sexta-feira, 05 de mar?o de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SEM CARNAVAL, BALANÇO DA SESAB REGISTRA 61 MORTES PELA COVID NESTE 14

PGE recorre ao TJ para evitar reabertura das aulas. A vacinação em Salvador retorna nesta segunda-feira, 15
14/02/2021 às 10:49
  1. Com a Bahia sem Carnaval neste domingo (14), o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa sobre a Covid-19 o registro de 61 óbitos, hoje. Apesar das mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje. Na última semana, os números demonstraram uma tendência de crescimento dos óbitos e de quadros clínicos mais graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs. 

  2. Neste cenário, o Governo da Bahia abriu novos leitos de terapia intensiva nos municípios de Camaçari, Seabra e Barra nos últimos dias e estão previstas ampliações nas cidades de Ilhéus e Porto Seguro, em um esforço para reduzir a pressão na rede assistencial.

  3. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

   4. O Brasil registrou 24.759 novos casos e outras 713 mortes por Covid-19 no domingo, informou o Ministério da Saúde, no primeiro ano de aniversário da pandemia marcado por aglomerações durante o esvaziado carnaval, tradicional festa para os brasileiros e turistas estrangeiros.

  5. Com os dados das últimas 24 horas, o país chega a 9.834.513 infecções e 239.245 óbitos por coronavírus.

   6. Nos finais de semana, há geralmente uma redução dos casos e mortes por Covid-19 por causa da demora no cômputo dos casos pelos estados. Os números do domingo ficaram abaixo do notificado na véspera, quando foram 44.299 novos casos e mais 1.043 mortes decorrentes do coronavírus.

  7. O governo federal, estados e municípios tentam conter o avanço da doença no país com a adoção de medidas preventivas e a busca por intensificar a vacinação. No momento, apenas pessoas de grupos prioritários têm sido imunizadas.

  8. A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) ingressou neste domingo (14), junto ao Tribunal de Justiça, com um pedido de extensão em suspensão de liminar para a nova decisão do Juízo de Direito da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, que desta vez ordena o imediato retorno das atividades letivas presenciais no Estado da Bahia e no Município de Salvador. 

  9. O novo processo judicial é uma Ação Civil Pública proposta pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia.

  10. Segundo a PGE, as mesmas razões que motivaram o pedido de suspensão da liminar na ação popular, impetrado na última sexta-feira (12), se aplicam a esta nova decisão, proferida na ação civil pública.

  11. De acordo com o Estado da Bahia, por uma triste coincidência, as decisões judiciais do Juízo da 6ª Vara da Fazenda Pública foram proferidas no mesmo momento em que se constata o recrudescimento da pandemia no Estado da Bahia, com elevação do número de casos e de mortes pela Covid-19.

  12. A vacinação contra o coronavírus em Salvador terá prosseguimento na próxima segunda-feira (15), desta vez para os idosos com idade igual ou superior a 84 anos. A medida pôde ser tomada após balanço da pasta sobre as doses que ainda estão disponíveis no estoque. Neste sábado (13) e domingo (14), a estratégia está suspensa.

   13. As doses estarão disponíveis exclusivamente para os idosos das 8h às 17h, nos drive-thrus do 5º Centro de Saúde, nos Barris; Atakadão, em Fazenda Coutos; Parque de Exposições, na Paralela; e na Arena Fonte Nova, em Nazaré. As salas de vacina do 5ª Centro, USF Plataforma, USF Cajazeiras X e CSU Pernambués também atenderão o público-alvo.

   14. Caso o idoso não esteja na lista, é necessário fazer o recadastramento do SUS através do site recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br ou diretamente no 5ª Centro de Saúde. Se ele estiver presente no ato, poderá ser imunizado imediatamente.

   15. De acordo com o titular da pasta, Leo Prates, a administração municipal aguarda por nova remessa de doses pelo Governo Federal para prosseguir com a estratégia de novas imunizações na capital baiana. “Montamos toda uma estrutura e, infelizmente, temos que interromper por que não há mais vacinas para o fluxo desejado. 

   16. O Governo Federal oscila na divulgação de uma data definitiva de envio e dependemos deles para seguir protegendo a população. Assim houver um posicionamento, estaremos retomando as etapas da vacinação”, explicou.

   17. Desde o dia 19 de janeiro, foram encaminhadas 116.980 vacinas das fabricantes CoronaVac e Oxford. Até às 17h desta sexta-feira (12), cerca de 112 mil pessoas receberam a primeira dose na capital – 85,6 mil trabalhadores da saúde, mais de 1,4 mil pessoas que residem em Instituições de Longa Permanência e cerca de 22 mil idosos acima de 85 anos.

   18. Vacina Express – As equipes volantes que realizam a imunização domiciliar preferencialmente dos idosos acamados ou com dificuldade de locomoção seguirão com a estratégia de imunização em casa nesta segunda-feira (15), para o público já agendado. Só poderão fazer a solicitação do serviço domiciliar os idosos que estejam nas faixas etárias contempladas, através do site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br .