quinta-feira, 26 de novembro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA INAUGURA BANCO DE LEITE HUMANO COM CAPACIDADE PARA 7 MIL COLETAS

Bahia registrou 653 novos casos da covid 19 com 22 mortes em várias datas
17/11/2020 às 19:50
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 653 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 946 recuperados (+0,3%). Dos 375.374 casos confirmados desde o início da pandemia, 360.594 já são considerados recuperados e 6.791 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,31%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.019,07), Itabuna (6.748,33), Madre de Deus (6.732,09), Almadina (6.698,39), Aiquara (6.590,19).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 770.997 casos descartados e 87.982 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (17).

  5. Na Bahia, 30.176 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 22 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                     ******
  8. O Brasil voltou a registar aumento nas taxas de transmissão do coronavírus segundo dados divulgados nesta terça-feira, 17, pelo Imperial College de Londres. A taxa de transmissão do vírus chegou a 1,10 no País. Há três dias o índice era estimado em 0,94.

  8. Uma taxa de transmissão de 1,10 significa que cem pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 110. A partir de abril, o País apresentou taxas acima de 1, situação considerada "fora de controle". Em agosto, o índice baixou.

  9. O Imperial College recomenda cautela na análise dos dados uma vez que "o registro de mortes e casos no Brasil está mudando frequentemente". Nas últimas semanas, houve falhas nos sistemas de registro do Ministério da Saúde e, portanto, subnotificação de infecções e mortes pela covid-19. A instituição vem fazendo projeções matemáticas do crescimento da pandemia e avaliações das ações em andamento.

  10. Os dados de aumento da taxa de transmissão, no entanto, coincidem com uma alta das internações por covid-19 já registradas em São Paulo e outros Estados. A média diária de novas internações ligadas à covid-19 em São Paulo subiu 18% na última semana, segundo dados divulgados na segunda-feira, 16, em coletiva de imprensa.

  11. Com a capacidade de realizar 7 mil coletas por ano, o Banco de Leite Humano da Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto foi inaugurado nesta terça-feira (17), pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e pela subsecretária estadual da Saúde, Tereza Paim, como parte das ações de sensibilização ao nascimento prematuro, cujo problema afeta 340 mil bebês todos os anos no Brasil, sendo 21 mil na Bahia.

  12. De acordo com a subsecretária, “neste 17 de novembro, o planeta chama atenção para o Dia Mundial da Prematuridade. Faremos a inauguração de um Banco de Leite Humano em cada uma das nove macrorregiões, pois estes equipamentos são fundamentais no combate à emergência nutricional dos bebês prematuros. Aqui o leite é colhido, pasteurizado, porcionado e entregue aos bebês que estão internados nesta ou em outras maternidades”, explica Tereza Paim.

  13. O secretário Fábio Vilas-Boas explica que o leite materno deve ser o único alimento do bebê até o sexto mês de vida, pois possui todos os nutrientes necessários para o seu crescimento saudável. “Através do leite materno o bebê recebe anticorpos da mãe para proteção contra diarreia e infecções, além de diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade. 

  14. O aleitamento materno ainda traz benefícios também para a mãe: reduz os riscos de a mulher desenvolver, no futuro, câncer de mama e ovário, ajuda na perda de peso e acelera a recuperação após o parto, além de aumentar o vínculo afetivo com o filho”, enfatiza o secretário.

  15. Com a inauguração de hoje, a Bahia passa a contar com oito Bancos de Leite Humano, distribuídos nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Itabuna. Para as interessadas em doar na Maternidade José Maria de Magalhães Netto, o funcionamento é das 7h às 19 horas, durante todos os dias da semana. A unidade está localizada na Rua Marquês de Marica, s/n, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador.

  16. A prematuridade é o nome que se dá a condição do bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação. A classificação pode ser com relação à idade gestacional e ao peso ao nascer. Um bebê é considerado prematuro extremo quando nasce antes de 28 semanas e 0 dia de gestação. Já os que nascem entre 28 semanas e 0 dias a 31 semanas mais 6 dias são considerados pré-termo, enquanto os prematuros moderados são os bebês nascidos entre 32 semanas e 0 dias a 36 semanas mais 6 dias. 
 
  17. Existem, ainda, os prematuros tardios que são os bebês nascidos entre 34 semanas e 0 dias a 36 semanas mais 6 dias, sendo esta uma subcategorização do moderado. Quanto ao peso de nascimento, são classificados como recém-nascido de baixo peso quando menores de 2500g ao nascer, de muito baixo peso quando estão abaixo de 1500g ao nascer e de extremo baixo peso inferiores a 1000g ao nascer.

