Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LULA VOLTA A CRITICAR POLÍTICA MONETÁRIA DO BC NA COMEMORAÇÃO DO 1º/5

Em diiscurso no ato das centrais sindicais pelo Dia do Trabalhador, presidente protesta contra política monetária do BC e anuncia medidas para acelerar a economia e retomar o emprego
01/05/2023 às 10:09
    1.  De volta ao 1º de Maio como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar publicamente a taxa básica de juros e anunciou estudos para isentar a participação nos lucros ou resultados (PLR) dos trabalhadores do Imposto de Renda. Ele participou do principal ato público do Dia do Trabalhador, no Vale do Anhangabaú, centro da capital paulista. 

  2. Ao lado de dirigentes de oito centrais e acompanhado de vários ministros, Lula reafirmou que fará mais nos quatro anos do atual mandato do que nos oito das duas gestões anteriores (2003-2010).

  3. Antes do discurso de Lula, o presidente da CUT, Sérgio Nobre, chamou de “picareta” o titular do Banco Central, Roberto Campos Neto. E afirmou que ele está “boicotando” o governo Lula. “Esse país precisa voltar a crescer de forma vigorosa.”

  4. O pronunciamento Lula ao público no Anhangabaú durou 18 minutos. O presidente disse que a taxa de juros “não controla a inflação, ela controla o desemprego”. Ele citou projetos como o de equiparação salarial entre homens e mulheres e o da volta da política de valorização do salário mínimo. “Não podemos mais tolerar mulher ser vista como inferior”. destacou.

  5. O presidente ainda ressaltou a medida do aumento real do salário mínimo acima da inflação. “Quando o salário mínimo aumenta, quem ganha não é só o trabalhador, mas o comércio, o cidadão que vende pastel, cachorro-quente. A roda gigante da economia começa a girar. É importante lembrar que estamos apenas há quatro meses no governo.”

  6. O presidente citou ainda que o governo está levando o limite de isenção do Imposto de Renda para R$ 2.640, o equivalente a dois salários mínimos. O piso nacional acaba de ser reajustado. E afirmou que, até o final de seu mandato, quer ampliar a faixa de isenção para quem ganha até 5 mil.

  7. Além disso, Lula disse que o governo já começou a estudar também isenção da PLR, “a pedido das centrais”. “Se o patrão que ganha milhões não paga pelo lucro, o trabalhador não pode pagar pela participação.”

   8. No final, o presidente anunciou que a Universidade Federal do ABC será ampliada e que serão criadas as universidades federais de Osasco e da Zona Leste de São Paulo. Aproveitou para critica a divulgação de mentiras pelas redes sociais.

   9. (1º de Maio em Salvador) Dirigentes do Partido dos Trabalhadores da Bahia e as centrais sindicais - União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical e Nova Central Sindical - participaram neste domingo, 1, da comemoração ao Dia do Trabalhador, no Farol da Barra, em Salvador. 

  10. No ato, o partido e os organizadores reafirmaram a luta em defesa dos trabalhadores, destacaram a retomada do governo democrático com a eleição de Lula e defenderam os avanços das pautas da categoria. 

  11. O secretário sindical do PT Bahia, Jairo Batista, destacou que esse primeiro de maio é muito especial para a categoria. "Porque consagra a vitória da democracia contra o fascismo. Também não podemos deixar de celebrar um momento de muita importância para classe trabalhadora com a vitória de um governo comprometido com o povo brasileiro. Aqui na Bahia temos também essa reprodução do compromisso de um governo com a população mais vulnerável. Então é um momento sim para comemorar". 

   12. O secretário falou ainda sobre os avanços para a classe já nos primeiros meses do governo Lula. "É importante a gente lembrar que após seis anos tivemos aumento real no salário mínimo e isso é motivo de muita alegria. 

  13. Não só isso, o governo da Bahia juntamente com o governo federal traz para o estado muitos investimentos onde gerará muitos empregos, aumento de renda, e a gente precisa fazer agora com que a classe trabalhadora organizada lute para que essas empresas tenham responsabilidade social. Então, somente o povo junto na luta pode construir uma sociadade justa e igualitária. E o PT Bahia é parte protagonista dessa história", disse.

  14. A presidenta da CUT, Maria Madalena Oliveira Firmo, a Leninha, também destacou que esse é o primeiro ano, após seis anos de retrocesso, que, de fato, se pode comemorar e retomar as pautas da classe. 

  15. "Só em sabermos que não temos um presiente perverso e ouvirmos ontem que o presidente Lula vai retomar com as centrais a valorização do salário mínimo nos traz esperança e alegria. Esse primeiro de maio é de esperança".

  16. Ontem, em nota, a Secom informou a imprensa que o governador Jerônimo Rodrigues estaria presente no ato político do Farol da Barra, mas, a nota do PT não o cita. 

  17. O deputado Leandro de Jesus (PL) ingressou no Tribunal de Justiça com uma representação solicitando da Corte que autorize a instalação da CPI do MST na Assembleia Legislativa da Bahia diante negativa do presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD) que acolheu o parecer da Procuradoria Juridica da Casa entendendo que o assunto é de competência da Câmara dos Deputados.

  18. O procurador geral da Assembleia, Graciliano Bomfim, disse ao BJÁ que a Assembleia ainda não foi notificada pelo TJ e quando isso acontecer fará as justificativas necessárias.

  19.   As celebrações para o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa começaram há 20 anos, graças à recomendação aprovada na Assembleia Geral da ONU de 1993. Desde então, a data é uma oportunidade de reforçar os princípios fundamentais da imprensa livre e o compromisso dos governos com jornalistas e empresas do setor para o livre exercício da profissão.  

  20. Atento às discussões em torno do tema, a Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (ACBEU) realizará um bate-papo sobre o tema: Democracia e legislação - “Liberdade de imprensa em governos democráticos", na próxima quarta-feira, 03 de maio, às 19h, no Makerspace ACBEU Bahia, localizado na Av. Prof. Magalhães Neto, Pituba.  

  21. O evento produzido com apoio e patrocínio da Embaixada e do Consulado dos EUA no Rio de Janeiro, recebe os especialistas Wilson Gomes, professor titular da UFBA e colunista da Folha de São Paulo; Nina Santos, pós-doutoranda em Democracia Digital; e Samuel Barros, professor do Departamento de Ciência Política da UFBA. Convidado para mediar a conversa, temos o jornalista e editor-chefe do Bahia Notícias, Fernando Duarte.