quarta-feira, 20 de janeiro de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VÁRIAS RUAS DE SALVADOR ESTARÃO COM BARRERIAS NA NOITE DA VIRADA

Veja abaixo as ruas e os calçadões que serão fechados com barreiras
29/12/2020 às 11:48
  1. O Brasil registrou nesta terça-feira (29) o maior número de mortes por covid-19 em um único dia: 1.111 óbitos. A cifra diária é a mais elevada desde 15 de setembro, quando foram computados 1.113 óbitos, segundo dados do governo, que têm apontado para um repique da Covid-19 no País.

  2. Os números diários voltaram a subir após permanecerem três dias abaixo da média, período que englobou o feriado de Natal e o final de semana, quando costuma haver contagens menores em função do represamento de testes.

  3. Ao todo, o Brasil acumula 192.681 vítimas fatais pela doença, ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde. 

  4. O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

  5. Estado brasileiro mais afetado pela doença, São Paulo atingiu nesta terça as marcas de 1.440.229 casos e 46.195 mortes. Minas Gerais é o segundo Estado com maior número de infecções pelo coronavírus registradas, com 529.653 casos, mas o Rio de Janeiro é o segundo com mais óbitos contabilizados, com 25.078 mortes.

                                                           *****
   6. (BAHIA) Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.206 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 3.134 recuperados (+0,7%). Dos 487.691 casos confirmados desde o início da pandemia, 472.868 já são considerados recuperados, 5.751 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  7. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  8. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,59%) Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.272,99), Muniz Ferreira (8.407,44), Conceição do Coité (8.291,30), Pintadas (8.000,38), Jucuruçu (7.900,50).

  9. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 879.989 casos descartados e 122.973 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (29).

  10. Na Bahia, 36.346 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  11. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 31 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  12. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

                                                    ******
  13. Com o feriadão de fim de ano chegando, os serviços municipais funcionarão por meio de esquema especial para atender toda a população com segurança, evitando aglomerações na capital baiana. 

  14.  A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) promoverá restrições de circulação e estacionamento de veículos na Barra e no Comércio. Nos dois bairros as alterações começam às 18h da quinta-feira (31) e duram até às 6h do dia 1° de 2021. 

  15. Na Barra, será proibido o estacionamento e a circulação de veículos nas seguintes vias: Av. Sete de Setembro (no trecho entre o Porto da Barra e o Largo do Farol da Barra) e na Av. Oceânica (no trecho entre o Largo do Farol da Barra e a Rua José Sátiro de Oliveira, que fica em frente ao Clube Espanhol). Os condutores oriundos da Ladeira da Barra que circulavam nesses trechos interditados deverão fazer o retorno no Porto da Barra.  

  16. Já aqueles que querem ir ao sentido Centro ou Ondina deverão dar preferência por vias internas, como Rua José Sátiro de Oliveira (Morro do Gato), Av. Centenário, Rua Augusto Frederico Schimidt, Rua Marquês de Caravelas. Já no bairro do Comércio, os agentes da Transalvador também estarão no Comércio na noite da Virada ordenando as restrições no tráfego. Na região serão proibidos estacionamento e circulação de veículos nas seguintes vias: Av. da França (pista à direita), Rua da Bélgica, Praça Visconde de Cairu, Av. Lafayete Coutinho. 

  17. Ou seja, os condutores que estiverem na região do Campo Grande sentido Cidade Baixa deverão seguir pela Rua Forte de São Pedro, Av. Sete de Setembro, Praça da Piedade, Av. Joana Angélica. Aqueles que estiverem na Av. Engenheiro Oscar Pontes sentido Cidade Alta devem passar pela Av. da França (pista à esquerda), Rua da Suécia, Túnel Américo Simas. 

