quinta-feira, 26 de novembro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITO ANUNCIA QUE PRAIAS EM SALVADOR VÃO SER ABERTAS AOS SÁBADOS

A exceção é o Porto da Barra que tem uma caveira de burro enterrada
12/11/2020 às 19:46
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.590 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.407 recuperados (+0,4%). Dos 369.259 casos confirmados desde o início da pandemia, 354.813 já são considerados recuperados e 6.564 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,54%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.979,89), Itabuna (6.692,05), Madre de Deus (6.689,42), Almadina (6.661,79), Aiquara (6.567,70).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 760.605 casos descartados e 87.993 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (12/11).

  5. Na Bahia, 29.836 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 23 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                    ***
  8. O prefeito ACM Neto deve anunciar na sexta, 13, a abertura das praias aos sábados. "É provável que primeiro voltemos no sábado, depois domingo e feriado. Vamos ver se dá para anunciar na sexta", disse ele, durante participação na Expo Retomada, no Centro de Convenções. 

  9. "Se não houver segunda onda, não tenho duvidas que as praias serão um atrativos para esses turistas (que voltam a Salvador). São os eventos ao ar livre mais seguros e as praias precisam ser trabalhadas nisso. Todo investimento que a prefeitura fez na orla converge nesse sentido", considerou.

  10. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 176 mil testes para detectar a Covid-19 até o último dia 30. Com a testagem, é possível acompanhar o crescimento do número de casos positivos na cidade.

   11. São dois tipos de teste: um é realizado na fase aguda da doença, entre o 3º e 7º dia em que o paciente apresentou os primeiros sintomas, e o outro a partir do 7º dia. A coordenadora do Laboratório Central do Município (Lacen), Olivete Borba, ressalta que o serviço de testagem é imprescindível para frear a disseminação da doença.

   12. "Precisamos testar para que as pessoas identificadas como positivas possam cumprir o isolamento. Hoje, há muitas sendo diagnosticadas, porém assintomáticas. Mesmo não tendo sintomas ou apresentando-os de forma leve, o cidadão é portador do vírus e pode transmitir para alguém que tenha uma complicação", alerta.

   13. Sendo assim, Olivete garante que é possível identificar uma segunda onda através dessa testagem, caso surja na cidade. "O município continua testando a população e, com isso, estamos preparados para detectar uma nova onda. A Prefeitura está dando a resposta para a população que precisa dos serviços", salienta.

   14. Nas unidades de saúde estão sendo realizados os testes com as pessoas que apresentam sintomas leves. Para quem apresenta sintomas mais graves, a testagem é feita nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) e gripários.

  15.  "Quando uma pessoa vai para a unidade de saúde, faz o teste e é identificado que ela tem sintomas mais graves, é contactada uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que a leva para o serviço de urgência", explica.  

  16. As mudanças na realização de eventos devido à pandemia da Covid-19 são o foco da discussão do Expo Retomada Salvador, que acontece nesta quarta-feira (11), no Centro de Convenções de Salvador (CCS), na Boca do Rio. O prefeito ACM Neto foi um dos participantes do primeiro painel, abordando as visões do futuro dos eventos na capital baiana, ao lado do publicitário e CEO da N.Ideias, Nizan Guanaes, e do CEO da GL Events no Brasil, Damien Timpério.

  17. Com edição realizada anteriormente em São Paulo, a Expo Retomada é promovida pela GL Events, multinacional francesa que administra o CCS, e é voltada para o trade turístico e de eventos, além de gestores do destino Salvador. 

  18. A proposta é discutir os protocolos, novos formatos e tendências no segmento de eventos e turismo de negócios em tempos de pandemia, além de trazer inovação e segurança. O evento é realizado presencialmente e transmitido através do canal do CCS no YouTube.

  19. Na Expo Retomada Salvador, são apresentados cases de sucesso em meio à pandemia, além de detalhes sobre quais serão as medidas adotadas pelos eventos corporativos no “novo normal” em todas as suas etapas, desde o planejamento a detalhes como montagem, credenciamento e desmontagem. Tendências no mercado, como a digitalização e a hibridização de formatos também estão presentes na programação.

  20. O Shopping Bela Vista terá seu horário de funcionamento alterado neste domingo (15), data em que se comemora a Proclamação da República. Lojas âncoras, alimentação (associados ao Sindicato dos Bares e Restaurantes) e lazer – Boliche e Kart do Bela - assim como farmácias e supermercado G. Barbosa, funcionarão normalmente, das 12h às 21h. 

  21. Lojas e quiosques (associados ao Sindicato dos Comerciários) e a unidade do SAC estarão fechados. A academia Alpha Fitness funcionará das 9h às 13h. Já as salas de cinema do complexo Cinépolis funcionarão em horários independentes que poderão ser consultados nos respectivos sites.

  22. Um inquérito da Polícia Federal, aberto para investigar ameaças contra o presidente da República, apurou que, em novembro de 2019, um rapaz de 25 anos planejou atacar Jair Bolsonaro, durante visita à cidade mineira de Três Corações, famosa por ter dado à luz Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

  23. De acordo com o inquérito, o atentado ocorreria em 29 de novembro, quando o presidente compareceu a uma solenidade de formatura em uma unidade militar. A investigação apurou que o jovem trabalhava como funcionário terceirizado no local do evento e estava divulgando mensagens com o plano de ataque, chegando, inclusive, a gravar vídeos.

  24. Feira de Santana, 12/11/2020 – A empresa TEL Centro de Contatos realiza seleção para preencher 200 postos de operador de telemarketing em Feira de Santana. Para concorrer à vaga, o candidato precisa ser maior de idade, ter ensino médio completo e boa dicção. Não é exigida experiência anterior.

  25. A empresa oferece salário compatível com a função e benefícios de vale alimentação, vale transporte, plano de saúde e plano odontológico. A inscrição vai até o dia 30 de novembro, e pode ser feita pelo link: https://jobs.solides.com/tel/vaga/36167

  26. Pela pesquisa A Tarde, o deputado Zé Raiumundo (PT) estará voltando a ser prefeito de Feira de Santana.

  27. Em Salvador, tivemos a campanha mais borocochô da história política da cidade. O lado positivo foi que sujaram pouco a cidade.