Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO DE INFECTADOS PELA COVID NA BAHIA CAI PARA 14.206; ÓBITOS 85

Número de mortos no Brasil pela covid também começa a cair
05/04/2021 às 10:06
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.073 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.068 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (5) também registra 86 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 817.722 casos confirmados desde o início da pandemia, 787.720 já são considerados recuperados, 14.206 encontram-se ativos e 15.796 tiveram óbito confirmado

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.135.118 casos descartados e 182.179 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. 

  3. Na Bahia, 45.770 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  4. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 15.796, representando uma letalidade de 1,93%. Dentre os óbitos, 55,39% ocorreram no sexo masculino e 44,61% no sexo feminino. 

  5. Em relação ao quesito raça e cor, 54,70% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,61%, preta com 15,27%, amarela com 0,48%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,82% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 66,94%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,94%).

  6. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                                    ******
   7. Brasil registrou mais 1.319 mortes e 28.645 casos de dovid-19 em 24 horas, informou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta segunda-feira (5). Com os dados, o País soma 13.013.601 contágios confirmados e 332.752 vítimas desde o início da pandemia.

  8. Os números representam uma queda nos dados em relação às últimas seis segundas-feiras: 528 óbitos no dia 15 de fevereiro, 639 em 22 de fevereiro, 778 em 1º de março,  987 em 8 de março, 1.057 em 15 de março, 1.383 no dia 22 de março e 1.660 na segunda passada.

  9. Domingos e segundas-feiras são os dias de menor notificação por conta da demora das secretarias de saúde dos estados repassarem os números. No entanto, os dados do Ceará não foram revelados por problemas técnicos.

  10. As médias dos últimos sete dias de falecimentos e infecções registraram uma queda, atingindo 2.698 e 62.855, respectivamente.

  11. Na próxima quarta (7) e quinta-feira (8), a Unidade de Emergência Mãe Hilda Jitolú, no bairro do Curuzu, em Salvador, atenderá exclusivamente pacientes graves, classificados como vermelhos. A restrição se dará em virtude de uma intervenção estrutural no prédio que terá sua rede de gases medicinais entroncada ao imóvel ao lado da unidade, para onde será transferido o atendimento, por seis meses. Nesse período, a Unidade de Emergência passará por algumas reformas.

  12. Para garantir o atendimento nos dois dias, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibilizará uma ambulância do tipo UTI para regular imediatamente pacientes com esse perfi, seja adulto ou pediátrico.

  13. Está assegurada a continuidade do atendimento adulto e pediátrico na região a partir da sexta-feira (9). Com a transferência dos serviços de saúde para o imóvel ao lado, a Unidade de Emergência Mãe Hilda Jitolú passará por adequações de fluxo, substituição da cobertura, além de serviços associados à rede elétrica, hidráulica, lógica, gases, pintura e climatização.

A aplicação da primeira dose do imunizante contra Covid-19 em Salvador segue nesta terça-feira (6) apenas no período da manhã, das 8h às 12h. Serão contemplados os idosos com idade igual ou superior a 62 anos, nascidos entre dezembro de 1958 e janeiro de 1959; trabalhadores da saúde e autônomos; pacientes em hemodiálise e agentes de segurança. Será aplicada, ainda, a segunda dose para idosos e trabalhadores da saúde, também no turno matutino.

 14. Os agentes de segurança que vão receber a imunização são policiais federais, militares, civis e rodoviários federais, bombeiros e guardas municipais, além de agentes da Transalvador com idade igual ou superior a 50 anos. É necessário estar em pleno exercício das atividades e ser lotados em Salvador.

 15. Antes de se dirigir ao local de vacinação, deverão verificar se os nomes estão disponíveis na lista disponibilizada no site da Secretaria Municipal da Saúde, no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . Já no ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e também cópia do último contracheque.

  16. Profissionais autônomos e trabalhadores da saúde – Os profissionais autônomos que estão sendo vacinados pela primeira vez são médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal. Para receber a primeira dose, além do nome no site da SMS, precisam também apresentar carteira do conselho de classe mais cópia do último Imposto de Renda, ou cópia do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal.

   17. Já os trabalhadores da saúde, para terem acesso às doses, precisam estar com o nome cadastrado na lista disponibilizada no site da SMS e apresentar documento oficial de identificação com foto, cópia do contracheque ou cópia do contrato social.

   18. Paciente em hemodiálise – Os pacientes em hemodiálise também continuam sendo vacinados com a primeira dose nesta terça-feira (6). Como os demais contemplados, precisam estar com o nome na lista disponível no site da SMS e, no ato da vacina, apresentar documento oficial de identificação com foto.

   19. Segunda dose – A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para trabalhadores de saúde. É preciso observar a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação.

   20. Quem foi imunizado através do Vacina Express não precisa fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

   21. Vacina Express – Os idosos com 62 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express, no site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br . São oferecidas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

   22. Postos de vacinação por público: - 1ª dose de idosos nascidos entre dezembro de 1958 e janeiro de 1959. Drive-thru: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Atacadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Cabula, Unijorge – Campus Paralela e Vila Militar (Dendezeiros).

   23. Pontos fixos: USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luzia, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, Unijorge – Campus Paralela, 5º Centro de Saúde (Barris) e Colégio da Polícia Militar (Dendezeiros).


   24. - 2ª dose de idosos / trabalhadores da saúde Drive-thru: FTC Paralela, Barradão e USF San Martin III. Pontos fixos: FTC Paralela, Barradão e USF Colinas de Periperi. - 1ª dose dos trabalhadores saúde e autônomos / agentes de segurança pública / pacientes em hemodiálise

   25. Drive-thru e fixo: Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências – FBDC Brotas e Universidade Católica de Salvador - Campus Pituaçu.