Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

O VAI E VEM DA COVID NA BAHIA: NÚMERO ESTÁVEL COM 7.029 CASOS ATIVOS

Segmento do turismo dá primeiros passos diante a crise gerada pela pandemia do coronavirus
14/11/2020 às 19:43
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.349 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.351 recuperados (+0,4%). Dos 372.327 casos confirmados desde o início da pandemia, 357.776 já são considerados recuperados e 7.029 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3, Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,42%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.999,48), Itabuna (6.717,85), Madre de Deus (6.703,65), Almadina (6.698,39), Aiquara (6.567,70)).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 767.374 casos descartados e 89.713 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (14).

  5. Na Bahia, 30.042 profissionais da saúde foram para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 20 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                    *****
   8. Às 10h deste domingo (15), o governador Rui Costa acompanha a votação da Major Denice no campus da Uneb, no Cabula. Logo em seguida, o governador vota no Colégio Duque de Caxias, no bairro da Liberdade.

  9. O prefeito ACM Neto vota neste domingo (15) às 12h, na Escola de Administração da Ufba, no Vale do Canela (seção 205). Em função das medidas de segurança sanitário, o prefeito não estará acompanhado de lideranças ou colaboradores do município.

   10. O Turismo, seja ele de lazer ou negócio, foi um segmento fortemente impactado pela pandemia. Por isso, o tema permeou as discussões da Expo Retomada Salvador e foi tema de dois painéis do evento.  

  11. Num deles, o diretor-presidente do Salvador Bahia Airport, Julio Ribas, falou sobre a retomada de voos e dos diferenciais do destino Salvador para o reaquecimento da economia. Além disso, Ribas destacou a relevância do evento para a sinergia do segmento. “O evento mostrou o clima de cooperação e otimismo que o trade de turismo e eventos precisa para seguir com confiança”. 

   12. Já no setor hoteleiro, dois importantes nomes marcaram presença e corroboraram a importância de um trabalho conjunto para a promoção da cidade. Para Sueli Fernandes, gerente Comercial do Hotel Deville Prime, “a Expo Retomada representa uma esperança para o segmento de eventos, já que precisamos retomar o quanto antes, para movimentar o setor, já que é um dos que mais empregam, trazem negócios e rentabilizam as empresas”.  

   13. O psicólogo italiano Francesco Pellegatta apresentou, na noite desta quinta-feira (12), no Internacional Trade Center, no Stiep, a nova sede do seu Francesco Pellegatta Institute. Referência no campo do desenvolvimento pessoal e profissional no Brasil, o instituto passa a ter um espaço mais amplo e confortável, com projeto assinado pela Designer de Interiores Mary Gusmão.
 
  14. Pioneiro no Brasil na realização de consultas psicológicas e nutricionais, sessões de coaching e Eneacoching, terapias integrativas, treinamentos e cursos de PNL (Programação Neuro-Linguística), Time Line Therapy®️, Hipnoterapia e Eneagrama, o instituto passa a ter um auditório exclusivo para realização dos cursos, que voltam a acontecer já neste mês, seguindo os protocolos exigidos pelas autoridades competentes.
 
  15. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) emitiu 879 credenciais da Zona Verde para os soteropolitanos apenas este ano. A proposta da Zona Verde é regulamentar o estacionamento gratuito de moradores de determinadas áreas da cidade como ruas, avenidas e praças. Com a credencial, o cidadão fica isento de pagar as taxas correspondentes a tarifa de estacionamento local.  

  16. Atualmente, 48.137 soteropolitanos possuem essa credencial. Para solicitar o documento, é necessário que o cidadão seja residente de um logradouro pertencente a uma das áreas de estacionamento Zona Verde. Quem tiver interesse na vaga gratuita, deve consultar se a residência está localizada em uma dessas áreas. 

  17. O procedimento de checagem deve ser efetuado no site da Transalvador com o CEP do imóvel. A partir daí, o morador deverá preencher o formulário de solicitação da credencial e comparecer na data agendada para retirar o documento no órgão. 

  18. Os documentos necessários para a solicitação incluem requerimento da credencial de estacionamento e termo de compromisso sobre as condições de uso do benefício requerido; comprovante do Imposto territorial Urbano (IPTU) ou contrato de locação do imóvel; documento de identificação oficial que contenha o número do Cadastro de Pessoa Física; além do Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRVL) do veículo, referente ao ano em curso. 

  19. As inscrições para o primeiro Leilão eletrônico do Estado já estão abertas. O certame número 001/2020 será realizado no dia 23 deste mês, em um formato inédito, pela internet, como forma de prevenção ao Coronavírus. Serão apregoados 244 lotes de bens públicos, contendo veículos, material eletrônico, bens apreendidos, móveis, dentre outros. Os interessados em participar do certame têm até o dia 20 de novembro para fazer o cadastro pelo site www.mpleiloes.com.br. 

   20. Importante destacar que não serão permitidas inscrições no dia do Leilão. Para fazer o cadastro é simples, fácil e rápido. Mais informações ou dúvidas podem ser obtidas no site www.mpleiloes.com.br, pelo e-mail mpleiloes@mpleiloes.com.br ou pelo telefone (71) 99988-5050.  

   21. Ao entrar no site para fazer o cadastro, os interessados devem clicar na aba “cadastrar”, situada no meio da tela. Na sequência devem escolher uma das opções: “Pessoa Física” ou “Pessoa Jurídica”. Depois é necessário preencher o formulário com dados como nome, endereço, telefone e outros. Também é necessário fazer o upload de documentos pessoais de quem vai participar do certame.