Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITURA INSTALA GEOMANTAS EM ÁREAS DE RISCO EM PIRAJÁ E FAZ GRANDE

Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) apresentou o trabalho de divulgação da estrada temática, localizada entre Ilhéus e Uruçuca,
22/07/2023 às 18:31
  1. A Prefeitura de Salvador, através da Defesa Civil (Codesal), iniciou as instalações de geomantas em duas áreas de risco da cidade visando a proteção dos moradores. As ordens de serviço foram assinadas neste sábado (22) pela vice-prefeita Ana Paula Matos. Ela visitou os bairros da Fazenda Grande do Retiro e de Pirajá ao lado do diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo.

2. As áreas contempladas foram a travessa Francisco Sales, no bairro de Pirajá, e a Av. General San Martin, na Fazenda Grande do Retiro. A aplicação da técnica visa ampliar as ações de mitigação aos efeitos climáticos em Salvador, que se destaca na política de proteção à vida do cidadão, prevenção a desabamentos e deslizamentos, mapeamento das áreas de risco e monitoramento climático.

3. “A gestão municipal vem investindo em técnicas de segurança e de proteção à vida, seja com contenções de encosta, macro drenagem ou geomantas. Essas ações garantem a preservação da vida das pessoas diante de uma topografia tão complexa que temos em Salvador”, disse Ana Paula Matos.

4. Segundo Sosthenes Macedo, a Codesal já mapeou 160 áreas de risco e aplicou 261 geomantas, com mais 26 em execução e autorizadas. “É muito bom caminhar pelas ruas da cidade, identificando as necessidades, as áreas de risco apontadas pelas equipes da Codesal e poder assim ofertar as soluções de proteção para os soteropolitanos”, disse.

5. A aplicação das geomantas já levou segurança para mais de 5,8 mil famílias. A tecnologia é de cobertura provisória para impermeabilização das encostas formadas por um composto de PVC e geotêxtil com cobertura de cimento jateado de rápida instalação e baixo custo.
                                                 ****
6. Capacitar o trade turístico da Costa do Cacau sobre as potencialidades da Estrada do Chocolate, como forte atrativo da região. Essa foi a finalidade do curso realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na sexta-feira (21), dentro da programação do Chocolat Bahia Festival, que acontece até domingo (23), no Centro de Convenções de Ilhéus, oferecendo uma série de atrações gastronômicas e culturais, com apoio do Governo do Estado.

7. Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) apresentou o trabalho de divulgação da estrada temática, localizada entre Ilhéus e Uruçuca, que oferece o roteiro de visitação a fazendas de cacau e fábricas de chocolate, incluindo uma abordagem sobre a história e cultura da lavoura cacaueira.

8. “Após a requalificação feita pelo governo baiano na rota do chocolate, intensificamos o trabalho de promoção do atrativo nas principais feiras e festivais de turismo, do Brasil e do exterior. Oferecemos experiências autênticas e inesquecíveis no universo do cacau e chocolate, um patrimônio que deve ser conhecido pelo mundo. A capacitação contribui nesse processo”, explicou a superintendente de Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Mandarine.

9. “O curso é um recorte do programa Destinos Turísticos Inteligentes, onde estamos destacando a Estrada do Chocolate. A Costa do Cacau tem um potencial muito grande para além do turismo de sol e praia, como a saga cacaueira, e o trade turístico deve direcionar os visitantes também para esse atrativo rural ”, completou o gestor de projetos do Sebrae, Neorlei Carvalho.

10. O guia de turismo Laudinei dos Santos, 30 anos, participou da capacitação e ressaltou o impacto no seu trabalho. “O turista que chega não vem só para curtir as praias. Ele tem curiosidade em conhecer a cultura do cacau, ter a experiência sensorial dentro das fazendas. Esse curso agregou bastante, pois quanto mais conhecemos o roteiro, mais preparados ficamos para mostrar o potencial gigante do produto”.

11. Passando pelo local em que acontecia a preparação, a turista mineira Lana Gomes, de 61 anos, falou sobre a experiência de conhecer Ilhéus e seus atrativos. “Sou leitora de Jorge Amado e acompanhei as novelas baseadas em sua obra. Já fui ao Bataclan, visitei uma antiga fazenda de cacau, um passeio incrível, e vim curtir a programação do festival”.

12. Através de uma articulação da Assessoria de Relações Internacionais (Arint) com o Comitê Académico-Científico do Instituto de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidad Libre (Colômbia, Bogotá), membros da comunidade acadêmica da Uesc participaram com palestras sobre a formação de professores no Brasil e o currículo no Programa de Graduação de Educação Física da Uesc no XIII Coloquio Nacional y VI Coloquio Internacional “La Investigación en Educación Superior” e IV Foro Pedagógico de la Educación Física, que ocorreram entre os dias 14 e 17 de junho de 2023.

13. O PhD. Andrei Steveen Moreno Rodríguez, professor visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e no Programa de Graduação em Química; e o mestrando Luís Diego Mora Brenes, também do PPGECM, participaram com uma palestra intitulada “Desafíos para la formación de profesores: algunas alternativas”, dentro da qual foi incluída a apresentação dos avanços do projeto de pesquisa “Gamificación Colaborativa en la Formación de Profesores de Ciencias”.

14. A palestra teve como objetivo salientar a discussão sobre as principais preocupações ou desafios no âmbito educacional no Brasil relacionadas com o impacto das pesquisas nas salas de aula na educação básica, fundamental e superior, os processos de inclusão educativa e a promoção de uma educação multicultural, crítica sobre o componente ambiental e para a sustentabilidade.

15. O professor Dr.Samuel Macêdo Guimarães, atual Coordenador do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Conselheiro da Educação do Estado da Bahia, participou com a palestra intitulada “Estilos de Pensamentos nos Atos de Currículo e no Currículo em Atos de uma IES brasileira”.

16. O evento permitiu o encontro entre as comunidades académicas colombiana e brasileira para partilhar sobre seus contextos sociais e educativos, as necessidades das sociedades e as possíveis linhas de ação. 

17. A praça da Piedade, em Salvador, está abandonada e degradando.

18. A bancada da bala quer derrubar o PL de Lula contra as armas.

19. O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) pediu à Justiçaa quebra de sigilo de dados e a remoção do perfil de Jean Wyllys no Twitter.A medida vem após declarações dele contra o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB).

20. Até agora o governofederal nada disse em relação as armas que estão em poder da bandidagem. Vamos aguardar.