Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

RECADO DE VILAS-BOAS: OS QUE LUTAM PELA LIBERDADE JAMAS SERÃO VENCIDOS Veja onde funcionam

Veja onde funcionam os postos de vacinação contra a Covid em Salvador, na quarta-feira
15/11/2022 às 09:17
     1. elo Camargo/Agência Brasil

O general Eduardo Villas Boas, ex-comandante do Exército entre 2015 e 2019 e assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Jair Bolsonaro emitiu a seguinte opinião no seu twitter:

  2. Mensagem publicada na conta do Twitter @Gen_VillasBoas - Os que lutam pela liberdade jamais serão vencidos"
As duas semanas que se encerraram foram marcadas por eventos significativos. A população segue aglomerada junto às portas dos quartéis perdindo socorro às Forças Armadas. Com incrível persistência, mas com ânimo absolutamente pacífico, pessoas de todas as idades, identificadas com o verde e o amarelo que orgulhosamente ostentam, protestam contra os atentados à democracia, à independência dos poderes, ameaças à liberdade e as dúvidas sobre o processo eleitoral.

  3. O inusitado diante dos movimentos foi produzido pela indiferença da grande imprensa. Talvez nossos jornalistas acreditem que ignorando a movimentação de milhões de pessoas elas desaparecerão. Não se apercebem eles que ao tentar isolar as manifestações podem estar criando mais um fator de insatisfação. A mídia totalmente controlada nos países da cortina de ferro não impediu a queda do Muro de Berlim A História ensina que pessoas que lutam pela liberdade jamais serão vencidas.

  4. Concomitantemente, as Forças Armadas emitiram duas notas: a primeira, assinada pelo Gen Paulo Sergio, Ministro da Defesa, trouxe anexo um relatório com 65 páginas, detalhando passo a passo a auditoria empreendida pela equipe multidisciplinar do MD.

  5. Simplificando, a essência da questão se prende a que o ato de votar deve ser privado, enquanto a apuração deve ser pública e auditável.

  6. Em 11 de novembro último, os Comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica emitiram uma nota de apenas uma folha, suficiente para demonstrar o apego aos princípios e valores militares, bem como ao texto constitucional.

  7. Por fim, não pode deixar de ser destacada a liderança, o equilíbrio, a serenidade e a autoridade dos atuais comandantes e do Ministro, condições com as quais asseguram a disciplina e a coesão de seus subordinados. Externamente, reforçam a confiabilidade que a população, não por acaso, elege como as de nível mais alto do pais.
General Villas Bôas, 2022.
                                                    ******
  8. Depois do feriadão da Proclamação da República (15 de novembro), a vacinação contra a Covid-19 em Salvador retorna com pontos fixos e drive-thrus nesta quarta-feira (16), das 8h às 16h. A estratégia contempla o “Liberou Geral” para a aplicação da 1ª à 4ª dose para pessoas a partir de 18 anos, residente em qualquer cidade da Bahia. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município baiano. 

  9. A 4ª dose para imunossupressos com 12 anos ou mais segue exclusivamente para os cidadãos que estejam com nome na lista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br. 

  10. Também devem estar com o nome na lista todos aqueles pertencentes aos grupos não incluídos na estratégia “Liberou Geral”. A vacinação prossegue para crianças entre 3 e 12 anos em instituições de ensino da capital. 

   11. A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Ou seja, de acordo com a determinação prevista pela Nota Técnica Nº 177/2022 - Ministério da Saúde, as pessoas que tomaram a segunda dose do imunizante da Johnson & Johnson no intervalo de quatro meses estão aptas a receber a 3ª dose do imunizante. A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen como segundo reforço (3ª dose). 

  12. DOCUMENTOS: Pessoas com 18 anos ou mais – “Liberou Geral”: Ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado e apresentar o cartão de vacina físico ou digital (ConectSUS) atualizado, além de original e cópia do documento de identificação com foto e do comprovante de residência. 

   13. Pessoas com 18 anos ou mais residentes em Salvador: Apresentar o cartão de vacina e um documento de identidade com foto. 

   14. Crianças ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. 

  15. Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS. 

  16. Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia. 

  17. APRAZAMENTOS DESTA QUARTA (16): 

*2ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 3 A 17 ANOS – QUE TOMARAM A 1ª DOSE ATÉ O DIA 20/10/2022 
*2ª DOSE – PFIZER PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS QUE TOMARAM A 1ª DOSE ATÉ O DIA 22/9/2022 
*2ª DOSE – CORONAVAC: APRAZADOS ATÉ 16/11/2022 – LIBEROU GERAL 
*2ª DOSE – JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A 1ª DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 15/9/2022 
*2ª DOSE – OXFORD: APRAZADOS ATÉ 12/12/2022 
*2ª DOSE - PFIZER: PESSOAS DE 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 12/12/2022 – LIBEROU GERAL 
*2ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS APRAZADAS ATÉ 12/12/2022 
*3ª DOSE: PESSOAS DE 12 A 17 ANOS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 18/7/2022 
*3ª DOSE: PESSOAS DE 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 18/7/2022 – LIBEROU GERAL 
*3ª DOSE - PFIZER: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 20/9/2022 
*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 14/6/2022
*4ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ O DIA 19/7/2022 - LIBEROU GERAL 
*4ª DOSE – IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ O DIA 19/7/2022 

  18. POSTOS: 1ª DOSE DE CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS E 2ª DOSE DA PFIZER PEDIÁTRICA DE CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS) 

  19. Postos fixos: UBS Péricles Cardoso (Barbalho), USF Gamboa, UBS Virgílio Carvalho (Bonfim), USF Capelinha, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), US