Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PELÉ ESTÁ INTERNADO NO ALBERT EINSTEIN E SEU ESTADO DE SAÚDE PREOCUPA

Muita chuva na capital baiana nesses dias
28/11/2022 às 07:43
   1. A quarta-feira (30/11) de Copa do Mundo começou com uma notícia preocupante envolvendo o maior jogador da história do futebol. Em tratamento contra um câncer, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, voltou a ser internado no hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo. De acordo com apuração da ESPN, a ida do ex-jogador de 81 anos, ao contrário de outras vezes, não estava programada.

  2. Ontem, na sua página do Facebook Pelé postou: - Eu espero que vocês estejam gostando de assistir os jogos da Copa do Mundo tanto quanto eu. Eu sou apaixonado por futebol e amo o quanto ele ajuda a empoderar crianças através da diversão, trabalho em equipe e criatividade. Esta é a razão pela qual eu comecei a Fundação Pelé e hoje estou animado de poder contar para vocês estamos anunciando os vencedores do primeiro Prêmio Três Corações, que honram um jogador, uma ONG e uma inspiração. 

  3. - Os vencedores contribuem para causas filantrópicas e impactam a sociedade através do apoio e empoderamento de crianças por esforços educacionais, de saúde e contra a vulnerabilidade social.

  4. - É um grande prazer anunciar que os vencedores deste ano são Grassroot Soccer , por sua liderança na promoção de saúde dos adolescentes nos últimos 20 anos; Cristiano Ronaldo, por sua excelência nos campos e fora deles, num esforço interminável pelas crianças; e a Global Empowerment Mission, por seu trabalho excepcional ajudando refugiados ucranianos.

  5. Como hoje é Giving Tuesday, juntem-se a mim celebrando os vencedores por seu incrível trabalho com futebol que muda o mundo!
                                                                         ******

  6. A seleção da Polônia - pelo menos no jogo contra a Argentina - não vence o Vasco. Os argentinos deitaram e rolaram e o goleirão (único bom no jogo) defendeu um pênalti cobrado por Messi. Só isso já vai entrar para a história. 

  7. Quando ainda existia o chamado placar moral diria que os 2x0 que levaram da Argentina seriam 5x0 na moral. O goleiro da Argentina não defendeu uma bola.

  8. E o México? Nadou e morreu na praia. Precisava de mais um gol contra a Arábia Saudita para se classificar - o jogo estava de 2x0 - e levou foi um gol no final do jogo. Foi uma choradeira danada nas arquibancadas.

  9. A França - reconhecidamente - tem um timaço. O técnico Didier optou por escalar a seleção poupando os titulares. A Tunísia enfiou 1x0 e ele mexeu logo no time colocando Mabppe e Griezmann, mas não adiantou nada. De qualquer maneira deu sorte, pois vai pegar a Polônia no próximo jogo.

  10. Os argentinos enfrentam os australianos. Só se der uma zebra porque o time de Messi é o favorito disparado.

   11. Diz-se que Neymar está animado para jogar na oitava de final. O adversário do Brasil sai na sexta-feira.
                                                                       *******
  12. O deputado federal Joseildo Ramos (PT) foi nomeado para compor o grupo de transição do governo Lula. Assinada por Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito e coordenador da equipe de transição, a nomeação para o Grupo de Cidades foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (29). Membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara, Joseildo é mais um baiano convocado para ajudar na transição e deve contribuir nas áreas de moradia e saneamento.  

  13. Anunciados 20 artistas que farão show para Lula no dia da posse. Resta ainda saber como será a infra - palco, iluminação, som, hospedagem dos artistas, etc - e quanto isto vai custar.

  14.   15. Apesar dos esforços da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador para garantir o cadastramento e o agendamento de crianças de seis meses a menores de três anos com cormorbidades, para recebimento da vacina contra a Covid-19 a partir desta quinta-feira (1º), ainda não foi registrado nenhum agendamento deste público. Preocupado com esse cenário, o titular da SMS, Decio Martins, faz uma súplica para que os pais ou responsáveis realizem, o quanto antes, o agendamento das crianças nessa faixa etária.

  16. “Conforme a recomendação do Ministério da Saúde (MS), empregamos todos os esforços no sentido de assegurar a estratégia de vacinação para essas crianças, contudo, os pais ou responsáveis precisam compreender a importância da vacina para seus filhos, e concretizarem o agendamento o mais rápido possível”, suplicou.

 17. Ainda segundo Martins, o imunizante é a forma mais eficaz de proteção contra a Covid-19, de modo que se faz urgente o início da vacinação desse público. “Esperamos a compreensão dos pais ou responsáveis por quase 900 crianças com comodidades aptas ao recebimento para que realizem o procedimento”, apela.

 18. Os pais e responsáveis pelos menores deverão fazer agendamento no vacinahoramarcada. saude. salvador. ba. gov. br e comparecer ao local e hora marcados, portando original e cópia do comprovante de residência, Cartão SUS e cartão de vacina da criança. Os atendimentos começam a partir de quinta-feira (1º) e serão oferecidas 260 vagas por dia, distribuídas em 13 unidades de saúde.

 19. Quase 900 crianças, na faixa etária de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias, com comorbidades, já foram incluídas automaticamente no sistema, por já serem atendidas nas unidades de saúde do município, sendo o agendamento deste público também necessário, para ter acesso ao imunizante.

 20. De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, o esquema de vacinação primário será composto de três doses. As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose, administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.