Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID 19: NÚMERO DE INFECTADOS NA BAHIA REDUZ PARA 7.811 CASOS ATIVOS

No Brasil foram mais 487 mortos com total no ano de 190.480 óbitos
25/12/2020 às 19:18
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.211 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.299 recuperados (+0,5%). Dos 480.764 casos confirmados desde o início da pandemia, 463.999 já são considerados recuperados, 7.811 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. s casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,65%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.227,27), Muniz Ferreira (8.259,23), Conceição do Coité (8.133,67), Pintadas (7.914,15), Jucuruçu (7.900,50).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 875.103 casos descartados e 125.012 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (25).

  5. Na Bahia, 35.926 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 30 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                      ******
  8. O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira mais 22.967 casos confirmados de covid-19 no país, com 482 novas mortes. Com o resultado divulgado nesta sexta-feira, o Brasil acumula 190,48 mil mortos de covid-19 e 7,45 milhões de casos. Há ainda 6,46 milhões de recuperados da doença e 2,35 mil em investigação.

  9. O Estado de São Paulo teve registro de 3,6 mil novos casos, com 37 mortos. O Estado lidera a contagem de vítimas fatais da epidemia, com 45,8 mil mortos. O número acumulado de casos em São Paulo é de 1,42 milhão. O Rio de Janeiro está em segundo, com 24,9 mil mortos e 419,15 mil casos, enquanto Minas Gerais conta 11,6 mil vítimas fatais e 520,2 mil casos.

  10. Segundo o ministério, o Ceará não informou os dados para o boletim desta sexta-feira por problemas técnicos.
                                                       *******
  11. A Escola Municipal Roberto Correia, em Pau da Lima, está de cara nova e completamente adaptada para o enfrentamento à Covid-19. Com reconstrução realizada pela Prefeitura, a estrutura foi entregue em cerimônia simbólica realizada nesta quarta-feira (23), com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral.

  12. O valor total investido foi de quase R$6 milhões para o novo imóvel, erguido após a precária e comprometida infraestrutura em pré-moldado ser demolida. Durante o período de reconstrução, a unidade escolar passou a funcionar em um imóvel alugado, na mesma rua, a Pastor José Guilherme de Morais.

  13. Agora, a Escola Municipal Roberto Correia está mais ampla e confortável, com mais de 2 mil m² de área construída, 18 salas de aula, todas climatizadas e com capacidade para atender a 1.080 alunos do Ensino Fundamental I (do 1° ao 5° ano, além dos programas de regularização de fluxo Se Liga e Acelera), nos turnos matutino e vespertino. Antes das intervenções, a escola dispunha de apenas nove salas de aula, com capacidade para 501 alunos.

  14. Durante a entrega, ACM Neto lembrou-se da transformação feita nos últimos anos nas unidades escolares. “Imagino a emoção dos professores que ensinavam aqui na antiga escola, que sempre sonharam em ter uma casa nova, assim como os alunos e as famílias. 

  15. Quando chegamos as escolas estavam abandonadas, malcuidadas, algumas, literalmente caindo aos pedaços, mais de 40 delas eram em pré-moldado, com todas as consequências físicas para alunos e professores. Hoje nós temos escolas novas, escolas no mais elevado padrão de qualidade”.

  16. O Governo do Estado construirá novas escolas nos municípios de Serrolândia, Ituaçu, Floresta Azul e Presidente Dutra. O aviso de licitação foi publicado, nesta quinta-feira (24), no Diário Oficial do Estado, para a construção das escolas sob a gestão da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). 

  17. As novas unidades escolares seguem um novo padrão adotado pelo Estado, com uma ampla infraestrutura que contempla, além das salas de aulas, equipamentos como bibliotecas, laboratórios, quadra coberta, campo de futebol socyte e auditório.

  18.  “A construção destas unidades escolares faz parte do programa do Governo do Estado que prevê a implantação de 60 novas escolas na Bahia, até 2020. É um compromisso do governador Rui Costa e que estamos cumprindo com a requalificação da rede física das nossas escolas, com o objetivo de dotar a rede estadual de ambientes mais atrativos e adequados à aprendizagem dos estudantes”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. 

  19. Neste ano, mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, o Estado entregou três novas escolas, o Colégio Estadual do Campo Anderson França, no município de Prado; o Colégio Estadual Quilombola Luís José dos Santos, em Campo Formoso; e Colégio Estadual Professora Maria Tereza de Oliveira, em Novo Triunfo. 

  20. desse ano. Essas iniciativas, implementadas em parceria com outras empresas e autoridades públicas, transformaram resinas plásticas e químicos em embalagens para álcool líquido e gel, produção de água sanitária, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e até a impressão 3D de hastes para máscaras de proteção.

  21. De acordo com a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, as medidas adotadas pela companhia, que produz matérias-primas fundamentais para abastecer os setores essenciais da sociedade, incluindo a saúde, colaboraram no enfrentamento ao coronavírus. 

  22. "A química e o plástico se confirmaram como soluções cruciais nesse momento de pandemia, contribuindo para garantir a proteção e preservação da saúde da população. Promovemos uma série de ações com foco na segurança dos profissionais de saúde e das comunidades próximas, contribuindo para mitigar os impactos da pandemia", pontua Magnólia Borges.

  23. Entre as iniciativas promovidas na Bahia, a Braskem doou 150 mil máscaras para a Prefeitura de Camaçari e 400 para o 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros do mesmo município. Já o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) de Salvador recebeu 125 macacões para reforçar a proteção dos profissionais de saúde do órgão.

  24. A parceria da companhia com as Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte também viabilizou a produção de 32 mil litros de água sanitária, que foram encaminhadas para unidades de saúde na Bahia, contribuindo para higienização desses espaços e prevenção do coronavírus. Em ação conjunta com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia, a Braskem ainda doou 3 respiradores para tratamento de pessoas com Covid-19 para uso pela rede hospitalar estadual.

  25. A Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) foi beneficiada com a entrega de 38,4 mil unidades de sacos de resíduos, 20 mil aventais e 2,5 mil capas plásticas. Os materiais foram fabricados pela Termoplast, Grupo Lord e PHX, respectivamente, com insumos doados pela Braskem, com o intuito de contribuir com a proteção dos profissionais de saúde do Hospital Santo Antônio, que pertence à Osid, e higienização da unidade.