Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PT MARCA PARA SÁBADO REUNIÃO DO DIRETÓRIO E PODE PUNIR CONFUSEIROS

Itabuna vai conferir comenta ao governador Jerônimo Rodrigues
26/07/2023 às 18:47
    1. Mais uma mudança, de quinta para sábado: a Executiva do Partido dos Trabalhadores da Bahia se reuniu nesta quarta-feira (26) pela manhã e convocou reunião do Diretório Estadual para o próximo sábado, 29, na Assembleia Legislativa da Bahia, atualizou a composição da Executiva, adiou o Encontro Territorial de Salvador e repudiou a confusão ocorrida. A Resolução da Executiva foi aprovada por unanimidade.

  2. A Executiva apresentou também um balanço após realização dos Encontros Territoriais da identificação de 176 pré-candidaturas a prefeito do PT, de esforço já em curso da construção de chapas para vereadores e vereadoras em mais de 300 cidades e a filiação de 5 novos prefeitos ao partido. 

  3. “Fomos procurados por quase cinco dezenas de gestores, estamos dialogando a partir de critérios políticos claros e transparentes, sem ansiedade, e já acolhemos 5 prefeitos no PT Bahia”, comentou o presidente Éden Valadares.

  4. Além de apresentar as novas filiações, o PT Bahia se reunirá no sábado (29) para discutir a conjuntura política nacional e estadual, fazer um balanço dos avanços já conquistados pelos governos Lula e Jerônimo, informar sobre a agenda da Nova Primavera e suas oficinas presenciais, a organização dos Comitês Populares de Luta e da orientação aos diretórios sobre organização partidária.

  5. A reunião do Diretório também terá como pauta as plenárias municipais e o PEDEX (Processo de Eleições Internas Extraordinário) que ocorrerá em mais de 150 cidades na Bahia. "Estamos muito focados no processo de interiorização e formação política do PT, através da Escola Zezéu Ribeiro e da agenda da Nova Primavera”, comentou a secretária estadual de Formação Política, Liliane Oliveira.

  6. A Executiva reafirmou o PT como um partido democrático e em sua resolução apontou que “a pluralidade de ideias sempre resultou em sínteses políticas e unidade de ação social, cultural e eleitoral”, repudiou a confusão provocada por alguns militantes no último encontro e apontou que punições podem ser adotadas. “A adoção desta prática sofrerá as sanções cabíveis”, diz o texto aprovado pela direção estadual.

 7. "As divergências no PT são naturais e o partido tem fóruns adequados para tratá-las. Expor o PT pela imprensa ou interditar os espaços internos certamente não é uma delas. Hoje a instância se reuniu, debateu e democraticamente decidiu. Ficou evidente não só qual é a opinião partidária, como que quem adotou tal prática está absolutamente isolado”, comentou o vice-presidente Aluã Carmo. Uma reunião com a direção municipal do PT Salvador vai definir a nova data do Encontro.

 8. Após consulta e orientação do Diretório Nacional do PT, a Executiva declarou vacante as secretarias setoriais de Mulheres e Combate ao Racismo. O documento da Secretaria Nacional de Organização decide que “o artigo 33 do Estatuto proibiu a participação de dirigentes nas Comissões Executivas e em cargos no poder executivo no mesmo nível.

  9.  O estatuto não faz distinção entre dirigentes com ou sem direito a voto, ampliando a vedação a todos os dirigentes que participam da Comissão Executiva, incluindo, portanto, a proibição também aos Secretários/as Setoriais”. Caberá aos coletivos indicar novas representações para essas vagas, como caberá às chapas que disputaram o PED apresentar nomes ao Diretório que estejam formalmente inscritos no Congresso.

  10. “Os membros do Diretório Estadual e, consequentemente, da Comissão Executiva Estadual, são escolhidos entre os nomes constantes nas chapas inscritas durante a Etapa Estadual do 7o Congresso, a partir da indicação dos seus respectivos representantes”, diz a decisão do PT Nacional.
                                        *****

  11. Considerada a maior honraria do município de Itabuna, a Comenda de Mérito Firmino Alves será entregue ao governador Jerônimo Rodrigues, nesta quinta-feira (27), em solenidade realizada, às 19h30, no Teatro Municipal Candinha Dória (Av. Fernando Gomes, 665, Nossa Sra. das Graças).

  12. A honraria, criada por uma lei municipal, recebe o nome do fundador da cidade, Firmino Alves, e homenageia personalidades que têm relevantes serviços prestados, em diferentes áreas. Anualmente, são escolhidos dez cidadãos após o parecer da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania.

  13. O dólar fechou esta quarta-feira, 26, na menor cotação do ano, de 4,728 reais, em queda consolidada em meio à deliberação sobre juros nos Estados Unidos e a melhora no rating do Brasil pela agência Fish.

  14. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e gerenciado pelo poder público e pela sociedade civil com a missão de organizar os serviços de assistência social no país.

  15.  “A Prefeitura de Salvador precisa entender seu papel nas ações organizadas no SUAS, a Proteção Social Básica, voltada à prevenção de riscos sociais e pessoais, e a Proteção Social Especial, destinada a pessoas em situação de risco ou violação de direitos. 

  16. A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) divulgou a Portaria/SEMPRE Nº 119/2023 e Circular Interna SEMPRE/GAB nº10044/2023 contestadas por assistentes sociais, psicólogas e psicólogos da Secretaria. Manifestamos nosso apoio e solidariedade à categoria”, afirma o deputado Hilton Coelho (PSOL).

 17. O parlamentar recebeu críticas à Portaria nº 119/2023 que prevê, entre outras situações, a averiguação ou fiscalização da concessão do benefício eventual de moradia por meio da emissão obrigatória de relatório técnico com visita domiciliar. “Ora, o papel da Assistência Social não é policiar famílias ou pessoas carentes. Deve elaborar políticas de ações sociais e não de intimidar.

  18.  A mencionada portaria é taxativa quanto ao recadastramento de todos os que recebem benefício moradia estabelecendo prazo final dia 14 de agosto. Pessoas que já passaram pelo cadastramento serão vitimizadas mais uma vez ao serem obrigadas a apresentar declarações ou atestados de pobreza, submetido a entrevistas constrangedoras e a abordagens com uso de linguagem complexa e inacessíveis. Serão visitas domiciliares invasivas e fiscalizatórias ou pré-julgamentos”.

  19. A Prefeitura de Salvador inaugura nesta quinta-feira (27) o Monumento em homenagem a Maria Felipa, heroína da Independência do Brasil na Bahia. A entrega será realizada a partir das 9h, na Praça Cairu, no Comércio, com a presença do prefeito Bruno Reis, do secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, dentre outras autoridades municipais.

  20. A inauguração do monumento acontece no mês em que é comemorada a Independência do Brasil na Bahia e o Julho das Pretas, em mais uma ação de reparação histórica da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). A mulher negra, itaparicana, marisqueira e estrategista de guerra vence mais uma batalha contra o apagamento histórico e passa a ser eternizada como uma das principais heroínas do 2 de Julho.

  21. Há dúvidas da existência de Maria Felipa e muito menos que teria sido "estrategista de guerra".