Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

HIP-HOP FORMALIZA PEDIDO NO IPHAN PARA SER RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO

Fundação Casa de Jorge Amado anuncia Mia Couto na Flipelô
18/07/2023 às 10:39
   1. A Construção Nacional da Cultura Hip Hop, que reúne representantes do movimento de todo o Brasil, formalizou o pedido de registro do Hip Hop Brasileiro como Patrimônio Cultural do Brasil. Em marcha, o movimento partiu da praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Conic, percorrendo as ruas de Brasília (DF), com direção à sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), onde foi recebido pelo presidente do Instituto, Leandro Grass. 

  2. Durante a caminhada e em frente ao Iphan, houve batalha de rimas, apresentação de breakingdance e grafitagem de painéis, três das principais manifestações da cultura Hip Hop. 

  3. O pedido de registro está embasado em um inventário, realizado pelo próprio movimento, em todos os estados brasileiros. No início deste ano, representantes da Construção Nacional procuraram o Iphan, que orientou o movimento pelo uso do Inventário Participativo do Patrimônio Cultural, instrumento para sensibilização e mobilização social em torno de referências culturais de grupos da sociedade brasileira. A partir do inventário, o movimento elaborou um dossiê que mapeou o percurso do Hip Hop no Brasil, identificando formas de expressão e lugares que compõem o movimento nos vários estados brasileiros. 

  4. “Em cinco meses, a gente construiu 2.033 páginas de um inventário participativo. Todo o Brasil Hip Hop veio somar. A gente tinha o intuito de preservar a nossa cultura, reconhecer a nossa cultura, garantir que a nossa cultura pudesse exercer toda a arte que pulsa livre, que desse vez nós pudéssemos iniciar mais 50 anos livre”, declarou a facilitadora da Construção Nacional do Hip, Cláudia Maciel. “Cada estado juntou seus grupos de trabalho, e essa galera devolveu essas 2.033 páginas entregues. Hip Hop são 40 anos no Brasil e 50 anos para o mundo. Todos os estados e mais o Distrito Federal fizeram uma força-tarefa.” 

  5. O lançamento oficial e a apresentação completa da programação da edição 2023 da Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ serão realizados nesta quarta-feira, dia 19 de julho, às 09h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho. 

  6. A FLIPELÔ é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com o Sesc, e é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela CCR, realizada na região da CCR Metrô Bahia, com patrocínio da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado da Bahia, apoio da ITS Brasil e apoio de mídia da Rede Bahia e IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia e apoio institucional da Academia de Letras da Bahia. Produção da Sole Produções.

  7. Pelo sétimo ano consecutivo o Centro Histórico de Salvador será o palco da FLIPELÔ, que este ano tem a escritora e ialorixá Mãe Stella de Oxóssi como homenageada. Com uma vasta programação que se inicia no dia 09 e se encerra no dia 13 de agosto, o evento irá gerar 1.240 postos de trabalho diretos. 

  8. Nomes da literatura internacional e brasileira já estão confirmados, como o escritor moçambicano Mia Couto e a escritora brasileira Eliana Alves Cruz, vencedora do Prêmio Jabuti 2022 na categoria Contos, pelo livro “A Vestida”. Seis escritores internacionais, 140 baianos e de diversos estados brasileiros participarão.

  9. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) convida a imprensa para a entrevista coletiva do titular da pasta, Maurício Bacelar, que estará acompanhado de representantes da empresa Itaka, para falar sobre a abertura do voo inédito de Varsóvia, capital da Polônia, para Salvador.

 10. O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia lança nesta quinta-feira (20) de julho, às 17h, no auditório da instituição (Piedade) a “Comenda João Eurico Matta do Mérito Administrativo”. Na oportunidade, o presidente do IGHB fará palestra sobre o escritor, acadêmico, considerado um Mestre da Administração, exatamente numa homenagem ao mês de seu aniversário. O doutor Alfredo Matta (filho do professor) falará, com detalhes, sobre a honraria.

  11. A proposta inicial é que a comenda seja entregue bianualmente a uma pessoa física e jurídica. Um edital vai especificar como serão feitas as indicações dos premiados, assim como também se dará a composição dos avaliadores e o processo de avaliação. O prêmio, através do nome que o guia, servirá como uma ação educativa, já que os premiados deverão ser sempre capazes de inspirar com conhecimento, talento e integridade à comunidade baiana.

