Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL DO AMOR MASSACRA NEYMAR; ERRO É SER BRASILEIRO, DIZ RAPHINHA

A democracia de chapa única da ABI Bahia vai fazer centenário
25/11/2022 às 09:03
   1.  O jogador da seleção brasileira Raphinha, que atua como ponta, defendeu Neymar nesta sexta-feira (25), após torcedores comemorarem o fato de o atacante ter sofrido uma lesão nesta quinta-feira (24). Ele não poderá disputar os próximos dois jogos do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo, realizada no Catar. Neymar, como é do conhecimento público, apoiou à reeleição de Jair Bolsonaro. As criticas a Neymar têm partido da turma do "Brasil do Amor" de petistas e simpatizantes.

  2. "Como é triste, o maior erro da carreira de Neymar é nascer brasileiro, esse país não merece seu talento e seu futebol", diz texto compartilhado por Raphinha. "Torcedores da Argentina tratam Messi como um 'Deus'. Torcedores de Portugal tratam Cristiano Ronaldo como um rei. Torcedores brasileiros tocem para Neymar quebrar a pena", acrescenta a publicação.

 3. Depois de sofrer a lesão, Neymar se pronunciou. "Tenho certeza que vou ter a chance de voltar porque eu farei o possível para ajudar meu país, meus companheiros e a mim mesmo. Muito tempo de espera para o inimigo me derrubar assim? Jamais! Sou filho do Deus do impossível e minha fé é interminável".
                                               ******

  4. No dia 30 de novembro, uma Assembleia Geral Extraordinária eleitoral vai eleger a diretoria para o período de 2022-2025. Será a primeira eleição na ABI sob o novo Estatuto, resultado de um longo processo de debates internos. Entre outras inovações, o novo texto transforma os antigos departamentos de Cultura e de Divulgação em diretorias, cria diretorias estratégicas para a atuação da entidade em defesa da liberdade de imprensa e da democracia. 

  5. A votação ocorre em formato híbrido, com seção eleitoral presencial na sede da instituição e online por meio do Zoom. 

  6. #DemocraciaViva, única chapa a concorrer à Diretoria da ABI para o triênio, traz profissionais com atuações importantes. Dentre eles o jornalista Yuri Silva, que assumirá a Diretoria de Defesa da Liberdade de Informação e dos Direitos Humanos. Outros nomes que chegam para renovar o quadro diretivo são Jaciara Santos, Luiz Fernando Lima, Mara Santana e Emiliano José.

  7. À Diretoria eleita em 30 de novembro se somarão os novos representantes das antigas seccionais, que serão reformuladas com a participação direta de associados do interior. O rito está definido nas Disposições Transitórias do novo Estatuto, com previsão de validação da nova forma de representação regional numa Assembleia Geral convocada especificamente para este fim. 

  8. As assembleias regionais vão escolher seus representantes, que passarão a integrar a Diretoria, com mandato até 10 de setembro de 2025.

  9. Na ABI o procecesso democrático é bem conhedido. Afonso Maciel ficou mais de 20 anos na presidência; Samuel Celestino mais 20 anos; Walter Pinheiro mais 20 anos. Agora é a vez de Ernesto Marques, mais 20 anos. 

  9. Um encontro da fé com a beleza e poesia da arte. É com esse intuito que será lançada a exposição de arte sacra da artista plástica baiana Irlânia Mercês, denominada "Encontro Sagrado". A vernissage acontecerá nesta sexta-feira, dia 25, a partir das 18h. 

  10. A mostra traz inúmeras peças ornadas e vestidas, que poderão ser apreciadas e adquiridas pelo público, como imagens de santos a exemplo de São Jorge, Santo Antônio, Sagrado Coração de Jesus, São Cosme e São Damião, Santa Terezinha, Menino Jesus na manjedoura, anjos, entre outros. 

  11. Além dessas obras, o acervo conta com um lindo presépio composto por 22 peças vestidas em tecidos e passamanarias. Vale ressaltar que parte das vendas das peças expostas será destinada às obras sociais e manutenção da Igreja de Nossa Senhora da Graça, a primeira a louvar Nossa Senhora no Brasil e a segunda igreja mais antiga da Bahia. A mostra fica em cartaz no Barra, L1 Sul, até o dia 31 de dezembro, durante o horário de funcionamento do shopping, e o acesso é gratuito.

  12. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lamenta, com profundo pesar, o ataque a duas escolas no município de Aracruz, no Estado do Espírito Santo, que deixou três pessoas mortas, além de feridos, nesta sexta-feira (25).

  13. Ao se solidarizar com os familiares das vítimas e com a comunidade escolar, a SEC ressalta que a escola é um ambiente de aprendizagem, mas também de formação cidadã, cuidado, acolhimento e afeto. Um fato como este entristece e enluta a todos os brasileiros e brasileiras.

  14. O SAC Móvel estará no estacionamento do Salvador Norte Shopping, em São Cristóvão, de 28 de novembro a 9 de dezembro. As outras carretas vão estar na Lagoa do Abaeté, em Itapuã, e no centro de Lauro de Freitas, no mesmo período. Os serviços disponíveis são a 1ª e demais vias do RG; 1ª via de CPF; antecedentes criminais, recadastramento Ceprev (prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado) e serviços da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), além do Procon (apenas no Salvador Norte Shopping). 

  15. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, e aos sábados, de 8h às 12h, por ordem de chegada. Para emissão de carteira de identidade, é necessário levar duas fotos 3x4. A fotografia deve ser colorida e ter a imagem frontal da pessoa a ser identificada, sem retoque, e com a cor do fundo branca. Todos os serviços são gratuitos, exceto 2ª e demais vias do RG, que tem uma taxa de R$ 43,62. 

  16. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). 

  17. No mês de novembro, entre os dias 28 e 30, ocorrerá o XXX Congresso Latino-Americano de Portos, promovido pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA). Neste ano, o evento presencial vai acontecer no porto de Santos e tem como objetivo reunir grandes nomes do setor para abordar temas importantes da indústria. 

  18. A Logcomex, empresa que oferece tecnologia para o comércio exterior, por meio de uma plataforma completa, a fim de conectar todos os elos desta cadeia, estará presente com um estande para receber interessados em ficar por dentro de todas as novidades relacionadas a data analytics e visibilidade avançada .

  19. Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, explica que as soluções possibilitam executar as atividades, realizadas por profissionais da área, explica que as soluções possibilitam executar as atividades, realizadas por profissionais da área, com muito mais simplicidade, agilidade e eficiência.“Trabalhamos com tecnologia de ponta em soluções que otimizam as operações dos importadores e terminais portuários, reduzindo custos e tornando os processos mais integrados e eficientes", explica. 

  20. Lula mandou Fernando Haddad ir a Febraban (dos donos dos bancos) fazer uma palestra sobre economia para testar a receptividade. Ele foi falou um monte de abobrinhas e a bolsa caiu e o dólar subiu. Dizem que será o ministro da Economia.