   18. Instalação de barreiras – Para conter o fluxo de pessoas e veículos, serão instaladas barreiras fixas, semi fixas e móveis nos seguintes pontos da cidade: Serão instaladas barreiras fixas, na Barra, nas seguintes interseções: Rua Barão de Itapoan / Av. Sete de Setembro; Largo do farol da Barra / Av. Almirante Marques de Leão; Rua Alfredo Magalhães / Av. Oceânica; Rua Dom Marcos Teixeira / Rua Afonso Celso; Rua Alfredo Magalhães / Rua Afonso Celso; Rua Prof. Lemos Brito / Rua Afonso Celso; Travessa Marquês de Leão / Rua Afonso Celso; Rua Francisco Otaviano / Av. Oceânica; Rua Prof. Fernando Luz / Av. Oceânica; Rua Leone Ramos / Av. Oceânica; Rua Dr. Artur Neiva / Av. Oceânica; Rua Carlos Chiacchio / Av. Oceânica; Rua José Sátiro de Oliveira / Av. Oceânica. 

  19. Já as barreiras móveis na Barra, ficarão localizadas nos seguintes pontos: Av. Sete de Setembro / Rua Barão de Sergy (Porto da Barra); Rua Marquês de Caravelas / Rua Cezar Zama; Rua Afonso Celso / Rua Miguel de Burnier / Rua Marquês de Caravelas; Av. Centenário (último Retorno); Rua Airosa Galvão / Rua Miguel Burnier; Av. Oceânica (Ed Costa Espanha) desvio Rua José Sátiro de Oliveira (Morro do Gato). 

   20. No bairro do Comércio, serão instalados três tipos de barreiras, sendo elas, fixas na Ligação Campo Grande / Av. Reitor Miguel Calmon; Ladeira do Gabriel - acesso à Av. Lafayete Coutinho; Rua Visconde de Mauá / Ladeira da Preguiça; Ladeira da Preguiça / Rua da Conceição da Praia; Rua do Corpo Santo / Rua da Conceição da Praia; Rua da Conceição da Praia / Rua Santos Dumont; Rua da Bélgica / Rua Portugal; Av. Estados Unidos / Praça da Inglaterra; Rua do Algibebes / Rua dos Ourives; Rua Pinto Martins / Rua do Corpo Santo; Ladeira da Montanha / Rua Pinto Martins; Ladeira da Montanha / Ladeira da Conceição da Praia. 

  21. As barreiras semi fixas ficarão na Rua Miguel Calmon / Rua Pinto Martins (Cilindros); Avenida Estados Unidos / Rua da Polônia (Cilindros); Rua Forte de São Pedro / Rua Gamboa de Cima. Já as barreiras móveis,  serão instaladas na Av. Reitor Miguel Calmon / Viaduto acesso Campo Grande; Av. Lafayete Coutinho / Solar do Unhão; Ladeira dos Aflitos / Ladeira do Gabriel; Av. Lafayete Coutinho / Porto Trapiche Residence; Avenida da França / Codeba Galpão 3; Avenida da França / Rua da Polônia; Rua Chile / Praça Castro Alves. 

  22. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vai realizar uma programação especial para o réveillon em Salvador, nas áreas onde haverá queima de fogos de artifício na cidade. A operação acontecerá entre os dias 31 de dezembro de 2020 e 1° de janeiro de 2021 que contará com o efetivo de fiscais da Semop em dois turnos, das 8h às 20h e 18h às 6h. Dentro das atribuições relacionadas à pasta, serão disponibilizados 100 prepostos para a fiscalização do ordenamento do comércio de rua com o objetivo de coibir qualquer tipo de atividade informal. 

  23. Além disso, 32 fiscais de poluição sonora irão atuar pela cidade obedecendo a Lei do Silêncio. Na faixa litorânea, no trecho que corresponde entre Jardim de Alah a Ipitanga. Foram disponibilizados 28 salva-vidas para ocorrências de afogamento. As operações ainda contaram com o apoio logístico da Guarda Civil Municipal (GCM). 

   24. Com objetivo de realizar rondas e fiscalizar as áreas restritas, cerca de 170 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) atuarão entre 7h do dia 31 de dezembro de 2020 até às 5h do dia 1° de janeiro de 2021, para evitar aglomerações e prestando apoio às atividades de fiscalização dos demais órgãos públicos municipais. 

  25. Os mercados municipais administrados pela Prefeitura, através da Semop, funcionarão normalmente, até o dia 31 de dezembro de 2020, retornando suas atividades somente no dia 4 de janeiro de 2021.