quarta-feira, 20 de janeiro de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GRUPO ARMADO MATA 4 PESSOAS NA PRAIA DE JAGUARIBE NA ABERTURA DO ANO

SESAB informa que foram 30 óbitos pela Covid nesta terça-feira, 5
05/01/2021 às 10:47
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.077 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 2.701 recuperados (+0,6%). Dos 499.900 casos confirmados desde o início da pandemia, 485.976 já são considerados recuperados e 4.648 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,46%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.357,89), Muniz Ferreira (8.582,59), Conceição do Coité (8.471,45), Jucuruçu (8.152,53) e Pintadas (8.067,45).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 888.816 casos descartados e 123.006 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (05).

  5. Na Bahia, 37.044 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 30 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                   ******
   8. Em seu primeiro dia de trabalho em 2021, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, 5, que o Brasil está ''quebrado". Para apoiadores, ele disse que não "consegue fazer nada" e citou como exemplo as mudanças na tabela do Imposto de Renda.

  9. "O Brasil está quebrado, chefe. Eu não consigo fazer nada. Eu queria mexer na tabela do Imposto de Renda, tá, teve esse vírus, potencializado pela mídia que nós temos, essa mídia sem caráter ", afirmou Bolsonaro a um apoiador na saída do Palácio da Alvorada.

  10. A ampliação da isenção do IR é uma das promessas de campanha de Bolsonaro que nunca saíram do papel. Em 2019, o presidente chegou a retomar o assunto algumas vezes ao afirmar que a ampliação estava sendo estudada pelo governo.

  11. Atualmente, quem ganha até R$ 1,9 mil por mês está isento de declarar o IR. Bolsonaro já chegou a dizer que gostaria de aumentar a isenção da tabela do IR para quem ganha até cinco salários mínimos até o final de seu mandato (hoje, R$ 5,5 mil). A ideia, contudo, já enfrentava resistência da equipe econômica ainda em 2019, quando as contas do governo não estavam afetadas pela crise do novo coronavírus.

  12.  (FEIRA) O prefeito Colbert Filho nomeou mais cinco nomes que vão compor o primeiro escalão do seu governo. Os decretos foram publicados no Diário Oficial Eletrônico, edições de segunda-feira, 4, e desta terça-feira, 5.  Cleudson Almeida deixa o Procon para assumir a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). Carlos Brito se mantém na Secretaria de Planejamento (Seplam), assim como Gilberte Lucas continua no cargo de diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana. 

  13. Pablo Roberto continua na Secretaria de Desenvolvimento Social e Joedilson Machado foi nomeado para a Secretaria de Relações Interinstitucionais. Na Secretaria de Saúde, Jailson Rodrigues Duarte assume interinamente. Ele vai acumular o cargo de diretor do Departamento de Gestão da Rede Própria da secretaria.  Empossados Foram reconduzidos aos seus respectivos cargos, na manhã de ontem (4), Edson Borges, na Secretaria de Comunicação Social; 

  14.  Expedito Eloy, Secretaria da Fazenda;  Denilton Brito, Secretaria de Governo e Moacir Lima, Secretaria de Prevenção à Violência. O prefeito Colbert Filho também já nomeou Saulo Figueiredo para permanecer como titular da Secretaria de Transportes e Trânsito
 
  15. Um grupo de homens armados invadiu a praia de Jaguaribe e atirou contra seis pessoas. Quatro delas morreram e outras duas ficaram feridas.  De acordo com informações preliminares da polícia, quatro homens chegaram à praia de moto e dois deles desceram até a faixa de areia. 

  16. Ao identificarem um desafeto, iniciaram os disparos que acabou atingindo outras pessoas que correram desesperadas na praia. O alvo da ação era Lucas Santos de Souza, de 27 anos, que foi atingido e morreu na hora.

   17. Outras três vítimas que curtiam a praia e não eram alvo dos criminosos foram baleadas e também não resistiram. Uma delas, que morreu na areia da praia, era Juliana Celina da Santana Silva Alcântara, de apenas 20 anos.

