grande (área da Barra-Graça) em louvour a virgem Maria.

  4. O local do oratório - primeiro pequeno templo católico na área que seria a cidade do Salvador, a partir de 1534 - é, onde, hoje, está a igreja e mosteirinho beneditino da Graça. Isso porque, ao falecer, em 1586, ela doou a Ordem Beneditina com papel passado e a testeminha do padre Luiz de Grãa "a ermida e capella a ordem do Beaumenturado São Bento situada na Villa Velha". (Assim chamada por ser área da Vila Velha do Pereira, do donatário Pereira Coutinho, da Capitania Hereditária da Bahia).

  5. A igreja tem uma narrativa de que a imagem teria sido de um naufrágio em Boipeba, mas, na real, é provável que Catherine tenha trazido uma imagem de Saint Malo onde morou muito tempo e frequentava dois templos católicos aos domingos, em especial, com a família Cartier. 

  6. Ano passado estive em Saint Malo e do local onde ela morou (a casa de Cartier) para a basílica de São Vicente de Saragosa onde onde foi batizada (templo do século XII ainda hoje bem conservado) são menos de 500 metros. Mas, salvo o documento de batismo e relatos de livros de sua presença na casa de Cartier a documentação da passagem dela por Saint-Malo inexiste. 

  7. No Brasil seu nome foi aportuguesado para Catarina Paraguaçu entendendo-se que ela seria filha do cacique (mayoral) Taparica (da ilha de Itaparica) e os tupinambás navegavam por este rio.
                                               *****

  8. Uma das personalidades mais importantes e multifacetadas da História da Bahia, o escritor, jornalista, historiador, político, desenhista, músico e pintor Manuel Querino será tema de um seminário a ser realizado no auditório do Centro de Cultura Manuel Querino da Câmara Municipal de Salvador, que irá marcar os 182 anos de nascimento do intelectual afrodescendente.

  9. Com palestras de Aninha Franco, Fred Dantas, Sabrina Gledhill e Jaime Nascimento, o Seminário Manuel Querino 182 Anos de seu Nascimento acontece na próxima sexta-feira (28), das 9h30 às 12h, com entrada gratuita.

  10. Nascido em Santo Amaro, no Recôncavo, em 28 de julho de 1851, vindo a falecer em Salvador a 14 de fevereiro de 1923 (em 2023 completou um século de sua morte), Manuel Raimundo Querino foi um importante defensor de ideias abolicionistas, no final do período escravocrata no Brasil, e se tornou um pioneiro nos registros antropológicos e na valorização da cultura africana na Bahia.

  11. Aluno fundador do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia e da Escola de Belas Artes, formou-se em Desenho Geométrico e Arquitetura e passou a lecionar no Liceu e no Colégio de Órfãos de São Joaquim. Além disso, produziu dois livros didáticos sobre desenho geométrico.

  12. Em sua atuação como jornalista, fundou os jornais A Província e O Trabalho, e também contribuiu com artigos para a Gazeta da Tarde. Escreveu nas primeiras décadas do século passado obras importantes como ‘A Raça Africana e os seus costumes na Bahia’; ‘A Arte Culinária na Bahia’; ‘O Colono Preto como fator da Civilização Brasileira’ e ‘A Bahia de Outrora’, entre outras.
                                                ****

  13. (Politica Livre) O governo Lula se divide nas avaliações sobre o anúncio de Marcio Pochmann à presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A forma como o economista heterodoxo foi confirmado no cargo, por meio de uma declaração a jornalistas do ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, foi vista como “atabalhoada” e “imprópria” por parte do entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

  14. Para uma ala do Palácio do Planalto, Pimenta errou ao não deixar o anúncio para a ministra do Planejamento, Simone Tebet, que teria ficado “vendida” na história. Ainda por cima, ao fazê-lo no início da noite de ontem, o ministro acabou por tirar dos holofotes a notícia positiva do dia para o governo: a elevação da nota de crédito do Brasil por parte da agência de classificação de risco Fitch.

  15. Aliados do ministro da Secretaria de Comunicação, porém, o defendem e argumentam que era preciso “estancar a sangria” em torno de Pochmann em meio à “campanha difamatória”, nas palavras de uma fonte, contra o economista. O futuro presidente do IBGE tem suas posições econômicas contestadas e sua gestão à frente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos governos Lula e Dilma, altamente criticada.

  16. Brilhante o artigo de Joaci Gois sobre as castas brasileiras e o poder desmedido do Judiciário.

  17. De volta à estrada e de cara nova, a Caravana de Direitos Humanos chega ao município de Feira de Santana, a Princesinha do Sertão, com um conjunto de atividades e de serviços gratuitos nas áreas de acesso à justiça, documentação civil básica, mediação de conflitos, prevenção à violência, proteção, acessibilidade, empregabilidade, saúde, educação e cultura dos direitos humanos. Direcionada às pessoas em situação de vulnerabilidade social do Território de Identidade Portal do Sertão, a ação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), em parceria com órgãos do poder público estadual e municipal, acontece no Instituto de Educação Gastão Guimarães.

  18. A abertura oficial da Caravana é na segunda (31), às 16h, com a palestra temática “Interiorização da Política Estadual de Direitos Humanos e Acesso à Justiça”, direcionada a gestores municipais e/ou representantes institucionais dos municípios do Portal do Sertão. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, é quem fará a palestra. Na ocasião, os participantes vão poder apreciar a apresentação cultural do Neojiba - Núcleo de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia, programa social do Governo do Estado, mantido pela SJDH.

  19. Na terça-feira (01), das 9h às 16h, a SJDH abre as portas do Instituto de Educação Gastão Guimarães para o público em geral, com a oferta, gratuita, de documentação civil básica (Certidão de Nascimento, 2ª vida do RG); retificação de prenome e gênero e atendimento psicossocial para pessoas LGBTQIAPN+; emissão do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência; atendimento e orientação ao consumidor, através do Procon-BA; investigação de Paternidade/DNA; atendimento administrativo para os serviços de energia e água, através da Coelba e Embasa; consulta oftalmológica; dentre outros atendimentos.

  20. Também integram a programação do dia 1º, oficinas e workshops temáticos sobre Direitos Humanos - registro civil e documentação básica; Diálogo sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas e combate ao trabalho escravo; Ampliação e fortalecimento da Rede de Proteção e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa; Iniciação musical com o Neojiba; Letramento sobre políticas e direitos da população LGBTQIAPN+; 

  21. Programas de proteção - portas de entrada; Ampliação e fortalecimento da Rede de Proteção e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa; Oficinas de inclusão, acessibilidade e Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência; Uso de SPA’S e Redução de Danos; e Violência nas escolas. O público alvo desta ação são gestores municipais; conselhos de direitos; conselhos tutelares; equipes da Defensoria Pública e do Ministério Púbico, e comunidade escolar.