quarta-feira, 21 de abril de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA ESTABILIZA NÚMERO DE INFECTADOS; MORTOS FORAM 115 PELA COVID

O governo do presidente Bolsonaro através do Ministério da Saúde já enviou para a Bahia 2 milhões de doses de vacinas contra o coronavirus
20/03/2021 às 19:42
     1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.518 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 4.604 recuperados (+0,6%). O boletim epidemiológico deste sábado (20) também registra 115 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 767.134 casos confirmados desde o início da pandemia, 735.181 já são considerados recuperados, 17.953 encontram-se ativos e 14.000 tiveram óbito confirmado.

   2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.092.654casos descartados e 178.814 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 44.775 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

   3. Hoje foram registradas 115 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 14.000, representando uma letalidade de 1,82%. Dentre os óbitos, 55,89% ocorreram no sexo masculino e 44,11% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,04% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,13%, preta com 14,99%, amarela com 0,52%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,18% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 68,85%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,05%).
                                                    *******
  4. O Brasil registrou neste sábado 79.069 novos casos de covid-19 e 2.438 novas mortes, elevando a contagem total de contaminados pelo coronavírus no país a 11.950.459, segundo o Ministério da Saúde.
 
  5. Na sexta-feira, foram notificadas 90.570 novas infecções, recorde de casos de covid-19 contabilizados em um único dia, e 2.815 novos óbitos, segunda maior cifra para 24 horas até o momento, abaixo apenas do recorde de 2.841 mortes reportadas na terça-feira.

  6. A contagem total de vítimas fatais da doença no país atingiu 292.752, de acordo com os dados do governo federal.

   7. Levantamento da Reuters aponta que o Brasil é, atualmente, o país com os maiores índices de casos e mortes se consideradas as médias de uma semana, sendo responsável por uma em cada seis infecções registradas em todo o mundo a cada dia.
                                                   *******
  8. Mais de 10,7 mil idosos com 72 anos ou mais receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 neste sábado (20). Com isso, Salvador ultrapassou a marca de 224 mil doses dos imunizantes aplicadas na capital. No total, são mais de 73 mil pessoas que completaram o esquema vacinal com a administração das duas doses da vacina no município.

  9. Neste domingo (21), a estratégia segue das 08 às 13 horas, contemplando as pessoas com 72 anos ou mais, nascidas entre outubro de 1948 e 21 de março de 1949. Dez drives e onze pontos fixos estarão disponíveis para o atendimento desse público.

  10. 1ª dose trabalhadores da saúde e profissionais autônomos. A aplicação da primeira dose dos trabalhadores ligados a estabelecimentos de saúde e médicos, fisioterapeutas e odontólogos autônomos será suspensa nesse domingo (21).

   11. 2ª dose IDOSOS e TRABALHADORES de saúde. A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para trabalhadores de saúde. Basta ser observada a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação. 

   12. Vale lembrar que aqueles idosos que foram imunizados através do Vacina Express não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

   13. Vacina Express. Os idosos com 72 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express (vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br). São ofertadas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

  14. Vale lembrar que aqueles idosos que foram imunizados em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

   15. 1ª dose IDOSOS. DOMINGO (21/03) Idosos com 72 anos ou mais, outubro de 1948 a 21 de março de 1949: das 08 às 13h

Drivers:

Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina

Arena Fonte Nova

Atacadão Akarejo – Fazenda Coutos

5ª Centro de Saúde

Parque de Exposições

Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências– Cabula

Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Brotas

Centro de Convenções

Barradão

Vila Militar - Dendezeiros

 

Pontos Fixos:

USF Vista Alegre

UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras)

USF Resgate

USF Santa Luzia

USF Federação

USF Plataforma

USF Cajazeiras X

5º Centro (Barris)

Faculdade Católica (Pituaçu)

Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Brotas

Colégio da Polícia Militar (CPM) - Dendezeiros

 
  16. 2ª dose IDOSOS - DOMINGO (21/03) Das 08 às 13 horas

 
Drivers:

Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina

Arena Fonte Nova

Atacadão Akarejo – Fazenda Coutos

5ª Centro de Saúde

Parque de Exposições

Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências– Cabula

Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Brotas

Centro de Convenções

Barradão

Vila Militar - Dendezeiros

Pontos Fixos:

USF Vista Alegre

UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras)

USF Resgate

USF Santa Luzia

USF Federação

USF Plataforma

USF Cajazeiras X

5º Centro (Barris)

Faculdade Católica (Pituaçu)

Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Brotas

Colégio da Policia Militar (CPM) – Dendezeiros


2ª dose TRABALHADORES DA SAÚDE - DOMINGO (21/03) - Das 08 às 13 horas

 
Drivers:


Unijorge – Campus Paralela

USF San Martim III


Pontos Fixos:

 

USF Colinas de Periperi

Unijorge – Campus Paralela

                                                    ********

   17. O número de doses recebidas neste sábado (20) por Lauro de Freitas dos imunizantes Coronavac e Oxford/Astrazeneca enviadas pelo governo federal (Ministério da Saúde), um total de 3.750, vai permitir a ampliação do público que receberá a primeira dose da vacina contra COVID-19. Além dos idosos com 71 anos ou mais e médicos e fisioterapeutas autônomos, que já serão vacinados neste domingo (21), das 8h às 16h, as vacinas também chegarão a quilombolas e pacientes renais. Para estes públicos o calendário será divulgado no início da semana.

  18. Para os idosos com 71 anos ou mais, médicos e fisioterapeutas, a vacinação acontece da mesma forma como ocorreu nas etapas anteriores. Este público deve comparecer a um dos locais de vacinação, localizados na Quadra da Escola 2 de Julho (Itinga), Praça de Portão ou Ginásio de Esportes do Aracui (Centro), das 8h às 16h deste domingo (21), portando documento oficial de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

  19. No caso de fisioterapeutas e médicos autônomos, que devem estar ativos em suas funções para receberem a vacina, além do documento oficial de identificação, deverão apresentar alguma documentação que comprove a sua atuação no município, a exemplo de imposto de renda, pagamento do ISS ou registro como Microempreendedor Individual (MEI). A vacinação destes profissionais foi iniciada na quinta-feira (18), mas teve de ser interrompida por falta do imunizante enviado pelo Ministério da Saúde (MS).

  20. Esta nova remessa de vacinas foi enviada apenas para municípios que já aplicaram 85% ou mais das doses recebidas anteriormente, de acordo com decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da saúde que reúne representantes dos 417 municípios do Estado. Todas as doses enviadas pelo MS para Lauro de Freitas já foram aplicadas nos públicos prioritários, o que tem garantido o aumento gradativo do número de doses recebidas pelo município.

  21. Parte das doses recebidas neste sábado (20), serão destinadas à imunização de quilombolas e pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise. No início desta semana o município divulgará o calendário e a logística que será empregada na vacinação destes públicos. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, 100% dos pacientes renais cadastrados no município receberão a primeira dose com o imunizante da Oxford/AstraZeneca.