  18. Outros dois homens atingidos chegaram a ser socorridos para a Unidade de Pronto-Atendimento de Itapuã, mas não resistiram e morreram pouco após dar entrada na unidade de saúde. Eles foram identificados pela polícia como um adolescente de prenome Igor Oliveira Lima Filho, de 17 anos, e André Luiz Cunha dos Santos - não há informações sobre a idade.

  19. Uma das primeiras "fake news" de 2021 teve como alvo Caetano Veloso, Maria Bethânia, Regina Casé, Mart’Nália e outros artistas. Eles aparecem em um vídeo aglomerando, sambando e curtindo o que seria uma festa de Réveillon na Bahia. As imagens são reais, porém foram gravadas em 2019, não nesta última virada como propagado em algumas páginas e perfis.

  20. O advogado de Caetano, Caio Mariano, notificou a cantora Nadya Jorda pelo próprio Facebook. "Na qualidade de advogado de Caetano Veloso e familiares, venho por meio desta solicitar a imediata remoção da postagem realizada através do link Referida postagem afirma falsamente que o artista, amigos e familiares estariam aglomerando socialmente em plena pandemia, atribuindo a estes a prática irresponsável e criminosa de aglomeração social em tempos de pandemia ocasionada pela Covid-19. Tal pratica é totalmente repudiada por todos aqueles filmados no referido vídeo, que se trata de registro de um evento familiar ocorrido no ano de 2019".

  21. Para permitir o avanço das obras na região da Avenida Tancredo Neves, a via precisará ser estreitada nas imediações do Salvador Trade Center e na Avenida Magalhães Neto. As intervenções são temporárias e terão início nesta quarta-feira (6). Agentes de trânsito estarão nos locais ordenando o trânsito e orientando condutores, pedestres e passageiros. A sinalização também será reforçada na região.

   22. Na Avenida Tancredo Neves, será necessário interditar uma faixa de tráfego, no lado esquerdo da via, nas imediações do Edifício Salvador Trade. O bloqueio tem como objetivo o início das obras da construção do mergulho, ou seja, uma ligação subterrânea, que será implantado no local. A previsão é que o trecho seja completamente liberado em seis meses.

   23. Já na Avenida Magalhães Neto, os veículos terão apenas uma faixa de tráfego a partir da Concessionária Hyundai, num trajeto de aproximadamente 30 metros. Os condutores que tiverem como destino a região do Iguatemi ou Paralela têm como opção entrar no Costa Azul, nas imediações do Supermercado G Barbosa, e seguir pela Rua Arthur de Azevêdo Machado. Neste ponto, a via deverá ser completamente liberada na próxima terça-feira (12).

  24. 2020 foi o ano em que o Brasil alcançou a marca histórica no número de empreendedores, segundo o Sebrae de Notícias, 25% da população adulta está envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio de até 3, 5 anos de atividade. A pandemia foi um grande contribuinte para o aumento, e depois de um ano cheio de desafios o que se esperar para os profissionais do segmento?  

  25. Segundo Marcus Casaes, vice-presidente da Associação de Jovens Empreendedores na Bahia (AJE-BA), para seguir ou começar a empreender em 2021, segue sendo de extrema importância fazer uma pesquisa do mercado, buscando conhecer e entender profundamente a área na qual se pretende atuar para poder se diferenciar. Ele ainda ressalta algumas áreas que devem continuar crescendo, e se mostram ser tendência para o ano que está vindo, são elas:  

   26. Segundo dados do IBGE, o número de animais vivendo em lares brasileiros ultrapassam os 139 milhões. Entre estes estão cães e gatos, mas também, peixes, aves, répteis e mamíferos de pequeno porte que movimentaram um mercado de mais de 34 bilhões em 2019.  

   27. Inovando por meio de serviços móveis que chegam até os tutores e atendendo inclusive, animais exóticos, como também os serviços previamente utilizados como passeadores, creches e hotéis, vêm se mostrando em alta. Ainda segundo Casaes, outra área em expansão para os bichinhos é a da alimentação saudável, já que a saúde deles também é uma preocupação para os donos.