  12. Professor Emérito da Ufba, um dos fundadores da Faculdade de Administração da Instituição, e titular da Ucsal, João Eurico Matta era ocupante da Cadeira 16 da Academia de Letras da Bahia. Além do IGHB, integrou e colaborou com diversas instituições, a exemplos da Academia Baiana de Educação e Academia de Letras e Artes “Mater Salvatoris”.

  13. Presidiu o Conselho Regional de Administração da Bahia. Lançou, em 2017, o livro "Modernização do Poder Executivo na Bahia: Estratégia e Dinâmica do Programa de Reforma Administrativa do Governo Lomanto Júnior (1963-1967), obra que trata do processo de declínio da estrutura administrativa da Bahia, até a implantação de uma nova estrutura moderna. Faleceu aos 86 anos, no dia 9 de novembro de 2021.

  14. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, irá convocar 102 novos servidores aprovados e não convocados no concurso realizado em 2018 (cadastro reserva). A autorização foi confirmada durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (18/7) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. 

   15. As nomeações do Instituto fazem parte de um conjunto de ações que visam fortalecer os serviços públicos prestados pelo Governo Federal, aponta a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. No total, estão sendo autorizadas 3.026 vagas para provimento e novos concursos.  

   16. "É uma articulação que estamos construindo há meses. Agradecemos às ministras Esther Dweck e Margareth Menezes, e também ao secretário-executivo do Minc, Márcio Tavares, pela recuperação da política cultural brasileira, que envolve a recomposição e a valorização de nossos quadros”, destaca o presidente do Iphan, Leandro Grass.   

   17. Em resposta a uma solicitação da deputada Ivana Bastos junto à Superintendência de Energia e Comunicação do Estado (Supec), segue na programação do órgão o início das obras de energia elétrica em comunidades rurais dos municípios de Caetité, Candiba, Carinhanha, Guanambi, Igaporã, Palmas de Monte Alto, Matina, Pindaí, Riacho de Santana e Sebastião Laranjeira e Malhada.

  18. Em Caetité receberão energia os moradores das Fazendas Acude Rural Caldeiras, Escadinha Rural, Nova Pajeú dos Ventos, Cuba, Angua Rural e dos povoados Bangue-bangue, Impueira Rural, Chão duro, Rocadão, Vintem e Passagem da Onça, Formosa ll, Lagoa do Barro, Papagaio Maniaçu, Tanquinho Pajeú dos Ventos, Rocadão17 e Rodovia BR 430/ Alto do Braz e Rua 12 de outubro/Santa Rita. O pedido é uma resposta a uma demanda do prefeito Valtécio Aguiar.

  19. No município de Candiba, em resposta a um pedido da deputada e do prefeito Reginaldo, receberão o benefício as famílias do Povoado Santa Helena.

  20. Já em Carinhanha, serão realizadas obras de energia nas localidades Valdemar Machado Rural, Agrovila, Agrovila 23, Lagoa Comprida, Aguada de Fora, Lagoa Dantas, Eixão, Feirinha, São João, Jatobá, Várzea dos Caraíbas, Assentamento Santa Helena e nas Fazendas Morrinhos, Água Ruim, Prainha Angico além da Rua Nova Alto da Colina, Riacho do Capinão (Manoel Joaquim), Lagoa do Capão.

  21. Em Guanambi serão executados serviços nas localidades Fazendas Lagoa Funda, Santa Maria /Morro da Iná, Morro da Inacia e no povoado Ico53. O município de Igaporã também será contemplado com obras no Povoado Caraíbas 5 e nas Fazendas Barreiros, Vale da Conceição, Raiz, Jardim, Santo Antônio/Tamburil, Iracema e na Rodovia /Igaporã/Riacho. O benefício atende a um pedido da parlamentar e do prefeito Neto.

  22. No município de Matina, recebem a conquista as famílias da Fazenda Quixaba e dos povoados Cavalo Russo, Pedra Infincada, Campo Alegre, Barro Preto Rural e Boa Vista. A conquista é uma resposta a um pedido da prefeita Olga Gentil.