sexta-feira, 05 de mar?o de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID 19: BAHIA SE APROXIMA DE 14 MIL INFECTADOS; HOJE, COM 44 ÓBITOS

Segunda dose da coronavac será aplicada na segunda segundo informações da SESAB
10/02/2021 às 08:59
  1. Com 344.841 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta quarta-feira (10), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

  4. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.450 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.003 recuperados (+0,5%). Dos 616.789 casos confirmados desde o início da pandemia, 592.356 já são considerados recuperados e 13.937 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  5. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  6. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,86%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (12.166,93), Itororó (10.695,71), Itabuna (9.849,31), Muniz Ferreira (9.444,89), Conceição do Coité (9.133,49).

  7. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 995.508 casos descartados e 143.173 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (10).

  8. Na Bahia, 40.888 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  9. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 44 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                                   *******
  10. A segunda dose da vacina Coronavac começará a ser aplicada na próxima segunda-feira (15). Os imunizantes contra a Covid-19 já estão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos – CEADI da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Simões Filho, e também nos Núcleos Regionais de Saúde, de onde serão distribuídos para os municípios a partir desta sexta-feira (12).

  11. O esquema da segunda dose começará pelos profissionais da saúde da linha de frente contra o Coronavírus, idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas aldeados, grupos que foram imunizados na primeira etapa da vacinação. De acordo com a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, no momento da aplicação da primeira dose, já foi feito o aprazamento para a segunda.

  12. A Coordenadora recomenda que as pessoas busquem os mesmos locais onde tomaram a primeira dose. Vânia também lembra que devem ser levadas a carteira de vacinação com o registro da primeira dose e um documento de identificação oficial. “É importante que seja levada a carteira de vacinação, pois é onde está assinalado qual o laboratório fabricante da vacina”, explica.

  13. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, avalia como positiva a vacinação no estado. “As dificuldades que tivemos no começo já foram superadas. Estamos tendo a colaboração de todos os prefeitos”, afirma. Ele ainda destaca que a Bahia está fazendo um esforço para vacinar mais pessoas, mas que infelizmente tem a limitação do quantitativo de vacinas. “Optamos por iniciar pelos idosos com mais idade e de forma gradual aumentar o público”, pontua.

  13. Iniciada em 19 de janeiro, a vacinação na Bahia já alcançou mais de 344 mil baianos, considerando a primeira dose.
                                                    ******  
  14. Com a mudança na estratégia de vacinação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta quarta-feira (10) foi iniciada a imunização de idosos a partir de 87 anos em Salvador. A alteração no cronograma ocorreu após a cidade praticamente esgotar o quantitativo de doses destinadas ao município. Até as 14h45 de hoje, já haviam sido imunizados 1.210 idosos.

   15. Durante a manhã, o movimento foi tranquilo nos drive-thrus da cidade. No Parque de Exposições, em Itapuã, a procura foi boa, porém sem registro de longas filas como aconteceu em outros dias. De acordo com Efigênia Oliveira, coordenadora da equipe de vacinação da SMS no Parque, o número ontem (9) chegou a 600 imunizados no local e foi preciso pedir reforço no número de doses no decorrer do dia para suprir a demanda.

   16. Esperança – Ainda hoje, havia idosos maiores de 90 anos buscando os drives em companhia de familiares para se imunizar. Foi o caso de dona Célia Maria Soeiro, de 90 anos. O sobrinho, Cristiano Miranda, foi o responsável por levar a tia ao Parque de Exposições. Para ele, a chegada da vacina é sinônimo de esperança de dias melhores para voltar à normalidade. “Ver nossos idosos sendo vacinados é um momento de muita alegria”, disse.

   17. Dona Célia, que mora no convento Dom Amando, em Jardim Nova Esperança, confessou que tem esperança de voltar a viver normalmente. Ela agradeceu primeiramente à Santa Dulce dos Pobres, com quem trabalhou e foi colega de congregação, pela oportunidade de ser vacinada. “Meu coração está feliz”, declarou.

   18. Estratégia – Na quinta-feira (11), a campanha contemplará os indivíduos com idade igual ou superior a 86 anos. Na sexta-feira (12), será incorporada a faixa etária igual ou superior a 85 anos.

   19. Além do Parque de Exposições, a vacinação ocorre em outros três pontos de drive-thru: na Arena Fonte Nova, em Nazaré; no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris; e no Atacadão Atakarejo, em Fazenda Coutos. A imunização também é realizada nos  pontos fixos do 5º Centro Clementino Fraga, nos Barris; na USF em Plataforma; na USF Cajazeiras X e no CSU Pernambués.

   20. As equipes do Vacina Express seguirão com a estratégia de imunização até a sexta-feira para o público já agendado. A partir desta quarta, só poderão fazer a solicitação do serviço domiciliar os idosos que estejam nas faixas etárias contempladas no novo cronograma divulgado hoje. O agendamento é realizado através do site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br.