Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COREN BA CONFERE PRÊMIO ANNA NERY A 60 TRABALHADORES DA ENFERMAGEM

A seleção brasileira venceu e o povo brasileiro está alegre
24/11/2022 às 09:01
  
   1. Cerca de 60 trabalhadores da Enfermagem receberam do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), a maior honraria profissional da categoria, o Prêmio Anna Nery. A premiação, que aconteceu na cidade de Cachoeira, terra natal de Anna Nery, pioneira da Enfermagem brasileira, foi destinada aos profissionais que trabalham pelo desenvolvimento da profissão. A premiação contou com a presença de conselheiros federais e regionais, de presidentes de conselhos, profissionais, estudantes e políticos.

  2. A presidente do Coren-BA, Giszele Paixão, destacou a importância de reconhecer e valorizar o protagonismo da enfermagem. “Com esta premiação, inédita em nosso estado, desejamos estimular o exercício exemplar em todos os âmbitos, além de trazer empoderamento e mais força para nossa categoria. A nossa profissão vendo sendo a mais importante no combate à Covid-19, que infelizmente está voltando a crescer em números de casos.

  3.  Somos mais de 157 mil profissionais em toda a Bahia, atuando na linha de frente e cuidando da saúde de toda a população”, frisou. Ela também afirmou que a luta pelo piso salarial da categoria continua. “Nossa categoria está unida e somos aguerridos. Vamos continuar lutando até que o piso seja implementado em todas as esferas”, completou.

  4. “Reunimos em uma noite de congraçamento grandes nomes que representam a luta contínua da categoria. Nada é mais simbólico do que estarmos na terra natal da nossa pioneira, entregando uma honraria que leva seu nome. Mais do que reconhecimento, o prêmio Anna Nery é também uma justa forma de mostrar que a Enfermagem é feita de coragem”, comentou a presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia Santos.

  5. A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, falou sobre a representatividade da premiação ocorrer na terra natal da pioneira da enfermagem e congratulou os profissionais “desta nobre profissão de salvar vidas e exercitar o amor puro, desinteressado e incondicional. Que Anna Nery inspire cada um de vocês a todo instante no exercício da missão nobilíssima de cada um de vocês”.

  6. Uma das profissionais premiadas, a técnica de enfermagem Maria do Socorro Costa, de Bom Jesus da Lapa, falou sobre a emoção de receber a premiação pela sua atuação. "Esse é um momento ímpar na minha vida. É de uma importância muito grande. Aproveito a oportunidade para agradecer a coordenadora da Maternidade Municipal Carmela Dutra, Sorene Vidal, que fez a indicação do meu nome para receber este prêmio", disse.

  7. "É muito importante representar a categoria, tanto de técnico quanto de enfermeiro, muito orgulho, ainda mais depois de uma pandemia, momento em que passamos por muitas dificuldades, muitas mortes. Eu sou grata por essa vitória", agradeceu a técnica de enfermagem e enfermeira Lívia Alves Pinto, que trabalha em Ilhéus.
                                              ******
  8. Nesta sexta-feira (25), será realizada audiência pública no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, às 9h, para debater a situação do IPTU da capital baiana, que vem sofrendo aumentos há quase uma década. Será analisado o projeto 236/22, com mediação do vereador Edvaldo Brito: “a escorcha do IPTU tem como consequências a inadimplência e o recorde de processos contra a Prefeitura de Salvador no Tribunal de Justiça da Bahia. 

  9. É o momento de ouvir o cidadão, as suas reclamações, e discutirmos formas de diminuir o imposto, pois ninguém mais tem condição de pagar”. Além dos vereadores Marta Rodrigues e Alexandre Aleluia, estará presente também o deputado federal Antonio Brito, líder da bancada do PSD na Câmara dos Deputados.

  10. Apareceu foi político vestido de verde e amarelo com a camisa da seleção brasileira. Alguns deles, sabemos de longo time, que usam outra cor. 

  11. A seleção brasileira jogou para o gasto. Não foi brilhante. O time da Sérvia é fraco, quase apático, e ainda por cima cansou no segundo tempo. Os jogadores brasileiros se apresentaram no primeiro tempo sem ânimo, sonolentos. Se jogar assim contra equipes mais ágeis como o Japão e/ou a Coreia do Sul vai se dar mal.

  12. Neymar murchou a bola. Aquelas arrancadas do passado, esqueça, não acontecem mais. Vini Jr até arranca bem, mas na hora de finalizar é um horror. Richarlison é um jogador ligado, esperto. Jogou mal uma boa parte do tempo, aliás, nem jogou, porém fez dois gols, um deles, uma beleza.

  13. Outro que murchou a bola foi Cristiano Ronaldo. Ainda impressiona mas não tem mais a juventude de outrora. Agora é um jogador apenas perigoso.

  14. Valverde, no Uruguai, uma fera. Muito bom jogador. Cavani e Suarez já podem se aposentar. E Gondin, idem.

  15. O melhor jogador da Copa - até agora - é o mascarado da Coreia do Sul.

  16. Tite aproveitou o fraco time da Sérvia, no final do segundo tempo, para testar alguns jovens jogadores como Antony e Rodrigo. Deu certo.

  17. Rivais em look o goleirão do Brasil apareceu com um bigodaço e o da Sérvia com uma barba a Matusalém.

  18. Apesar de alguns protestos sobre o Catar e seu regime autoritário a Copa é um tremendo sucesso com torcedores de todo o mundo. Os africanos de Gana apresentaram cada modelito bem interessante e teve um português vestido de índio que se destacou dos demais. 

  19. Nada funcionou em Salvador - salvo os bares e restaurantes - durante a tarde do jogo do Brasil. Os shoppings e algumas casas comerciais abriram, mas não tiveram clientes. Até nas clínicas médicas as consultas foram suspensas.

  20. Onde faço fisioterapia avisou desde ontem que não haveria expediente na quinta à tarde. O futebol ainda é a grande paixão do povo brasileiro.  

  21. O Olodum - como sempre - segue com a parceria com a Globo e Galvão Bueno. Um show à parte e boa exposição na midia.