quinta-feira, 26 de novembro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID 19: ACM NETO ANUNCIA QUE PODERÁ ABRIR AS PRAIAS AOS SÁBADOS

Solenidade marca formatura 149 aspirantes-a-oficial do Curso de Formação de Oficiais Auxiliares (CFOA) 2020, na área cívica da Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB), nesta sexta-feira (6), às 17h
05/11/2020 às 20:13

   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.377 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,9%) e 2.317 recuperados (+0,7%). Dos 359.130 casos confirmados desde o início da pandemia, 345.431 já são considerados recuperados e 5.968 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,93%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.751,31), Almadina (6.625,18), Itabuna (6.573,40), Madre de Deus (6.495,05) e Aiquara (6.252,81)

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 736.538 casos descartados e 83.835 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (05/11).

  5. Na Bahia, 29.283 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 20 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

   7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                               ******
  8. O prefeito ACM Neto anunciou nesta quinta-feira, 5, durante evento de entrega do novo mercado de São Miguel, o provável retorno das praias aos sábados. Neto disse que após o retorno das aulas do ensino superior, em Salvador, observações estão sendo feitas no sentido de obter respostas sobre a incidência de casos de infecção pelo coronavírus.

  9. “Estamos observando e atentos às respostas de novos casos. Se tudo estiver dentro do previsto, posso, quem sabe, anunciar a reaberturas das praias aos sábados”, disse. Neto disse ainda não ter a certeza em relacionar casos de novas internações na cidade com as aglomerações promovidas pelos eventos políticos no interior da Bahia.

  10. “Ainda não temos como mensurar isso, porém também estamos atentos. Isso pode acontecer realmente, já que Salvador recebe pacientes de outras cidades”, afirmou.

  11. O prefeito ACM Neto inaugura nesta sexta-feira, às 9h30, as obras de requalificação da Rua do Curuzu, na Liberdade, em solenidade que acontece na esquina da via com a Rua Progresso, na parte alta da ladeira. Na mesma ocasião, o prefeito estará à disposição para falar sobre as medidas contra a Covid-19 e a flexibilização de atividades.

   12. A requalificação da Rua do Curuzu, iniciada em agosto de 2019, tem como objetivo promover melhorias urbanísticas e de mobilidade, além de valorizar a história e a cultura da localidade e de seus mais de 20 mil habitantes.

   13. Foram realizados serviços de drenagem e colocação de piso intertravado, implantação de passeios e meio-fio, além do mobiliário urbano. Houve ainda o ordenamento do estacionamento, implantação de nova iluminação em LED, paisagismo, espaços de convivência, parque infantil, fiação subterrânea e colocação de pórticos de acesso e identificação do Curuzu.

   14. Também fez parte da requalificação a instalação de um busto em homenagem a Apolônio de Jesus (um dos fundadores do Ilê Aiyê), próximo à Unidade de Emergência (UE) Mãe Hilda.

  15. Nesta sexta-feira, dia 6, a CCR Metrô Bahia vai dar início às ações da campanha Novembro Azul com uma programação educativa e serviços de saúde nas estações de metrô. Em todas as sextas-feiras do mês serão disponibilizados, gratuitamente, aferição de pressão, avaliação nutricional, dicas e orientação sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de próstata, e dos cuidados com a saúde do homem. 

  16. Os serviços realizados em parceria com o SE7E Centro Tecnológico acontecerão na Estação Aeroporto (dia 6), Estação Rodoviária (dia 13), Estação Lapa (dia 20) e na Estação Campo da Pólvora (dia 27), sempre das 8h às 13h e das 15h às 19h.

  17. A campanha Novembro Azul desenvolvida pelo Instituto CCR vai estampar estações e trens. Todas as atividades integram o programa Vem pra Cá, que promove eventos e ações que reforçam a pluralidade cultural, diversidade, inclusão e ofertas de serviços à população durante todo o ano nas estações de metrô da cidade.

  18. A estrutura física da Rádio web da Polícia Militar da Bahia será inaugurada nesta sexta-feira (6), às 9h, quando serão entregues também a sala do cerimonial reformada e um elevador para acessibilidade no Quartel do Comando Geral da PM, nos Aflitos.

  19. O evento contará com a presença do comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão e do secretário da Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, além de outras autoridades.

  20. A Rádio web tem como objetivo facilitar o acesso à informação das ações institucionais, divulgar assuntos de importância social e aproximar o público, com o diferencial de estar online, sem restrição territorial.

  21. O mês de novembro segue com boa música, durante o almoço, nos restaurantes da praça de alimentação do Shopping Itaigara. O Música no Itaigara, projeto que prestigia os artistas locais, traz novas atrações. No próximo sábado, dia 7, quem vai se apresentar é o cantor Jeff Vieira, com o melhor da MPB e pop rock brasileiro. No dia 14, será a vez da cantora Geovanna Costa estrear no projeto, também com clássicos da música nacional. 

  22. Já nos dias 21 e 28 de novembro, quem vai comandar o som é Moema Bartira, com a sua mistura de clássicos da MPB, reggae, samba e sertanejo. “Estamos diversificando e trazendo novos artistas para mostrarem o seu trabalho musical, que é uma das maiores riquezas da nossa cultura”, afirmou Gilson da Hora, gerente de Marketing do Shopping Itaigara. Sempre aos sábados, o projeto Música no Itaigara acontece a partir das 12h.

  23. Uma solenidade marcará a formatura de 149 aspirantes-a-oficial do Curso de Formação de Oficiais Auxiliares (CFOA) 2020, na área cívica da Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB), nesta sexta-feira (6), às 17h.

   24. A turma capitão Arnaldo Nonato dos Anjos é formada por 123 homens e 26 mulheres que eram praças (sargentos ou subtenentes) da corporação e agora se formam como oficiais da Polícia Militar.

  25. O evento contará com a presença do governador Rui Costa, o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão e o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, além de outras autoridades, amigos e familiares.

  26. Durante a solenidade, a aspirante-a-oficial 1ª colocada na classificação geral do curso receberá, em reconhecimento ao mérito intelectual, o prêmio Coronel Antônio Medeiros de Azevêdo, concernente à espada (arma-símbolo do oficial) e a medalha General Dionísio Cerqueira.