Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CASOS DE CORONAVIRUS ATIVOS NA BAHIA SE ESTABILIZA NA CASA DOS 6.000

O Governo da Bahia realiza, nesta segunda-feira (9), o pagamento de 1/3 do salário dos professores da rede estadual de ensino referente às férias coletivas de novembro, iniciadas no último dia 3.
07/11/2020 às 20:16
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.427 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.513 recuperados (+0,4%). Dos 362.563 casos confirmados desde o início da pandemia, 348.720 já são considerados recuperados e 6.067 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,73%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.881,92), Almadina (6.661,79), Itabuna (6.636,24), Madre de Deus (6.522,72) e Aiquara (6.509,27).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 744.571 casos descartados e 87.193 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (07/11).

  5. Na Bahia, 29.459 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 22 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                           *****
  8. O Governo da Bahia realiza, nesta segunda-feira (9), o pagamento de 1/3 do salário dos professores da rede estadual de ensino referente às férias coletivas de novembro, iniciadas no último dia 3. O benefício já estará creditado em conta a partir deste sábado (7). O investimento é de, aproximadamente, R$ 49 milhões. 

  9. A implementação das férias de 30 dias seguidos, até o dia 2 de dezembro, foi uma medida tomada pelo governo, considerando o estado de calamidade pública em todo o território baiano e a situação de emergência, em razão da pandemia do Coronavírus.

   10. A ação se aplica a todos os educadores, sendo eles professores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos do quadro do magistério público estadual; os contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), que atuam no exercício das funções do magistério; e os profissionais da Educação que estão no exercício da função de mediador, de intérprete de LIBRAS, de brailista, de instrutor de LIBRAS, de cuidador, de técnico de atendimento de Educação Especial (AEE), de preceptor e de nutricionista, nas unidades de ensino da rede estadual. A exceção é para diretor escolar.

  11. A Grande Carreata da Vitória de Herzem e Sheila já tem nova data! O evento será na próxima segunda-feira, 9 de Novembro, dia em que Vitória da Conquista comemora 180 anos, às 9 horas. O local de concentração permanece o mesmo: Avenida J. Pedral, próximo ao loteamento Vila América.

   12. De acordo com a coordenação da Coligação "O Trabalho Tem Que Continuar", o prefeito de Salvador ACM Neto já confirmou presença. "A previsão meteorológica aponta tempo bom, sem chuva, e ACM Neto me garantiu que estará presente. Ou seja, será uma grande festa para celebrar o aniversário da nossa amada Vitória da Conquista e confirmar nossa vitória no primeiro turno!", destacou o prefeito Herzem.

  13. Livrar-se de energias negativas, se perdoar e perdoar o outro. É com o objetivo de proporcionar técnicas de purificação, limpeza de memórias ou sentimentos negativos que acontece inicia neste domingo (08), o seminário de “Auto Cura e Libertação através do Ho’oponopono”, devido à pandemia do coronavírus, será de forma virtual.

  14. As meditações exclusivas para liberação de bloqueios serão conduzidas pela dirigente do Grupo Universo de Luz, Olyvia Libório, estudiosa e facilitadora das técnicas do Ho’oponopono, que ensinará aos participantes sobre como deixar para trás lembranças ruins que causam impacto diretamente em suas vidas, inibindo até mesmo a prosperidade. E isso é possível com a aplicação e repetição de quatro frases: “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato”.

  15. “Liberte-se de memórias de dor e sofrimento, cure suas relações. Limpe o sentimento de culpa. Perdoe-se e libere perdão para o outro. Viva uma vida mais leve, fluida e naturalmente mais alegre e feliz. Este nosso encontro é uma ótima oportunidade para se conectar com sua divindade interior e adquirir hábitos diários capazes de purificar mentes e corações”, explicou a dirigente.

