Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NUMERO DE CASOS DE PACIENTES COM COVID-19 ATIVOS NA BAHIA É DE 6.092

Nesta segunda os novos casos foram 533 no estado e óbitos 22
02/11/2020 às 10:56
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 533 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 891 recuperados (+0,3%). Dos 354.576 casos confirmados desde o início da pandemia, 340.817 já são considerados recuperados e 6.092 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,99%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.620,69), Almadina (6.606,88), Itabuna (6.554,64), Madre de Deus (6.476,08), Aiquara (6.185,34).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 725.213 casos descartados e 81.624 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (02/11).

  5. Na Bahia, 29.041 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 22 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                       ****
  8. Nesta terça-feira (3), às 10h, o governador Rui Costa fará a entrega de 52 novas viaturas para Polícia Militar da capital, Região Metropolitana e municípios do interior do estado. O ato será realizado no estacionamento da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os contratos somam um total 289 veículos. Até dezembro, será concluída a entrega das outras 237 viaturas.

  9. Geografia será o destaque do aulão virtual do projeto ENEM 100%, nesta terça-feira (3), às 16h. A atividade, que contará com a participação do professor Engeberto Apulinário (Popó), é promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), sendo transmitida, ao vivo, pelo canal do Youtube da Educação Bahia (https://bit.ly/2G2kOpt).

  10.  A ação pedagógica busca auxiliar os estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

  11. Os aulões virtuais do projeto ENEM 100% acontecem todas às terças e sextas-feiras, sempre das 16h às 17h, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, o estudante tem também à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas.

  12. Ainda no Portal da Educação, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Outra ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA).
 
  13. Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.

  14. O agronegócio é uma das atividades mais importantes para a economia da Bahia. Somente no primeiro semestre de 2020, o setor teve uma participação de 24% no total do Produto Interno Bruto (PIB) baiano. Para garantir a saúde e a qualidade da produção agropecuária, o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), realiza campanhas de vacinação, treinamento de agentes que lidam diretamente com rebanhos e operações de fiscalização de cargas nas estradas.

  15.  As estratégias também englobam ações como a regulamentação técnica das cadeias produtivas de pequenos produtores e a qualificação dos serviços de orientação e atendimento ao produtor rural.

  16. “A Adab é o braço do Governo do Estado na agricultura que trabalha na defesa dos nossos rebanhos, garantindo a sanidade desses animais, e também de nossas lavouras. Programamos fiscalizações contínuas nas estradas estaduais e federais que cortam a Bahia para assegurar a defesa agropecuária do estado. Realizamos trabalho de monitoramento nas estradas para reduzir cada vez mais esses números, oferecendo mais tranquilidade aos consumidores e segurança ao rebanho e às culturas fitossanitárias da Bahia”, afirma o diretor-geral da autarquia, Maurício Bacelar.

  17. O Governo do Estado publicou, no dia 14 de outubro deste ano, um Ato Complementar que regulamenta as cadeias produtivas de pequenos empreendimentos, formalizando negócios da agricultura familiar junto ao serviço de inspeção oficial e ampliando a oferta de produtos de origem animal. A iniciativa, que beneficia cerca de 32 mil famílias, diminui barreiras e facilita o escoamento da produção, respeitando orientações técnicas para o funcionamento e comercio de itens inócuos à saúde pública.

  18. “Os pequenos sempre esbarraram na burocracia para regularizar os projetos, sonhados por muitos anos. A normatização chega em boa hora acenando com possibilidades reais de tornar possível a profissionalização de produtores que pensam em melhorar a vida das famílias e oferecer trabalho a outros tantos’”, destaca Adilson Ribeiro dos Santos, responsável pela Central da Caatinga, sediada em Juazeiro.

  19. A comunidade escolar do bairro de Nazaré foi atendida no último dia de testagens para o novo Coronavírus, que abrangeu escolas localizadas na Liberdade e região. Nesta terceira etapa da aplicação dos testes, em Salvador, o serviço foi disponibilizado para 18 escolas nos bairros Liberdade, Caixa D´Água, Queimadinho, IAPI, Pero Vaz, Pau Miúdo, Cidade Nova, Curuzu, Soledade, Barbalho e Nazaré, cobrindo mais de 19 mil pessoas, em uma ação realizada em parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB).

  20. Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão - Severino Vieira,  escola-polo do bairro de Nazaré, recebeu a sua própria comunidade escolar e a da Escola Estadual Severino Vieira. "Finalizamos a terceira etapa em Salvador, além das duas fases no interior, tendo a certeza  de que foi uma decisão acertada realizar a aplicação dos testes para a comunidade escolar. 

  21. Na capital, abrangemos regiões populosas para que pudéssemos cuidar da saúde de um maior número de estudantes, professores e funcionários. E, junto a isso, podermos ter uma melhor análise da situação da rede de ensino em relação à pandemia", destacou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

  22. Para o coordenador de Articulação de Projetos para a Educação da SEC, Helder Amorim, a escola vem ressaltando a sua importância para milhares de pessoas. "Estamos alcançando um público que mostra interesse nesta ação e está comparecendo às unidades escolares. Isso mostra que a preocupação do governador e do secretário não está apenas na educação, mas com a saúde de nossas comunidades escolares", disse.

  23. A estudante Letícia Alves, 17, 1º ano, da Escola Estadual Severino Vieira, considera que as testagens dão mais confiança em uma possível volta. "A gente ver, com toda esta mobilização, que há um cuidado com a gente. E isso nos dá mais segurança", disse. Segundo o professor de Língua Portuguesa e Redação, Itamar dos Santos, as testagens nas escolas atraem de forma mais eficaz a comunidade escolar.

  24. "Achei a ideia excelente de colocar as escolas como ponto de atendimento, porque não ficamos rodando a cidade procurando os locais. E a organização foi, realmente, muito legal", afirmou.

  25. Os testes são do tipo RT-PCR e já foram aplicados nas comunidades escolares de 28 escolas do Subúrbio Ferroviário de Salvador e de 21 escolas localizadas no bairro de Cajazeiras e região. No interior, foram aplicados testes rápidos em estudantes, professores e funcionários da rede estadual nas cidades de Itajuípe, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Uruçuca e Jequié.

  26. Para a realização dos exames, as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos. Também foi exigido o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). E todos aqueles que foram fazer o teste tiveram que usar máscara de proteção. Os testes são avaliados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).
Foto: Josenildo Almeida