Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

INFECTADOS PELA COVID-19 NA BAHIA AINDA SÃO 6.760 E 29 MORTES HOJE

SESAB diz que os mortos são de diversas datas, mas, de qualquer maneira são óbitos
11/10/2020 às 19:26
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 993 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 1.015 curados (+0,3%). Dos 325.957 casos confirmados desde o início da pandemia, 312.069 já são considerados curados e 6.760 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (27,19%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (7.170,85), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.240,88, Madre de Deus (6.210,59), Apuarema (5.648,02).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 657.777 casos descartados e 78.750 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (11).

  5. Na Bahia, 27.063 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  7. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 29 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  9. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                 *****
  10. Remanso é mais um município que será contemplado com uma nova unidade escolar pelo Governo da Bahia. Neste domingo (11), o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, assinou a ordem de serviço para a construção da nova escola que irá atender as comunidades escolares dos Colégios Estaduais Reitor Edgar Santos e Coronel Olímpio Campinho, com investimento previsto de aproximadamente R$ 8 milhões.
 
  11. O secretário Jerônimo Rodrigues reforçou o compromisso com a educação na Bahia. "Estamos seguindo a determinação de qualificar cada vez mais a educação no Estado e isto inclui novas escolas com alto padrão de engenharia. Remanso vai receber um grande projeto que beneficiará duas comunidades escolares com instalações modernas e adequadas para fortalecer a aprendizagem e a prática pedagógica no município", afirmou.
 
  12. Para a secretária de educação de Remanso, Veraneide Almeida, a obra será de fundamental importância para a educação no município. "É uma grande inciativa do Governo do Estado que vai garantir uma melhoria da educação dos nosso estudantes", comentou.

  13. Após sofrer um acidente jogando tênis e passar por uma cirurgia para reconstruir o tendão de Aquiles, aos poucos, Bell Marques retoma sua rotina. O cantor, nesta sexta-feira (9), realizou a primeira de algumas lives corporativas que tem agendadas. 

  14. Ainda com a perna imobilizada, mas com a alegria contagiante de sempre, o artista foi atração de encerramento da convenção anual de uma empresa que administra centros de compras em todo o Brasil. O evento, que costuma acontecer no Tivoli Ecoresort Praia do Forte, esse ano, em função da pandemia, foi todo virtual.

  15. “Do público ali na minha frente, gritando, sorrindo, pedindo música, ainda estou morrendo de saudade, mas pelo menos a saudade da música, do palco, a gente matou um pouco. Voltar à rotina, mesmo que ainda muito diferente da que costumava ter, é bom demais”, celebrou o cantor, que recebeu os filhos, Rafa e Pipo Marques, durante a apresentação. Bell está com outras apresentações marcadas, inclusive presenciais, que serão divulgadas em breve.

  16. O Programa Obirín Olodum visa promover o fortalecimento de mulheres, diante da crise decorrente da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), através da disponibilização de #cursosgratuitos de qualificação voltados para a Transformação Digital e Ferramentas de Remuneração.

  17. Os cursos básicos de formação em “Novas Tecnologias e Empreendedorismo”, “Gestão de Mídias Sociais para Marketing Digital” e “Fotografia com Celular para Redes Sociais” ofertados pelo Obirín Olodum são exclusivos para o gênero feminino e trará benefícios como certificação, kit lanche e auxílio transporte.

  18. O programa é patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda do Ministério Alemão das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros: www.goethe.de/hilfsfonds. Para mais informações, acesse o regulamento no site www.olodum.com.br

  19. O Outubro Rosa marca a campanha anual realizada para alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. O diagnóstico precoce possibilita a redução da gravidade da doença, aumentando as possibilidades de cura. Para que isso ocorra o mais cedo possível, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está intensificando a realização de mamografias gratuitas durante todo este mês.

  20. O município assinou contratos com 16 locais para a realização da mamografia em Salvador, a exemplo dos hospitais Aristides Maltez, Santa Izabel, Santo Antônio, Edgar Santos, Clinica de Imagem Diagnose, Clínica Ser e Clínica Ultraprev. Para agendamento do exame, as mulheres devem buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, com a solicitação médica, Cartão SUS e RG.

  21. A realização do autoexame também aumenta a chance do diagnóstico precoce do câncer de mama. O procedimento pode ser feito em casa e, para isso, basta que a pessoa em pé, em frente ao espelho, busque por sinais como o aparecimento de secreções, nódulos ou mudanças na textura dos seios.