sexta-feira, 05 de mar?o de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MESMO COM VACINAÇÃO PANDEMIA AVANÇA NA BAHIA E SÃO 14.185 INFECTADOS

O avanço da covid tem sido mais ágil que a vacinação
11/02/2021 às 10:08

   1. Com 358.775 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta quinta-feira (11), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

  2. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.253 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 2.958 recuperados (+0,5%). Dos 620.042 casos confirmados desde o início da pandemia, 595.314 já são considerados recuperados e 14.185 encontram-se ativos. Identificamos uma tendência de aumento do número de óbitos em virtude do crescimento de casos graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs. 

  3. Amanhã (12) serão abertos 20 novos leitos de UTI no Hospital Geral de Camaçari (HGC), reduzindo assim, a pressão na rede assistencial da Região Metropolitana. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  4. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  5. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,87%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (12.173,46), Itororó (10.788,93), Itabuna (9.908,41), Muniz Ferreira (9.444,89), Conceição do Coité (9.148,50).

  6. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 997.868 casos descartados e 144.832 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (11).

  7. Na Bahia, 40.990 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  8. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 47 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                                   ******
  9. Em até 60 dias será licitada a obra de duplicação do Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, que passará a contar com 225 leitos, sendo 20 novos de UTI e 90 de enfermaria, ao término das intervenções. A

  10. A notícia é do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que inspecionou a unidade nesta quinta-feira (11) e compartilhou a informação com os 19 secretários municipais de saúde da região durante um encontro para apresentar a estrutura, serviços, fluxos e canais de comunicação disponíveis da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com as prefeituras.

  11. De acordo com Vilas-Boas, “serão implantados serviços de hemodinâmica, cirurgia cardíaca, neurocirurgia e oncologia, inclusive, com radioterapia. O governador Rui Costa determinou a ampliação e descentralização dos serviços de alta complexidade, evitando assim, que os pacientes precisem se deslocar para a capital a fim de obter tratamento especializado”, afirma o titular da pasta estadual da Saúde.

  12. O secretário estadual da Saúde ainda explica que “as intervenções contemplam leitos de internação adulta, obstétrica, neonatal, oncológicos, além da ampliação de salas cirúrgicas e a implantação de um Centro de Parto Normal (CPN)”, detalha Vilas-Boas, ao ressaltar ainda que estima-se um investimento superior a R$ 30 milhões apenas nas obras de duplicação.

  13. A macrorregião de Saúde Centro-Norte já imunizou mais de 15,5 mil habitantes, o que corresponde a 79,8% dos públicos-alvo da primeira fase de imunização contra a Covid-19. Os dados estão disponíveis no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/, que possibilita aferir o quantitativo de doses distribuídas e aplicadas em todos os 417 municípios da Bahia.
   
  14. O governador Rui Costa participou de debate virtual promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) no qual se discutiu o tema 'Um Plano B para a Vacina: respostas em nível subnacional' na tarde desta quinta-feira (11). 

  15. O governador destacou a importância das relações internacionais e diplomáticas entre os entes subnacionais para o desenvolvimento do país e o empenho por novas tecnologias e possibilidade de troca de conhecimento científico.

  16. Rui aproveitou para destacar a busca do estado baiano por parcerias com laboratórios internacionais que estavam trabalhando na produção de uma vacina contra o novo coronavírus desde o início da pandemia. A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de suspender a exigência do teste de fase 3 para liberar o uso emergencial de vacinas no Brasil foi lembrada e celebrada pelo governador.

  17. Entretanto, o chefe do executivo baiano ressaltou a importância da aprovação no Congresso Nacional da Medida Provisória (MP) que estipula prazo para que a Anvisa se posicione sobre uso de vacinas contra a covid-19 que já tenham autorização para uso emergencial em outros países. O texto aprovado aguarda sanção do presidente da República.