quinta-feira, 26 de novembro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CASOS NOVOS DA COVID NA BAHIA DIMINUIRAM MESMO COM AS ELEIÇÕES: 712

Veja nota do Diretório Estadual do PT sobrem as eleições municipais
16/11/2020 às 19:47
  1.Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 712 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 953 recuperados (+0,3%). Dos 374.721 casos confirmados desde o início da pandemia, 359.648 já são considerados recuperados e 7.106 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  3. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  4. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,33%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.019,07), Itabuna (6.738,49), Madre de Deus (6.727,35), Almadina (6.698,39), Aiquara (6.590,19)

  5. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 769.994 casos descartados e 88.439 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (16).

  6. Na Bahia, 30.147 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

   7. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 24 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  8. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                        ******
  9. Atendimento médico humanizado para pacientes e famílias que estão enfrentando as dificuldades e sofrimentos próprios de doenças que exigem tratamentos de alta complexidade. Esse é o objetivo da prática dos Cuidados Paliativos, que está sendo implantada na Bahia pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) de forma pioneira no Brasil. 

  10. A abordagem é voltada para o controle de sintomas, dando mais conforto e qualidade de vida, e funciona em conjunto com o tratamento padrão de qualquer enfermidade que ameace a continuidade da vida.

   11. Um dos responsáveis pela elaboração do projeto, o médico Franklin Santana, explica que, na prática dos cuidados paliativos, o paciente é compreendido como um todo. “Levamos em conta aspectos que vão além do quadro de saúde, questões pessoais, crenças, religiosidade e tudo mais que possa fazê-lo se sentir quem ele é como pessoa e não apenas como um número de leito. Essa proposta está sendo realizada em 14 hospitais atualmente. Inicialmente, o foco eram unidades que fossem referência Covid-19, mas agora ampliamos a oferta para outras unidades e pacientes com outras doenças graves”, afirma o médico.

  12. Em cada um dos hospitais foi montada uma equipe multiprofissional, com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas. Por meio do programa de educação continuada, os profissionais foram capacitados para tratar sintomas físicos como dor, náuseas, insônia, falta de ar, dentre outros, além de solucionar questões envolvendo bioética e tratar das necessidades emocionais, sociais e espirituais do paciente e de sua família.

  13. Santana acrescenta que uma dos atividades mais difíceis para os profissionais que assistem o doente terminal é compreender, respeitar e dar sentido ao sentimento oriundo da perda iminente da vida. Por isso, é importante instrumentalizar as equipes de assistência a fim de realizar os cuidados pertinentes e de excelência em um momento tão delicado na existência do ser humano, que é o fim de vida. 

  14. “Para o paciente enfrentar bem a morte, é essencial sentir-se bem com tudo aquilo que diz crer. Por isso, é importante instrumentalizar as equipes que dão assistências aos pacientes”.

  15. Participe da oficina de culinária afro-brasileira com contações de mitos africanos inspirada no livro Cozinhando História. Os encontros acontecerão em ambiente virtual, com aulas ministradas por *Marlene da Costa e Vovó Cici*, educadoras do Espaço Cultural Pierre Verger. Ao final de cada aula, acontecerão sessões de bate-papo entre os inscritos e as oficineiras.

  16. sERÃO emitidos certificados e o acesso às aulas ficará disponível por um mês.

18/11 - Amalá e Acaçá
20/11 - Omolukun e Bolinho de Estudante
25/11 - Arroz de Hauçá e Cocada Puxa
27/11 - Acarajé, Abará e Bolo de Aipim

  17. Mais que participar de oficinas, você contribuirá para a manutenção das atividades do Espaço Cultural Pierre Verger, que atende semestralmente mais de 200 pessoas da comunidade do Engenho Velho de Brotas.

  13. Nota do deputado Isidório: Em 1° lugar quero parabenizar a chapa eleita para a Prefeitura de Salvador, Bruno Reis - Ana Paula, como também o gestor atual ACM Neto pelo apadrinhamento da mesma que todos sabem que foi peça fundamental para essa vitória. Só tenho a agradecer o carinho, o afeto e a confiança do povo soteropolitano destinado a mim durante a pré-campanha e os 45 dias de campanha. 

  14. Nas democracias não há derrotados, o que há é a soberana vontade popular que exige de todos no processo humildade e republicanismo. Assim sendo, aproveito o ensejo para parabenizar também os 43 novos vereadore(a)s eleitos ou reeleitos da nossa querida Capital. Ao passo que informo que continuarei orando por todas as autoridades constituídas do município, do Estado e da Nação.

  15. Nota do diretório do PT Bahia: - Fechamos mais um processo eleitoral. A democracia se fortalece e, por todo o Brasil, a chama da esperança reascende com a visível derrota do bolsonarismo. Na Bahia, as eleições municipais consolidaram a vitória do nosso projeto, este projeto que vem mudando a Bahia há 14 anos e onde a Base do Governo elegeu prefeitos e prefeitas em aproximadamente 350 cidades.

  16. Subimos de 762.365 para 1.119.698 milhões de votos majoritários; elevamos de 315 para 426 o número de vereadores e vereadoras petistas; e elegemos 32 prefeitos - sendo oito companheiras mulheres. Graças à força da nossa militância, a Bahia foi o estado que mais elegeu prefeitos do PT no país.

  17. Mas a batalha não se encerrou no último domingo. Temos uma importantíssima missão pela frente: vencer o segundo turno nas cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista. Conclamamos os filiados, militantes, dirigentes e parlamentares do PT de toda a Bahia para se juntar às campanhas de Zé Neto e Zé Raimundo. Vamos mostrar nossa vitalidade para eleger estes dois valorosos companheiros e libertar Feira e Conquista das amarras do atraso e do retrocesso.

  18. Agradecemos a todos e todas que construíram nossas campanhas pela Bahia inteira e desejamos muita sorte aos novos eleitos.

  19. O decreto estadual n° 20.104/2020, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (14), prorroga até dezembro a suspensão do recadastramento para aposentados e pensionistas do Estado. Desta forma, integrantes destes dois grupos não precisam realizar o recadastramento da Previdência Estadual até o final de 2020. Esta é a sétima prorrogação consecutiva da rotina, medida temporária com o objetivo de evitar a transmissão da COVID-19 na Bahia. 

   20. De acordo com a publicação, aposentados aniversariantes de dezembro - e pensionistas cujo benefício foi originado por servidor que também aniversariava neste mesmo mês - ficam dispensados de realizar a atualização dos dados cadastrais.

  21. Publicada no decreto estadual n° 19.586, do dia 27 de março deste ano, a medida teve seu texto original alterado pelos decretos n° 19.735/2020, n° 19.787/2020, n° 19.885/2020, nº 19.942, n° 20.012/2020 e n° 20.067/2020, que incluíram os meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro, respectivamente.  

   22. O recadastramento de inativos e pensionistas do Estado, realizado pela Superintendência de Previdência (Suprev), unidade vinculada à Secretaria da Administração (Saeb), acontece anualmente para assegurar a manutenção dos benefícios previdenciários. Vale ressaltar que não deixarão de ser pagos valores a quem esteja com o recadastramento 2020 pendente.  

   23. Mais informações podem ser obtidas pelo call center da Suprev, por meio dos telefones 0800 71 5353 (para chamadas de telefone fixo) ou (71) 4020-5353 (para ligações originadas do interior do estado e de celular) ou ainda no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).