  16. Termina, nesta segunda-feira (9), a testagem para o novo Coronavírus em escolas da Cidade Baixa. A Escola Presciliano Silva, escola-polo do bairro da Ribeira e do Bonfim, atenderá as comunidades escolares dos colégios estaduais Paulo Américo de Oliveira e Presidente Costa e Silva. E o Colégio Estadual Polivalente San Diego, escola-polo dos bairros do Uruguai e de Massaranduba, receberá a sua própria comunidade escolar, além da Escola Estadual Ocridalina Madureira e a do Colégio Estadual Solange Hortelio Franco. O atendimento acontece das 8h às 17h.

   17. A ação, promovida pelo Governo do Estado, tem a previsão de alcançar 14.483 pessoas, sendo 13.609 estudantes, 570 professores e 304 funcionários das 14 escolas estaduais dos bairros de São Joaquim, Calçada, Dendezeiro, Largo de Roma, Boa Viagem, Ribeira, Bonfim, Uruguai e Massaranduba.

   18. A iniciativa é desenvolvida pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), com a aplicação de testes do tipo RT-PCR, que serão analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). 

  19. Para a realização dos exames, é exigido dos profissionais o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e todos aqueles que forem fazer o teste devem usar máscara de proteção. As unidades escolares são preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos.

  20. Os testes RT-PCR já foram aplicados nas comunidades escolares de 18 escolas da Liberdade e região, de 28 do Subúrbio Ferroviário de Salvador e de 21 de Cajazeiras e região.  No interior, foram aplicados testes rápidos em estudantes, professores e funcionários da rede estadual nas cidades de Itajuípe, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Uruçuca e Jequié.

  21. Enquanto muitos setores econômicos enfrentaram e ainda enfrentam dificuldades devido a pandemia do novo coronavírus, outros batem recordes de faturamento. A Covid-19 causou muitos problemas para a economia mundial, mas as medidas de isolamento social que restringem a circulação de pessoas salvaram vidas e também ajudaram, por outro lado, algumas empresas a prosperar.

  22. A 24ª edição da Live #TamoJunto, promovida pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), vai mostrar exemplos de empresas bem sucedidas em meio à crise.

  23. Esse é o caso da 3P Investimentos e Participações, que reúne as empresas MaxiFrota – voltada para gestão de abastecimento e manutenção de frotas; a Nutricash, empresa de vales refeição, alimentação e benefícios, e a RV Digital, que oferece soluções para comercialização de recargas de telefonia e outros serviços pré-pagos. Os bons resultados se devem ao empreendedorismo de seus dirigentes, que viram no momento de dificuldade surgirem as boas oportunidades. 

  24. O diretor da MaxiFrota e sócio do holding 3P Investimentos e Participações, Paulo Guimarães, será o convidado da live que acontece nesta terça-feira (dia 10), às 10h, no perfil @sinaprobahia, no Instagram. A transmissão terá como tema “Impacto da Pandemia na estrutura do negócio, prestação de serviços e desenvolvimento de produtos”, será mediada pela jornalista Suely Temporal, sócia-diretora da ATcom Comunicação Corporativa, Assessoria de Imprensa do Sinapro-Bahia.

  25. “A retomada da educação”, “Liderança empreendedora” e “Negócios de Impacto” são alguns dos temas do Congresso de Educação Empreendedora e Liderança da Junior Achievement Bahia que acontece via zoom entre os dias 18 e 19 de novembro das 09 às 12:30h.  

  26. Voltado para gestores, lideres empresariais, voluntários, escolas da rede pública, privada e supervisores de medias e grandes empresas baianas, o congresso tem como objetivo, além de incentivar a educação empreendedora, arrecadar recursos para promover a educação empreendedora para mulheres em situação de vulnerabilidade social de dois projetos.  

  27. Entre os palestrantes, estão Junior Borneli, CEO e fundador da Startse. Marcus Barão, Vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude.  A Gerente de Educação do Sesi, Clessia Lobo.  Paula Harraca, Diretora de Pessoas e Inovação Arcelor. Mittal, Aços Longos da LATAM. Entre outros nomes fortes no empreendedorismo local.  

  28. Interessados podem fazer sua inscrição pelo Sympla no link: https://bit.ly/3oEZKaj, podendo optar entre a inscrição solidária ou comum que é gratuita. Serão disponibilizadas 100 vagas.