Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LIDE DIZ QUE PAGOU HOTEL, COMIDA E AVIÃO PARA MINISTROS DO STF EM NY Caso ainda rende mui

Caso ainda rende muito e os ministros foram hostilizados em NY pelos bolsonaristas
16/11/2022 às 18:17
   
  1. Em meio a especulações sobre quem bancou todos os gastos com passagens, hospedagem e refeições de cinco dos onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para encontro de empresários em Nova York, a direção do pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) - empresa de eventos ligada ao ex-governador de São Paulo João Doria -, informou ter custeado as despesas dos magistrados.

  2. O evento garantiu que não pagou cachê a nenhum palestrante da Brazil Conference, realizada entre os dias 14 e 15. "Os palestrantes da Brazil Conference viajaram a convite do Lide, que custeou passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transfers. E não houve pagamento de cachê a nenhum expositor", informou a organização do evento em nota enviada ao Estadão.

  3. Viajaram às expensas do Lide os ministros Alexandre de Moraes, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

  4. As despesas dos ministros na viagem aos Estados Unidos para falarem sobre a democracia já são alvo de uma ação no próprio STF. O advogado Carlos Alexandre Klomfahs protocolou petição por meio da qual pede informações sobre os gastos e quem bancou tudo. O argumento é que o "órgão de cúpula do Poder Judiciário exige observância de ética e transparência".

  5. Comentário nosso: Proibido esse tipo de viagem não é. De toda sorte, o aconselhável era os ministros declinarem do convite uma vez que a Lide é um grupo de lideranças empresariais. Imaginem vocês, por posto, membros da alta corte dos EUA chegando a Bahia para falar de democracia com passagens e hospedagens pagas por uma empresa americana. Seria, no mínimo, estranho. 
                                                   *****
  6. Seis petistas baianos foram nomeados para compor a equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Flávio Silva Gonçalves foi nomeado para a Comunicação Social, Célia Watanabe e Elisângela Araújo para o Desenvolvimento Agrário, Jonas Paulo Neves para o Desenvolvimento Regional, Paulo Gabriel Nacif para Educação e Deyvid Bacelar para Minas e Energia.

  7. O senador Otto Alencar também foi nomeado. 

  8. Pela terceira vez a Defensora Tereza Cristina Almeida vai assumir a Presidência da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep-Ba). Soteropolitana, Tereza é graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia, onde também se especializou em Processo Civil. 

  9. Desde 1983, ela atua como Defensora Pública da Bahia, e com esta liderança da Adep-Ba atuará na garantia do acesso à Justiça e promoção da dignidade a todos os cidadãos e cidadãs baianos. Entre os focos da nova gestão da entidade estão: construção coletiva de propostas para o crescimento da Defensoria; valorização da carreira e estímulo à adesão e revisão da contribuição associativa. 

  10. A cerimônia de posse será conduzida pelo atual presidente, Igor Santos. Entre os pleitos para a nova gestão, o presidente reforça o desejo de que a presidente eleita para o biênio 2022/2024 mantenha o legado deixado pela atual Diretoria, com o olhar voltado para a categoria e para o povo, como deve ser a atuação da Defensoria.

  11. Tereza, a vice-presidente Melisa, o secretário Aldo Sandro Tanajura, o tesoureiro Ricardo Claudio Carillo, o diretor de atividade sócio-esportiva e cultural,  Rodrigo Assis, além dos conselheiros e suplentes, serão empossados na próxima segunda-feira (21), às 19h, na sede da associação. O evento será restrito a convidados, autoridades, imprensa, Defensoras e Defensores Públicos.

  12. As redes sociais da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) estão de cara nova. Após suspensão durante o período eleitoral, as contas @sefazbahia e @notapremiadabahia no Instagram, @sefazbahia no Twitter e @sefaz.govba no Facebook estão de volta com novidades no conteúdo e no formato das publicações. Voltadas para os serviços prestados aos contribuintes, as postagens ganharam mais dinamismo e ludicidade com vídeos curtos e cards animados.

  13. A programação semanal traz temas como a campanha Nota Premiada Bahia, educação fiscal, Preço da Hora Bahia, IPVA, entre outras novidades da Secretaria da Fazenda. Entre os conteúdos da nova programação, destaque para a série “Descomplicando o Tributês”, que, de forma didática, lança mão de linguagem e recursos acessíveis em vídeos curtos, de no máximo um minuto, para explicar o que são tributos e o seu papel na prestação de serviços públicos essenciais, como saúde, educação e segurança, entre outros.

  13. Outro tema que será abordado semanalmente é o Preço da Hora Bahia, com dicas de como economizar ao comparar os preços praticados no varejo baiano por meio do aplicativo. A primeira postagem mostra que é possível obter uma economia de até R$700 ao comparar os preços de um televisor 65 polegadas de uma mesma marca.

  14. Nota Premiada Bahia: Além de possuir uma conta exclusiva no Instagram (@notapremiadabahia), a Nota Premiada Bahia também é um dos assuntos de destaque da nova programação das redes sociais da Sefaz-Ba. Com um tom bem-humorado, as publicações incentivam os cidadãos a participar da campanha e trazem informações sobre como se cadastrar, concorrer a prêmios e ajudar as entidades filantrópicas do Programa Sua Nota é um Show de Solidariedade.

  15.  A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), irá lançar nesta quinta-feira (17), a partir das 9h30, no Auditório da CBPM (situado no CAB), às Cartas de Anomalias feitas ao longo da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).

  16. O produto gerado busca a identificação de áreas potenciais para a ocorrência de depósitos minerais a 100 km de distância de cada lado dos trilhos da FIOL. O intuito é ampliar a atividade de pesquisa mineral e a produção de bens minerais do estado nessa região, que com o início da operação da Fiol e do Porto Sul, em Ilhéus, será beneficiada com uma melhor logística para o transporte da sua produção.

  17. As Cartas de Anomalias são produtos gerados a partir da integração de dados geológicos, geoquímicos, geofísicos e de recursos minerais. Os dados utilizados para a elaboração do banco de dados das cartas de anomalias vieram de levantamentos e de projetos já realizados pela CBPM e pelo SGB-CPRM. O método de processamento de dados implantado pelo SGB-CPRM, neste projeto, é o mesmo que foi adotado em outros estados.

  18. Nesta primeira etapa, serão lançadas 15 Cartas, que visam incentivar a pesquisa mineral do país. “Este produto é importante para o avanço do conhecimento geológico e prospectivo básico do território e pode atrair novos projetos de exploração mineral ao indicar áreas com potencialidade mineral para diversos tipos de elementos e minerais, assim como contribuir para pesquisas no entorno de depósitos minerais já conhecidos”, explica o gerente da Gerência de Geologia Básica, Ricardo Sperafico.

  19. Com foco na modernização da gestão civil e fiscal e na eficiência dos serviços administrativos, a Procuradoria Geral do Município de Lauro de Freitas (PGM) assinou, nesta quarta-feira (16), um contrato de prestação de serviço do Sistema Integrado de Gestão de Processos Judiciais, com a CECAM – Consultoria Econômica, Contábil e Administrativa Municipal. Decorrente de metas prioritárias da Prefeitura, a implantação do sistema visa garantir o controle de acervo de processos judiciais em tramitação envolvendo o município. 

  20. De acordo com o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro, a implantação do sistema vai permitir estruturar a rotina da PGM de forma muito mais tecnológica, com melhoria nos resultados institucionais. “A modernização do trabalho da Procuradoria aumenta a capacidade da nossa gestão em questões administrativas, fazendárias e outras, além de possibilitar que os servidores da PGM criem novas estratégias de seus serviços”, disse.