Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SINDUSCON ANUNCIA DEFLAÇÃO NO CUSTO DA CONSTRUÇÃO APÓS 3 ANOS DE ALTA

solenidade de inauguração da unidade do INSS será nesta sexta-feira (21), às 12h, no SAC Salvador Shopping. Estão confirmadas as presenças da gerente Executiva do INSS em Salvador, Lea Bressy
20/07/2023 às 10:42
    1. O Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA realiza o acompanhamento mensal dos custos da construção e, depois de uma série histórica desde 2020 com a elevação nos preços, foi identificada deflação de 1,24% no último mês de junho. A entidade é responsável pelo levantamento do Custo Unitário Básico da Construção – CUB/m², cálculo executado de acordo com a Lei Federal nº. 4.591, de 16/12/64, e com a Norma Técnica NBR 12.721:2006 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  

  2. De acordo com o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, a Bahia está em fase de conclusão de obras, fato este que resultou na desaceleração do setor. A deflação é o reflexo do princípio da economia entre oferta e procura, além disso a cadeia de suprimentos está estabilizada pós-covid19, com as fábricas em pleno vapor e logística reestruturada. 

  3. “A alta no custo dos insumos básicos foi o maior problema enfrentado pela indústria da construção no pós-pandemia e após três anos estamos constatando a queda no valor dos materiais de construção”, pontua Landim.

  4. São três os grandes vetores da construção nos canteiros no estado, sendo eles os de obras públicas, de habitação de interesse social e do mercado imobiliário. Os canteiros de obras públicas se encerraram a maioria deles, sendo visto o número de escolas públicas e outros equipamentos de interesse social que foram entregues. Já as obras imobiliárias estão na fase de entrega das obras vendidas na pandemia. As boas expectativas estão voltadas agora para a retomada da habitação de interesse social com o programa Minha Casa Minha Vida. 
                                                                            ****
   5. Simulação de aposentadoria, inscrição como contribuinte e extrato de tempo de contribuição. Esses são alguns dos serviços disponíveis ao cidadão na nova unidade do INSS no SAC Salvador Shopping. O atendimento será de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, através de agendamento prévio no SAC Digital.  

  6. Inspirado nos casos de racismo no futebol, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) é autor do Projeto de Lei 3567/2023, recém protocolado na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 14.597, de 14 de junho de 2023, para implementar ações de combate ao racismo no esporte.  

  7. “São inclusões nos artigos 181 e 201 da Lei Geral dos Esportes. O primeiro trata da realização de campanhas educativas de combate ao racismo nos períodos de intervalo ou que antecedem os eventos esportivos, veiculadas por meios de grande alcance. Ou segundo trata da possibilidade do encerramento da partida em andamento, caso ocorra conduta racista praticada por grupo de pessoas, ou em caso de reincidência de reconhecida manifestação de conduta racista”, explicou Valmir.

  8. De acordo com o parlamentar, o caso do jogador da seleção brasileira de futebol e do Real Madrid, Vinícius Júnior, ganhou repercussão midiática, mas não é o único. “Entendo que o Estado brasileiro deve aprofundar seu intuito de promover uma política antirracista no esporte. Eu mesmo sou assíduo frequentador das partidas de futebol no estádio Fonte Nova e considero importante que façamos o combate ao racismo em todas as modalidades esportivas”, completou. 

  9. De olho na criação de mais emprego e renda para a capital baiana, a Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e Fazenda (Sefaz), continua fomentando o empreendedorismo em Salvador, a partir de medidas que promovem a simplificação da burocracia na hora de abrir o negócio próprio na cidade. 

  10. Para reforçar essas medidas e reduzir ainda mais a burocracia, o prefeito Bruno Reis assinou esta semana um decreto que altera a categoria de risco de produção de diversos setores, facilitando a licença para as atividades.  

  11. Agora, são mais 159 atividades que passam a ter licenciamento automático, com autorização imediata para funcionamento, alcançando o total de 564 atividades que têm agora o processo simplificado. Dentre as novas beneficiadas estão escritório de empresa de cultivo de maracujá, de pêssego e de café, que não ultrapasse área 750m² e não seja imóvel residencial (casa, apartamento), galpão, terreno, lote, box, quiosque, container. 

  12. Com a medida, o prefeito destacou que o objetivo é melhorar ainda mais o ambiente de negócios na capital baiana. “É um decreto importante para a gente seguir nessa luta de melhorar o ambiente de negócios, estimulando ainda mais o setor produtivo e econômico de nossa cidade”, salientou.  

  13. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, a nova medida contribui para a melhoria do ecossistema de negócios da cidade que, recentemente, ganhou o Comitê Municipal de Desburocratização e Desenvolvimento Econômico de Salvador. “A eliminação de excessos burocráticos torna a máquina pública mais simples e dinâmica, permitindo que o empreendedorismo prospere na cidade, gerando oportunidades de emprego e produtividade”, declara.  

   14. “O decreto que altera a categoria de risco de diversos setores e amplia para 560 o número de atividades que obtêm o licenciamento de maneira automática, faz parte da macro estratégia de desburocratização, crescimento e desenvolvimento do município. Com essa medida, esperamos potencializar o ambiente de negócios e ampliar a atividade econômica na cidade, gerando mais emprego e renda para população”, declarou a titular da Sefaz, Giovanna Victer.  

   15. O secretário da Sedur, João Xavier, afirma que essa é mais uma iniciativa que mostra que a Prefeitura está no caminho certo para a desburocratização dos processos de licenciamento de empresas no município. “A atualização da classificação de risco contribui para dar mais celeridade na abertura de empresas e estimula o desenvolvimento econômico na capital baiana”.  

   16. O gestor ressalta ainda que a Sedur está realizando um estudo para incluir outras atividades em baixo risco e com isso atrair mais investimentos para o município. A lista com a relação completa das atividades econômicas que serão beneficiadas com a revisão da classificação de riscos pode ser consultada através dos sites www. dom. salvador. ba. gov. br ou www. sedur. salvador. ba. gov. br .  

  17. A Embasa divulgou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (20), uma lista com a convocação de mais 161 candidatos aprovados do concurso público de 2022. É a terceira lista de convocação da empresa.
 
  18. Os convocados devem comparecer na data e horários estabelecidos no edital na unidade da Embasa no Rio Vermelho, na Av. Juracy Magalhães Jr., s/n, Lucaia, em Salvador, para apresentação de documentos. Caso o candidato não compareça ao local, data e horário especificados estará eliminado do Concurso Público.
 
  19. A lista pode ser acessada no site da Embasa, no endereço www.embasa.ba.gov.br e clicar em Institucional > Trabalhe conosco > Concursos.  
 
  20. O concurso público, sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), prevê o preenchimento de 930 vagas distribuídas entre funções de nível médio, técnico e superior, além do cadastro de reserva. Ao todo, o edital contempla 19 funções distribuídas em 167 municípios baianos. A validade do concurso é de um ano a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Embasa.

  21. A solenidade de inauguração da unidade do INSS será nesta sexta-feira (21), às 12h, no SAC Salvador Shopping. Estão confirmadas as presenças da gerente Executiva do INSS em Salvador, Lea Bressy; do chefe de Atendimento do INSS em Salvador, Ygor Sousa; e do superintendente do SAC, Flávio Machado. 

A  22.  unidade de atendimento do INSS no SAC Salvador Shopping oferece aos cidadãos baianos alguns serviços da Previdência Social que estão disponíveis no aplicativo e portal Meu INSS (inss.gov.br). O agendamento deve ser feito através do aplicativo e portal SAC Digital (sacdigital.ba.gov.br). 

  23. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).