ter?a-feira, 27 de outubro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PELO MENOS ATÉ DIA 25 DE OUTUBRO A BAHIA FICA SEM AULAS E EVENTOS MISSA

MISSA solene no santuário marca 1 ano ano da santa Dulce dos Pobres dia 13 de outubro
09/10/2020 às 08:46
 1. O decreto estadual nº 19.586, que venceria na segunda-feira (12), determinando a proibição das aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e eventos com mais de 100 pessoas, ficará em vigor até o dia 25 de outubro.

  2. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (10). O decreto proíbe as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.
                                                                               ****
 3. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.412 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.455 curados (+0,5%). Dos 323.210 casos confirmados desde o início da pandemia, 309.324 já são considerados curados e 6.811 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  4. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  5. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (27,34%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (7.040,23), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.207,59), Madre de Deus (6.205,85), São José da Vitória (5.568,32).

  6. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 649.926 casos descartados e 80.673 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (9).

  7. Na Bahia, 26.874 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  8. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 26 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  9. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                    ******
  10. A partir da próxima terça-feira, 13 de outubro, a Embasa retomará o atendimento presencial aos seus clientes em cinco postos SAC de Salvador e região metropolitana: Barra, Periperi, Comércio, Candeias e Lauro de Freitas. Inicialmente, estarão disponíveis nesses pontos de atendimento os seguintes serviços: negociação de débitos, simulação de parcelamento, alteração de titularidade da conta, cadastro na Tarifa Social,  pedido de ligação de água e pedido de ligação de esgoto. Para atendimento nos postos SAC, deve-se realizar agendamento no APP SAC Digital (https://www.sacdigital.ba.gov.br/).

  11. “A retomada do atendimento presencial, neste momento, acontece de forma gradativa e com todos os cuidados, depois da suspensão necessária durante a fase mais crítica da pandemia do coronavírus”, destaca Thalita Vieira, gerente comercial da Embasa. “Nosso objetivo é estar sempre próximo do cliente, seja de forma presencial, quando possível, ou utilizando os meios remotos de atendimento, que continuam disponíveis”.

  12. Também já foi retomado, desde 16 de setembro, o atendimento presencial nos seguintes municípios atendidos pela Embasa: Itamaraju, Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista e Paulo Afonso. A abertura de mais pontos de atendimento presencial vai ocorrer aos poucos, acompanhando a evolução da pandemia, e sempre com atenção máxima à segurança de clientes e funcionários.

  13. O SAC Móvel chega ao município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a partir de 14 de outubro. O atendimento à população, ainda sob regime especial, será de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, até o dia 12 de novembro. Durante o período a carreta fica estacionada na Praça João Thiago dos Santos, próxima à Igreja Santo Amaro de Ipiranga, no centro da cidade. No local, é possível tirar RG, CPF e Antecedentes Criminais, além do serviço da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

   14. É importante ressaltar que o atendimento no SAC Móvel é realizado 100% por agendamento, através do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma e agendar o atendimento no SAC Móvel em Lauro de Freitas, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: 0800 071 5353 ou 4020-5353.

  15. O padre Abel Pinheiro, atual pároco da Catedral Basílica de Salvador, comemora a finalização de projetos desenvolvidos nos últimos doze anos: a revitalização do Palácio Arquiepiscopal de Salvador (Palácio da Sé) e da Igreja de Sant’Ana, em Nazaré.  

  16. Esta semana, ele recebeu o termo do BNDES que marca a conclusão formal dos trâmites do financiamento obtido para as obras de restauro. As duas obras consumiram investimentos da ordem de R$ 29 milhões, a maior parte financiadas pelo banco de desenvolvimento. O Palácio já se encontra aberto ao público,

  17. respeitando os limites das normas vinculadas à pandemia que enfrentamos e a Igreja foi reaberta há dois anos. O termo do BNDES representa que todos os trâmites e entrega dos projetos foram fielmente cumpridos, permitindo que novas iniciativas de recuperação do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade de Salvador sejam realizadas. “Estamos muito felizes, com a sensação de dever cumprido. Temos muito a fazer ainda pela nossa cidade”, disse Abel Pinheiro. 

  18. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue contratando de forma emergencial profissionais interessados em participar do chamamento público para atuação imediata de médicos por Pessoa Jurídica (PJ) em Salvador.

  19. Os profissionais das áreas de clínica médica, pediatria e ginecologia serão contratados em regime de 20 horas (o novo servidor pode optar por manter dois vínculos completando 40 horas) na rede de atenção básica do município. A remuneração pode chegar a R$ 15 mil.

  20. A medida é mais uma estratégia deflagrada pela gestão para garantir a rápida recomposição do quadro de servidores nos postos de saúde de Salvador. “Ginecologia e pediatria são duas especialidades que estamos encontrando um pouco mais de dificuldade de contratação para manter o processo de expansão da oferta dos serviços assistenciais na atenção básica da capital. 

  21. Nesse sentido, estamos empenhando esforços para o credenciamento desses profissionais para oportunizar a habilitação de um quantitativo maior de médicos através do chamamento e dar uma resposta rápida à população”, declarou o titular da SMS, Leo Prates.

  22. Os interessados podem ter acesso ao edital com todas as informações no site http:// www. saude. salvador. ba. gov. br/category/chamamentos-publicos/.

  23. No dia 13 de outubro de 2019, Irmã Dulce era elevada à honra dos altares, em uma emocionante celebração presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano, passando a ser conhecida em todo o mundo como Santa Dulce dos Pobres. 

  24. Para comemorar o primeiro ano desse momento histórico, o Santuário Santa Dulce dos Pobres realizará a Festa de 1 ano da Canonização, com uma programação especial que terá como ponto alto a Missa Solene, no dia 13 de outubro, às 8h30, presidida pelo reitor do Santuário, frei Giovanni Messias. A agenda festiva, que prossegue até dia 18, inclui ainda outras missas; Oração dos 13 Mistérios da Vida de Santa Dulce; Terço em honra a Santa Dulce dos Pobres e Bênção do Santíssimo Sacramento, além de exibição de curta-metragem e de programas sobre o legado de amor e serviço da Mãe dos Pobres.

  25. Toda a programação da festa será transmitida pelos canais do Santuário nas redes sociais: Instagram e Facebook (@santuariosantadulce) e YouTube (santuariosantadulcedospobres). Atendendo aos protocolos de proteção à saúde exigidos por conta da pandemia do novo coronavírus, o Santuário Santa Dulce dos Pobres receberá o público para as celebrações da festa em quantidade reduzida, mediante agendamento prévio. O cadastro para participar de forma presencial deve ser feito pelo telefone (71) 3310-1394.

  26. “Estamos em clima de muita alegria, celebrando um ano da Canonização de Irmã Dulce e assim revivendo intensamente a felicidade desse momento tão especial. A comemoração da Canonização de Irmã Dulce é mais uma oportunidade para exaltar a sua santidade. Santa Dulce é exemplo para a vida das pessoas, uma vida que muito tem a nos falar, um exemplo de fé inabalável, esperança, serviço e amor ao próximo. Mesmo em isolamento, nessa festa somos convidados a unir nossos corações em comunhão, agradecendo pelo testemunho da Santa Dulce entre nós”, declara frei Giovanni Messias.