quinta-feira, 26 de novembro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DANÇA DA INSTABILIDADE: CASOS ATIVOS PACIENTES NA BAHIA COM COVID 5845

Hospital SANTA IZABEL cria centro para tratar de doenças do homem
08/11/2020 às 20:18

  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 583 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 785 recuperados (+0,2%). Dos 363.146 casos confirmados desde o início da pandemia, 349.505 já são considerados recuperados e 5.845 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,67%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.901,52), Almadina (6.661,79), Itabuna (6.656,41), Aiquara (6.567,70) e Madre de Deus (6.509,27).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 744.571 casos descartados e 87.193 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (08/11).

  5. Na Bahia, 29.494 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 20 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                        ****
  8.“Cidades – a melhor invenção da humanidade” será uma das trilhas do Scream Festival 2020 e também do segundo ABMP Talk que, neste mês de novembro está explorando, semanalmente, cada uma das quatro trilhas temáticas do maior festival de criatividade do Nordeste. Marcado para terça-feira (10), 18h, o programa online recebe o cofundador da ArqFuturo e sócio da BEI Editora, Tomas Alvim, que lidera a trilha sobre cidades.

   9. Apresentado por Diego Oliveira, CEO da Youpper e curador dos grupos de trabalho da Associação Baiana do Mercado Publicitário - ABMP, o encontro será exibido no Instagram da ABMP (@abmpbahia) e vai debater o futuro das cidades pós-pandemia, além de dar mais detalhes sobre a programação da terceira edição do Scream, que será 100% virtual e realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, reunindo, em Salvador, criativos e líderes do Brasil e do mundo.

   10. “A pandemia colocou em xeque as cidades e o modo de viver das pessoas. Além disso, o Brasil é um dos países mais urbanizados do mundo, que apresenta indicadores urbanos desafiadores. Por isso, vamos refletir como as coisas poderão ser no futuro, além de buscar entender como podemos integrar a sociedade a um ambiente de oportunidade, solidariedade, inclusão e qualidade de vida”, destaca Alvim.

  11. Novembro começa trazendo mais um alerta importante, desta vez direcionado aos homens para que recebam e dêem mais atenção à saúde. O Hospital Santa Izabel está aproveitando essa oportunidade, quando mundialmentea campanha Novembro Azul reforça a conscientização sobre o câncer de próstata, para criar um centro especializado em saúde masculina. 

  12. É o Centro de Tratamento do Homem (CTH Bahia), que reúne equipe multidisciplinar especializada e alta tecnologia para diagnosticar, assistir de forma individualizada e ajudar a prevenir doenças por meio da informação e planejamento de um estilo de vida mais saudável.

  13. Seis urologistas, um cardiologista, um endocrinologista e um nutricionista integram o novo serviço que conta com uma retaguarda hospitalar de grande porte e atenderá pacientes oncológicos e não oncológicos, diabéticos, pessoas com problemas cardiovasculares, distúrbios hormonais, próstata e disfunção erétil. Serão oferecidos diagnósticos e tratamentos conforme a idade, hábitos de vida e os históricos pessoal e familiar de cada paciente. 

  14. "O cuidado humanizado, continuado e integral também estará presente", afirma o chefe do Serviço de Urologia do Santa Izabel, Dr. Humberto Ferraz, reforçando que oos exames preventivos, as consultas de acompanhamentoe um estilo de vida equilibrado muito contribuem na manutenção das melhores condições de saúde. 

  15. O interesse consigo mesmo, a conscientização e o cuidado especializado qualificado são aliados importantes", acrescenta o médico especialista ao ressaltar a confiança no novo projeto. 

  16. Desde o retorno das atividades comerciais, o Salvador Shopping já recebeu 12 novidades no mix. As mais recentes foram Liebe (lingerie), Alphabeto e Mix Jardim Kids (moda infantil), Brooksfield Donna (moda feminina), Damyller (moda), a Menthel (aparelhos auditivos), a Planeta Olodum e Cores da Bahia (social), a Tania Bulhões (beleza e decoração), a Pereira Café, a Limp Car, a Magnólia Papelaria e o Coxa Coxinha.

   17. No mall, ainda estão previstas as aberturas da academia SmartFit, Mundo Pet, Freitas Varejo (utilidades para o lar), Jeronimo (alimentação), Alice Salazar Store (beleza), Novamed (serviços médicos), Urban Music (instrumentos musicais) e Óticas Pupila. Mais informações: www.salvadorshopping.com.br.

  18. O candidato a prefeito da coligação 'Salvador Não Pode Parar', Bruno Reis (Democratas), visitou neste domingo (8) a sede do Malê Debalê, em Itapuã, e destacou a “relação histórica” com os blocos afro ao longo de sua vida pública. Ao participar de ato político do candidato a vereador Claudio Malê, Bruno ainda tocou timbal ao lado de músicos do Malê. 

  19. “Tenho uma relação histórica com os blocos afro. Sei da enorme importância cultural deles para a nossa cidade. Temos o compromisso de continuar dando apoio, sempre buscando o fortalecimento dessas entidades na capital baiana”, salientou o democrata. 

   20. Respeitando os protocolos sanitários, o evento contou com a presença dos apoiadores de Claudio e de integrantes do Malê. Antes de participar do ato, Bruno realizou carreata na região de Cassange e Parque São Cristóvão, percorrendo 18 quilômetros, ao lado do prefeito ACM Neto (Democratas), da candidata a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) e de candidatos a vereador.