sexta-feira, 05 de mar?o de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

EM 48 HORAS, 80 PESSOAS MORRERAM DE COVID NA BAHIA, SEGUNDO A SESAB

A vacina Sputinik está ficando mais perto da população
03/02/2021 às 11:57
1. Com 231.435 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta quarta-feira (3), a Bahia é o segundo estado do País com o maior número de imunizados. Com o objetivo de iniciar a imunização dos idosos acima de 90 anos foram distribuídas durante o último final de semana 65.350 novas doses, já ultrapassando assim a casa de 351 mil vacinas entregues aos 417 municípios. 

   2. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

  3. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.370 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 2.901 recuperados (+0,5%). Dos 596.140 casos confirmados desde o início da pandemia, 573.186 já são considerados recuperados e 12.738 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  4. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  5. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,87%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (11.912,23), Itororó (10.214,90), Itabuna (9.456,77), Muniz Ferreira (9.269,74) e Conceição do Coité (8.993,87).

  6. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 981.353 casos descartados e 138.199 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (3).

  7. Na Bahia, 40.225 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  8. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 40 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                                          ****
  9. Logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciar, na noite desta quarta-feira (3), a dispensa de testes no Brasil na fase 3 das vacinas contra Covid-19, o governador da Bahia, Rui Costa, comemorou a decisão.

  10. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele enalteceu a atuação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que entrou com uma ação no Superior Tribunal Federal (STF), em janeiro deste ano, para o país poder importar e distribuir vacinas sem registro na agência, desde que certificadas por outros órgãos de referência internacional.

  11. “Não posso deixar de agradecer e de parabenizar a Procuradoria Geral do Estado da Bahia, agradecer ao STF pela postura firme, determinante na defesa da saúde pública e da vida humana e também comemorar porque significa a retomada da imagem da Anvisa que tinha prestígio no passado e vinha perdendo essa imagem positiva no exterior e se arriscando a entrar no caminho da anticiência”, afirma Rui.

   12. Ainda no vídeo, sobre a decisão que vai viabilizar a aquisição mais ágil de milhões de doses da Sputnik V e vacinas de outros países, trazendo esperança para a população, o governador falou que, “além de salvar milhares de vidas humanas, de esvaziar os hospitais, nós vamos retomar a vida, a normalidade, retomar a economia, o emprego, a renda, diminuir o sofrimento do nosso povo”.

  13. Na reunião, foram tratadas possíveis ações para fortalecimento do comércio na cidade. Foram apresentados à secretária os planos de desenvolvimento de associações de comércio de locais como Calçada, Cajazeiras e Avenida Sete de Setembro, com informações detalhadas sobre as atividades comerciais e os principais pleitos dos empresários dessas localidades.

  14. A CDL Salvador e FCDL Bahia ainda se disponibilizaram a cooperar com o projeto de requalificação do Centro Histórico, em áreas como Taboão, Comércio, Barroquinha, Pelourinho e Baixa dos Sapateiros. A situação da Barra também foi discutida, incluindo aspectos como tornar o comércio do bairro mais atrativo para baianos e turistas.

  15.  Os idosos com 94 anos de idade foram o público-alvo da estratégia de vacinação contra a Covid-19 em Salvador, nesta quarta-feira (3). Na região do Subúrbio Ferroviário, a movimentação foi intensa, porém tranquila, nos dois postos montados exclusivamente para esta população: o drive-thru no supermercado Atakarejo, em Fazenda Coutos, e na Unidade da Saúde da Família (USF), em Plataforma.

   16. Na fila do drive-thru no Atakarejo, a idosa Antelina da Silva, de 94 anos, aguardava ansiosa a aplicação da vacina. Ela saiu de Cajazeiras acompanhada pelo filho, o motorista aposentado Edmilson da Silva, que demonstrou tranquilidade ao ver a mãe receber a primeira dose. “Preciso ir à rua resolver demandas e fico muito preocupado com a saúde da minha mãe”, revelou Edmilson.

   17. Acompanhada do filho Jorge, dona Emerita Silva, de 96 anos, comemorou o recebimento da vacina. Após verificar que o atendimento na USF Plataforma estava tranquilo, o jovem Pedro Chagas levou o avô, Juracy Oliveira, de 96 anos. A atenção com o bem-estar de seu Juracy era evidente, já que o idoso mora com uma filha e neta no mesmo prédio, no Jardim Lobato.

   18. Próximos imunizados – A vacinação escalonada continua nesta quinta-feira, com o início de vacinação dos idosos com 93 anos na quinta-feira (4); na sexta-feira (5), para os cidadãos com 92 anos; no sábado (6), para pessoas com 91 anos; e no domingo (7), para os cidadãos com 90 anos.

   19. Já os idosos com 90 anos ou mais, preferencialmente os acamados ou com dificuldade de locomoção, podem ser imunizados em casa, através de agendamento pelo site www. vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br . As equipes volantes terão a capacidade de atender até 70 agendamentos domiciliares por dia, priorizando a tabela definida pelas idades.

   20. Se o idoso estiver neste momento apresentando qualquer doença aguda, deve postergar o uso da vacina e consultar seu médico para ser liberado para imunização.

   22. Cadastro – Antes de comparecer aos locais de vacinação, é necessário que o idoso ou responsável verifique se o nome consta na lista disponibilizada no site da SMS, no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . Caso não esteja, a atualização cadastral pode ser feita pelo portal Recadastramento SUS, no endereço www. recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br.

   23. Outra opção é fazer a atualização de forma presencial no 5º Centro de Saúde. Nesse último caso, o serviço pode ser feito pelo titular ou por algum responsável com a apresentação da carteira de identidade, CPF, RG e comprovante de residência. Caso o idoso esteja presente no ato do cadastramento já poderá receber a dose da vacina, de acordo com idade/data.