Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NETO DIZ QUE RUI PRATICOU PERSEGUIÇÃO A CORONEL; RUI DESAFIA BRUNO

Como em toda campanha o clima esquenta no final
17/09/2022 às 08:41
   1. Em nota de sua assessoria, o candidato a governador ACM Neto (União brasil) denunciou neste sábado (17) o que classificou de "perseguição do governador Rui Costa, que exonerou o tenente-coronel Itamar Gondim da direção do Colégio Militar de Jequié". Segundo Neto, a exoneração ocorreu porque Gondim, em sua folga, participou de um evento do ex-prefeito de Salvador na cidade.

2."Sabem por que ele foi exonerado? Porque, estando de folga, portanto não estava serviço, ele foi visto num evento nosso. A gente estava em Jequié na última quinta-feira. Resultado: o governador foi lá, perseguiu um pai de família, uma pessoa que vinha cumprindo corretamente as suas obrigações, que era elogiado e reconhecido por toda a corporação", afirmou Neto.

3. ACM Neto lamentou a decisão e se solidarizou com a a corporação. "Agora, o secretário de segurança pública da Bahia (Ricardo Mandarino), que faz tanta bobagem, com a Bahia em primeiro lugar na violência no Brasil, o governador não coloca pra fora. Eu queria aqui trazer a minha solidariedade a todos os policiais militares do estado da Bahia, em especial tenente coronel Gondim. Nós não vamos aceitar esse tipo de perseguição", salientou.

4. O candidato do União Brasil ainda condenou a perseguição de Rui à PM. "Governador Rui Costa, olha, eu lamento, mas até entendo o seu desespero. Que você me agrida, que você invente mentira e espalhe fake news. Agora, perseguir um pai de família, perseguir um militar que cumpre corretamente as suas obrigações só porque ele estava num evento nosso, num dia de folga, isso é inaceitável. Se Deus quiser, a gente vai mudar a Bahia e vai mudar a segurança pública a partir de primeiro de janeiro do próximo ano", destacou.
                                                 ****

5. Também em video da direção do PT na Bahia, divulgado nas redes sociais neste sábado, 17, o presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, pediu ao prefeito de Salvador para responder ao governador Rui Costa, que afirmou que Jerônimo Rodrigues vai vencer as eleições ao Governo do Estado e desafiou Bruno Reis a baixar o IPTU de Salvador.

6. “Prefeito Bruno Reis, como seu ex ou sempre chefe está na onda de gravar vídeo para ficar se vitimizando e ameaçando desembargador, resolvi também gravar esse vídeo aqui para comentar a resposta que você deu. Você chamou o governador Rui Costa para apostar quem ia ganhar as eleições, o governador te respondeu, topou a aposta. Caso você perca e vai perder, o governador te desafiou a baixar o maior IPTU do Brasil, que é o IPTU que vocês cobram em Salvador. Sua tréplica não foi uma resposta. Você não disse que sim, nem que não. Não fuja, não. Responda ao governador Rui Costa. Topa ou não topa?”, perguntou o dirigente estadual do PT.
                                                   ****
7. O deputado estadual Alex Lima (PSB) utilizou as redes sociais, na manhã deste sábado (17), para alertar os seguidores sobre um perfil falso que tem usado seu nome no WhatsApp. Criminosos usaram a foto do parlamentar em um número diferente e fizeram contato com familiares e eleitores.

8. "Amigos, venho informar que têm pessoas se passando por mim e utilizando minha imagem no WhatsApp. Peço que, em hipótese alguma, façam depósitos ou informem seus dados para estas pessoas. Isso é golpe! Meu contato continua sendo o mesmo de sempre", alertou o parlamentar.

9. Desenvolver o esporte por meio da criação no ensino médio de cursos técnicos profissionalizantes, com currículo próprio para cada modalidade esportiva, diferindo do currículo dos cursos de educação física. Essa é mais uma proposta do candidato a deputado federal Cacá Colchões, com o objetivo de incentivar cada vez mais o esporte  e formar atletas profissionais.

