quarta-feira, 21 de abril de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA REGISTRA 125 MORTES; NÚMERO INFECTADOS COVID CAI PARA 14.224

Vacinação em Salvador segue com pessoas acima de 71 anos de idade
22/03/2021 às 11:33
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.598 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.467 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (22) também registra 125 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. 

2. Dos 770.430 casos confirmados desde o início da pandemia, 740.434 já são considerados recuperados, 15.772 encontram-se ativos e 14.224 tiveram óbito confirmado.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.095.545 casos descartados e 177.526 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. 

4. Na Bahia, 44.846 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

5. Hoje foram registradas 125 mortes. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 14.224, representando uma letalidade de 1,85%. Dentre os óbitos, 55,92% ocorreram no sexo masculino e 44,08% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,05% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,22%, preta com 15,00%, amarela com 0,52%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,06% dos óbitos. 

6. O percentual de casos com comorbidade foi de 68,70%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,07%).

7. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                            *****
8. Os idosos com 71 anos ou mais que residem em Salvador terão acesso a primeira dose da vacina contra Covid-19 a partir desta terça-feira (23). 

9. Na parte da manhã, das 08 às 12 horas, serão atendidas as pessoas com 71 anos ou mais nascidos entre 23 de março e setembro de 1949. Já no período da tarde, das 13 às 16 horas, será a vez dos indivíduos com 71 anos ou mais nascidos entre outubro de 1949 e 23 de março de 1950.

10. Enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e odontólogos autônomos

Os enfermeiros, odontólogos, médicos e fisioterapeutas autônomos continuarão sendo contemplados pela estratégia após a provocação do secretário municipal da Saúde, Leo Prates, à CIB - Comissão Intergestores Bipartite da Bahia que autorizou a habilitação de oito categorias: médicos, fisioterapeutas, odontólogos, enfermeiros, técnicos de saúde bucal, técnico e auxiliar de enfermagem, doulas e cuidadores.

11. Para terem acesso às doses precisam estar com o nome cadastrado na lista disponibilizada no site saude.salvador.ba.gov.br e também apresentar os seguintes documentos: carteira do conselho de classe e cópia do último Imposto de Renda, ou comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de Pessoa Jurídica ativo ou última nota fiscal.

12. 1ª dose trabalhadores da saúde

A aplicação da primeira dose dos trabalhadores ligados a estabelecimentos de saúde também continuará amanhã. Porém, serão imunizados apenas os profissionais que estiverem com o nome cadastrado na lista disponível no site da SMS, que foi atualizada: saude. salvador . ba . gov . br . 

13. indivíduos que atuam na área da saúde deverão portar a carteira do conselho de classe e apresentar cópia do último contracheque, ou contrato de trabalho Pessoa Jurídica ativo ou última nota fiscal.

14. Já as pessoas que atuam em áreas afins nos estabelecimentos de saúde, como higienizadores, devem apresentar documento de identificação com foto mais cópia do último contracheque ou última nota fiscal.


15. 2ª dose IDOSOS e TRABALHADORES de saúde

A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para trabalhadores de saúde. Basta ser observada a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação. Vale lembrar que aqueles idosos que foram imunizados através do Vacina Express não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

16. Vacina Express

Os idosos com 71 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express (vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br). São ofertadas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção. 

17. Vale lembrar que aqueles idosos que foram imunizados em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

18. 1ª dose IDOSOS

71 anos ou mais nascidos entre 23 de março e setembro de 1949 - 08 às 12 horas

71 anos ou mais nascidos entre outubro de 1949 e 23 de março de 1950 - 13 às 16 horas

Drivers:

Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina
Arena Fonte Nova
Atacadão Akarejo – Fazenda Coutos
5ª Centro de Saúde 
Parque de Exposições
Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências– Cabula
Centro de Convenções 
Barradão
Vila Militar - Dendezeiros 

Pontos Fixos:

USF Vista Alegre
UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras)
USF Resgate
USF Santa Luzia
USF Federação
USF Plataforma
USF Cajazeiras X
5º Centro (Barris)
Colégio da Policia Militar (CPM) - Dendezeiros

2ª dose IDOSOS (08 ÀS 16 horas):

Drivers:

Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina
Arena Fonte Nova
Atacadão Akarejo – Fazenda Coutos
5 Centro de Saúde 
Parque de Exposições
Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências– Cabula
Barradão
Vila Militar - Dendezeiros 

Pontos Fixos:

USF Vista Alegre
UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras)
USF Resgate
USF Federação
USF Plataforma
USF Cajazeiras X
5 Centro (Barris)
Colégio da Policia Militar (CPM) – Dendezeiros

1ª dose TRABALHADOR DE SAÚDE MÉDICOS, FISIOTERAPEUTAS,  ODONTÓLOGOS E ENFERMEIROS AUTÔNOMOS (08 ÀS 16 HORAS):

Drivers:

Faculdade Bahiana de Medicina (Brotas)
Faculdade Católica (Pituaçu)

Pontos fixos:

Faculdade Bahiana de Medicina (Brotas)
Faculdade Católica (Pituaçu)

2ª dose TRABALHADORES DA SAÚDE (08 ÀS 16 horas):

Drivers:

Unijorge – Campus Paralela 
USF San Martim III

Pontos Fixos:

USF Colinas de Periperi
Unijorge – Campus Paralela

1ª dose enfermeiros autônomos e cadastrados

Ponto fixo:

Sindisaude (Nazaré) 
Conselho Regional de Enfermagem (Barris)
--