  18. O aeroporto de Paulo Afonso, na região do Vale do São Francisco, agora está sob a responsabilidade do Governo da Bahia. O equipamento aeroportuário foi delegado ao Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (Minfra). 

  19. A operação no aeroporto do município localizado entre os estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco é feita com aviação regular e geral e tem a capacidade de receber aeronaves com até 160 passageiros.

  20. O Governo do Estado será responsável pela exploração do aeroporto pelos próximos 35 anos. A publicação do termo de convênio saiu no Diário Oficial da União (D.O.U.) da última sexta-feira (13). A Seinfra terá até o final do próximo ano para assumir definitivamente a gestão e administração aeroportuária, que atualmente é de responsabilidade da Infraero. Nesse período serão feitos os procedimentos necessários a fim de contratar uma nova concessionária para operar o equipamento.

  21. Com o de Paulo Afonso, a Bahia passa a ter 11 aeroportos aptos a operar com voos regulares. A Seinfra vem realizando importantes ações para o desenvolvimento da aviação regional baiana. “Estamos construindo os novos aeroportos de Bom Jesus da Lapa e de Senhor do Bonfim. 

  22. Eles tem a previsão de ser concluídos no segundo semestre de 2021. Além disso, o processo de licitação para contratar empresa a fim de elaborar o projeto de reforma e ampliação do aeroporto de Barreiras está na fase de análise de propostas”, destaca Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura.

  23. O vice-líder do PP na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Niltinho, afirmou hoje (17) que a “exponencial atuação do PP no pleito municipal de 15 de novembro torna legítima a permanência do partido na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia”.

  24. Em nível nacional, o PP elegeu 672 prefeituras, salto de 35,8% frente ao total de 2016, e mais de 6 mil vereadores eleitos, aumento superior a 30% em relação às cadeiras de 2016. O PP foi o segundo partido a conquistar mais prefeituras baianas. Foram 92 cidades em que o partido saiu vencedor neste ano. “O partido tem crescido bastante, isso demonstra que o nosso trabalho está em sintonia com os anseios populares. Sendo assim, defendo que o partido continue com a Presidência da Alba”, disse Niltinho.

   25. O SAC Paralela, no Shopping Paralela, e o SAC Servidor, que funciona no Multishop Boca do Rio, suspendem as atividades na próxima semana. Ambos os postos se despedem dos endereços atuais, retomando o atendimento de forma unificada, em um novo local. As unidades darão lugar ao SAC Pituaçu, que vai atender de segunda a sexta-feira, de 7h às 15h30; e aos sábados, de 8h às 12h.

   26. O novo posto SAC Pituaçu, que vai funcionar no Terminal Pituaçu, será inaugurado na semana que vem. São 14 unidades parceiras, oferecendo diversos serviços, como RG, CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dentre as unidades, três são novas: Embasa, Procon e Sefaz Municipal. O atendimento ao público começa no dia seguinte à inauguração.

   27. A mudança de local melhora o acesso das pessoas. O posto fica dentro de um terminal de ônibus, interligado com a estação do Metrô Pituaçu, e perto dos pontos de ônibus da Avenida Paralela, nos dois sentidos. Outra vantagem da nova localização, para servidores do Estado, é a proximidade com o Centro Administrativo da Bahia (CAB).

  28. Durante sessão plenária realizada nesta terça-feira (17), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) decretou, por unanimidade, a extinção de uma medida cautelar que suspendia os efeitos da concorrência aberta para viabilizar a construção do Veículo Leve de Transporte (VLT).

  29. Mesmo não tendo efeito prático — já que à época o Governo da Bahia entrou com um mandado de segurança que garantiu, por liminar, o andamento do processo e a consequente assinatura do contrato de parceria público-privada — a medida reforça a segurança jurídica da ação.

  30. Para o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho, a decisão do TCE evidencia seu compromisso com as políticas públicas que visem o desenvolvimento do Estado da Bahia e o benefício da população de menor poder aquisitivo, que, neste caso, disporá de um sistema moderno, com maior segurança e conforto.

  31. “Embora a referida decisão aparentemente não altere a situação atual da concessão, ela inegavelmente empresta maior grau de segurança jurídica ao contrato, resolvendo uma questão procedimental importante, sem embargo da garantia do pleno exercício das medidas auditoriais. Louvo, portanto, a participação nesta votação, indistintamente, de todos os senhores Conselheiros”, conclui Paulo Moreno.