10. De acordo com Cacá, investir no esporte é apoiar também a educação, a saúde, a segurança e a melhor qualidade de vida das crianças, jovens e adultos. Daí a importância de buscar cada vez mais incentivos e políticas públicas para o esporte, como esse projeto dos cursos técnicos profissionalizantes.

11. Guarnições do Batalhão de Polícia de Reforço Operacional (BPRO) detiveram uma mulher suspeita de furto um uma loja de roupas em São Marcos, na tarde de hoje (17).

12. Os policiais militares realizavam rondas pela Rua Direta de São Marcos, quando foram acionados em razão de denúncias de que uma mulher havia furtado um estabelecimento comercial na região. Ao chegarem, os militares mantiveram contatos com todos os presentes, sendo que a jovem acusada do furto foi detida. Com ela, foram encontradas 20 peças de roupas e um relógio.

13. A suspeita foi encaminhada à Central de Flagrantes, onde a ocorrência foi registrada.

14. Para garantir a volta dos clientes que forem ao evento que vai acontecer no Parque de Exposições neste domingo, 18 de setembro, a CCR Metrô Bahia vai ampliar, excepcionalmente, na madrugada da segunda-feira, 19, o horário de funcionamento do terminal de ônibus Mussurunga, que irá operar até as 02h, e dos terminais de ônibus Pirajá e Acesso Norte, que vão funcionar até a 01h. Nos demais terminais administrados pela concessionária assim como nas estações de metrô, a operação funcionará em horário normal, das 05h à 0h.

15. Os clientes também poderão contar com o reforço no quadro de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) ao longo de todo o sistema. A empresa vai reforçar ainda a operação das bilheterias e aumentar a frota de trens, de acordo com a demanda.

14. Além dos agentes fardados, a segurança é reforçada através do monitoramento eletrônico composto por mais de 2 mil câmeras que estão distribuídas nas estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e às Salas de Supervisão Operacional (SSOs) de cada estação. 

15. Somam-se, ainda, 220 câmeras corporais, as chamadas body cams, acopladas ao fardamento dos Agentes de Atendimento e Segurança, durante todo o turno de serviço. A ação estratégica de segurança e operação é utilizada pela concessionária em todos os eventos de grandes públicos, para melhor atender os seus clientes.

16. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas está integrado com os ônibus urbanos e metropolitanos. Para evitar filas e garantir a integração tarifária, a dica é adquirir o cartão do metrô para ida e volta, com antecedência. Quem já tem o Cartão Integração do Metrô, pode antecipar a recarga através dos aplicativos do Banco do Brasil (para quem for correntista), PicPay, Recarga Pay e pela rede credenciada, formada por 2 mil pontos de vendas. Após a compra do crédito, a carga deverá ser efetivada no validador de consulta e carga presente em todas as estações, e em algumas das catracas de acesso do metrô.

17. Também é possível fazer a recarga nas máquinas de autoatendimento disponíveis em todas as estações de metrô, podendo pagar com pix, cartão de débito e crédito das bandeiras Visa, Mastercard, Hipercard e Elo. O cartão avulso, que dá direito a uma única passagem, também pode ser comprado antecipadamente. Outra facilidade é a possibilidade de adquirir cartões pré-carregados nas máquinas vending machines instaladas nas estações.

Guia do usuário do metrô

Para viajar tranquilo, o usuário do metrô deve ficar atento às orientações, conforme estabelecido no Decreto Estadual nº 15.197, que proíbe:

- Fumar ou manter aceso cigarro, acender fósforos ou isqueiro;

- Consumir bebidas alcoólicas;

- Entrar ou permanecer sem camisa ou sem calçados;

- Portar arma de fogo ou materiais inflamáveis, explosivos ou corrosivos;

- Ultrapassar a faixa amarela de segurança da plataforma, a não ser para entrar e sair do trem quando este já estiver parado e com as portas abertas;

- Colocar os pés nas paredes das estações, bancos e laterais dos trens;

- Quebrar, danificar, sujar, escrever ou desenhar nas instalações e equipamentos pertencentes à Concessionária;

- Utilizar aparelhos sonoros, tocar instrumentos ou emitir falas e cantos que atrapalhem a perfeita audição dos serviços de sonorização.

 

Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a Central de Atendimento da CCR Metrô Bahia no 0800 071 8020.