Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA TEM 8.635 CASOS ATIVOS DA COVID E NESTE SÁBADO FORAM 25 ÓBITOS

Segunda-feira, 23, o prefeito ACM Neto anuncia como será o reveillon de Salvador
21/11/2020 às 19:34
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.781 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 1.381 recuperados (+0,4%). Dos 383.945 casos confirmados desde o início da pandemia, 367.229 já são considerados recuperados, 8.635 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,17%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.097,44), Itabuna (6.792,89), Madre de Deus (6.774,76), Almadina (6.698,39) e Aiquara (6.657,67).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 783.983 casos descartados e 96.261 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (21).

  5. Na Bahia, 30.645 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 20 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                    ******
  8. Segunda-feira, 23, no Terminal Náutico do Comércio o prefeito ACM Neto dá coletiva à imprensa para falar da virada 2020/2021 quando deixará o cargo. Vai ser o reveillon da despedida.

  9. 6. Muitos turistas neste sábado no Pelourinho mesmo com a pandemia ainda ameaçando.

  10. Estão abertas até a próxima sexta-feira (dia 27), as inscrições gratuitas do Vestibular 2021.1 da Unijorge. Este ano, devido à pandemia da Covid-19, as provas do Vestibular Nossa Vez serão realizadas de forma 100% online no próximo sábado (dia 28), das 8h30 às 13h30. 

  11. A aplicação das provas segue o modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), onde os estudantes poderão testar seus conhecimentos e ainda usar a nota para entrar na Unijorge sem esperar pelo Enem. Os alunos do 3º Ano do Ensino Médio poderão se inscrever pelo site transformauj.com.br/UJExperience.

  12. Os três primeiros colocados no Vestibular Nossa Vez irão ganhar uma bolsa mérito de 100%. Cada candidato pode optar apenas por um curso no processo de inscrição. Entre os 27 Cursos Superiores de Tecnologia, bacharelado e licenciatura oferecidos, estão Gestão de Recursos Humanos, Logística, Marketing, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Jornalismo, Educação Física, Pedagogia, História, Letras, e outros.

  13. Os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), ofertados pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), entram na fase de conclusão com a participação de 6.710 estudantes, dentre eles indígenas, quilombolas, agricultores familiares e camponeses assentados, o que corresponde a 100% das vagas de matrícula oferecidas à toda a população do Estado. 

  14. As atividades dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) estão sendo realizadas em formato on-line, na modalidade de Educação à Distância (EaD), desde 20 de julho, e englobam cursos de Agente de Assistência Técnica e Extensão Rural; Agricultor Familiar; Agricultor Orgânico; Microempreendedor Individual; Assistente de Recursos Humanos; e Promotor de Vendas.

  15. Frutos do cerrado como baru , jatobá , cajuzinho do Cerrado, mangaba, mamacadela , pequi , cagaita e pimenta de macaco são o foco da oficina. Nela, a educadora, cozinheira, e proprietária do restaurante Buriti Zen, Ana Paula Boquadi, demonstra como preparar um Brownie de jatobá com baru e sorvete de cajuzinho do Cerrado, utilizando os frutos do Cerrado da Madalena, extrativista que trabalha há 6 anos com a colheita de frutos do Cerrado brasileiro. Em seguida, Ana Paula e Madalena participam juntas de um bate-papo com a mediação da professora doutora Ana Paula Jacques. 

  16. A atividade acontece online e proporciona oportunidade de bate-papo com o público, aproximando-o da cultura alimentar de uma desse Bioma.

  17. De acordo com dados do Governo Federal, entre 2010 e 2018 foram registrados no Brasil mais de 774 mil imigrantes. Segundo dados divulgados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) só em 2018, o Brasil reconheceu 1.086 refugiados de diversas nacionalidades. 

  18. Ao todo, são mais de 11 mil pessoas reconhecidas como refugiadas pelo Estado brasileiro. Nesse contexto, o Centro de Serviços ao Migrante (CSM) UNIFACS realiza, na próxima quarta-feira (25) às 15h, o Seminário sobre Direitos Humanos, Migrações e Cidadania.  

   19. O evento, que faz parte do FUSCA - Festival UNIFACS de Sustentabilidade, Cultura e Arte, é gratuito, online e aberto ao público. O seminário acontece através da plataforma  blackboard collaborate ultra. As inscrições podem ser feitas através do link: encurtador.com.br/dkvwT 

  20. O seminário tem como objetivo debater sobre o papel das instituições e da sociedade civil na construção de uma rede de apoio e acolhimento à migrantes no Brasil para apoiar nessa integração e, consequentemente, na construção de uma cidadania desses migrantes. 

  21. Para isso, participam do evento representantes do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), Polícia Federal, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) da ONU e Prefeitura de Salvador. Além do Reitor da UNIFACS.  

    22. Estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e publicado pelo jornal Plos Biology, destacou os quase 100 mil pesquisadores mais influentes no mundo. Considerado de alta credibilidade e excelência científica, o banco de dados atualizado de cientistas destacou 600 brasileiros, dentre eles, o professor da Uesb, Marcos Bezerra. Participar da lista representa que o docente é um dos mais influentes do mundo no ano de 2019.

  23. O professor Marcos Bezerra é lotado no Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Química e do Programa de Pós-Gradução em Genética, Biodiversidade e Conservação, no campus de Jequié. 

  24. Com larga experiência em pesquisas e orientações de discentes, ele possui 100 artigos publicados, a maior parte deles nos Qualis A e B da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Realmente, eu não esperava aparecer nesse ranking. Há tantos excelentes pesquisadores em nosso país e fora dele, trabalhando nas fronteiras da ciência e com uma produção de excelente qualidade, que me senti imensamente honrado”, contou o professor.

   25. Em 22 de novembro de 1676, a Diocese de São Salvador da Bahia foi elevada à dignidade de Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Portanto, no próximo domingo, iremos celebrar os 344 anos deste momento importante, quando a Arquidiocese foi desmembrada de Lisboa, em Portugal, e tornou-se a Sé Metropolitana do Brasil.

   26. Ainda neste dia, a Igreja celebra a Solenidade de Cristo Rei do Universo e o Dia do Leigo, e a nossa Arquidiocese irá se despedir de Dom Hélio Pereira dos Santos, que colaborou com o pastoreio na Arquidiocese de Salvador, como bispo auxiliar, e agora tomará posse como bispo coadjutor da Diocese de Serrinha.

  27.. A última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano de Futebol Série B acontece neste domingo e vai definir os dois times que disputarão o título. UNIRB e Teixeira de Freitas se enfrentam no Estádio Antônio de Figueiredo Carneiro, em Alagoinhas, com transmissão ao vivo pela TVE, às 15h, e também no Youtube.com/tvebahia e Facebook.com/tvebahia

  28. Na última partida o UNIRB empatou em 0 a 0 com Canaã. O clube segue líder do campeonato com 8 pontos. O Teixeira de Freitas perdeu para o Colo-Colo na última rodada e segue na lanterna - ainda sem pontuar na competição. A disputa segue indefinida para quem chegará a final entre Colo-Colo (7 pontos), Jequié (7 pontos), Canaã (5 pontos) e Barcelona (5 pontos).