Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TRABALHADORES POSTOS COMBUSTÍVEIS DE SSA EXIGEM SALÁRIOS MELHORES

Papa Francisco escolhe Lisboa para sediar a Jornada Mundial da Juventude católica
19/07/2023 às 10:40
  1. Nesta quarta-feira (19), os trabalhadores em postos de combustíveis realizaram uma manifestação da campanha salarial 2023/2024, no Posto Pilar, no bairro do Comércio. Na ocasião, foi entregue uma carta aos clientes sobre a “falta de compromisso e contraproposta patronal”. O ato foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (SINPOSBA).

  2. Paralelamente à manifestação, ocorre hoje mais uma reunião de mediação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) do Ministério do Trabalho entre o SINPOSBA e o sindicato patronal, também no Comércio.

  3. As pautas aprovadas em assembleia geral no sindicato são: proposta do piso salarial; percentual de reajuste de 10%; auxílio alimentação de R$ 420,00 e adicional de periculosidade, dentre outras reivindicações.

  4. “Hoje é um dia muito importante para a categoria devido a esta reunião sobre a Campanha Salarial 2023/2024 com o sindicato patronal e mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Por isso, convocamos a categoria para essa manifestação no posto Pilar, próximo à superintendência. Para sermos vitoriosos, a luta precisa ser de todos para superarmos esse momento difícil para a categoria”, disse Antônio José dos Santos, presidente do SINPOSBA. Ele frisou que o Piso Salarial dos trabalhadores de postos de combustíveis é abaixo do salário mínimo. “Precisamos avançar e andarmos de mãos dadas rumo à vitória”, afirmou o dirigente sindical.    

  5. A reunião de mediação que ocorreu no dia 13 de julho, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho, destravou o impasse nas negociações entre o SINPOSBA e o sindicato patronal nesta Campanha Salarial 2023/2024.

  6. “Foi reconhecida a data-base em 1º de maio e houve a discussão de toda a pauta de reivindicações, protocolada na SRTE. Foram as primeiras vantagens da mediação com a apresentação de parte das cláusulas, como piso, ajuda alimentação, feriado, domingo e uniformes”, informou o presidente do sindicato. 
                                           ***
  7. O governador Jerônimo Rodrigues participa, em Ilhéus, da abertura oficial do Chocolat Bahia Festival, nesta quinta-feira (20), a partir das 18h. O evento, reconhecido internacionalmente como o maior encontro de chocolate e cacau da América Latina, será realizado entre os dias 20 e 23 de julho.

  8. O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun vai participar desta edição. Atualmente, a fábrica-escola do CEEP em Ilhéus conta com cerca de 243 estudantes no curso de Agroindústria.

  9. Em março deste ano, foi inaugurada, em Ilhéus, a ChocoSol – primeira fábrica de chocolates da economia solidária do Brasil. A unidade teve investimento de R$ 523 mil da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) e tem capacidade para produzir até 1,2 tonelada de chocolates.

  10. A Defensoria Pública da União (DPU) obteve decisão liminar favorável, nessa terça-feira (18), para suspender a reintegração de posse de um imóvel identificado como Fazenda Bela Vista, na região de Jequié, sudoeste da Bahia. A decisão beneficia 15 famílias, que utilizam as margens do Rio de Contas para cultivar alimentos.

  11. A ação de despejo foi movida pela Valec - Engenharia, Construções E Ferrovias S/A -, empresa pública federal vinculada ao Ministério da Infraestrutura, que conseguiu decisão favorável, em novembro de 2020, alegando que as famílias ocupam área pública, que serve para construção de uma ferrovia. O processo tramita na Vara Federal da Subseção Judiciária de Jequié/BA.

  12. A DPU tomou conhecimento do processo na última quinta-feira (13). Na segunda-feira (17), após reunir fotografias e vídeos da área e conversar com as famílias, o defensor regional de Direitos Humanos na Bahia, Gabriel César, interpôs recurso contra a decisão.

  13. A DPU argumentou que as pessoas não estão ocupando a faixa de domínio da ferrovia. Além disso, a instituição apontou nulidades processuais, especialmente a falta de intimação da DPU e do Ministério Público Federal (MPF) e a ausência de designação de audiência de mediação.

  14. “Na verdade, as famílias utilizam as margens do Rio de Contas, uma área de preservação permanente, para cultivar algumas culturas, o que não é vedado por lei, bem distante da cerca instalada pela parte autora, a qual serve para definir os limites da propriedade”, explica o defensor.

  15. Na terça (18), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região acolheu os argumentos da DPU, tornando obrigatória a audiência de mediação. O desembargador fez referência à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF 828 do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabelece a necessidade de realização de inspeções judiciais e audiências de mediação pelas comissões de conflitos fundiários como etapa prévia e necessária para as ordens de desocupação coletiva, inclusive aquelas cujos mandados já tenham sido expedidos.

  16. Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um acontecimento religioso e cultural que será realizado entre os dias de 2 e 6 de agosto, tendo como tema o versículo do Evangelho de Lucas sobre a visita de Maria à sua prima Isabel: "Maria levantou-se e partiu apressadamente" (Lc 1,39).

  17. Inicialmente previsto para 2022 e adiado em função da pandemia de Covid, o evento reunirá milhares de jovens de todos os continentes. Será a segunda visita do atual Papa em Portugal, já que em maio de 2017 ele presidiu as cerimônias no Santuário de Fátima, no âmbito do centenário das aparições da Bem-Aventurada Virgem Maria, na Cova da Iria.

  18. A programação oficial desta edição da JMJ inicia-se com recepções e encontros entre Sua Santidade e autoridades políticas, diplomáticas e religiosas em locais, como o Palácio Nacional de Belém, o Centro Cultural de Belém, a Nunciatura Apostólica e o Mosteiro dos Jerónimos. No dia seguinte, estão previstas reuniões com jovens na Universidade Católica Portuguesa e na Scholas Occurrentes, em Cascais e, na sequência, será a vez da Cerimônia de Acolhimento dos peregrinos, na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII).

  19. Já no dia 4, o Papa participará da confissão de jovens na Cidade da Alegria (Jardim Vasco da Gama) e, ao final da tarde, retornará à Colina do Encontro para a Via-Sacra com os jovens.

  20. O penúltimo dia será marcado pela visita ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima e à Cova da Iria — que, pela primeira vez, receberá a visita de um Papa fora de uma peregrinação internacional.

  21. No domingo (6), o Papa Francisco se deslocará ao Parque Tejo para a celebração da Santa Missa para o Dia Mundial da Juventude, de onde seguirá ao Encontro com os Voluntários da JMJ, no Passeio Marítimo de Algés, antes de regressar ao Vaticano.

  21. “Este é um dos maiores eventos a nivel mundial que reúne milhares de pessoas em Lisboa, reforçando não só a nossa capacidade de bem receber, mas que dá a conhecer uma capital ainda para muitos desconhecida, assegurando uma experiência inesquecível para quem nos visita”, destaca Paula Oliveira, Diretora Executiva da Associação Turismo de Lisboa (ATL).

  23. Lisboa espera acolher mais de um milhão de pessoas durante as Jornadas Mundiais da Juventude.