ter?a-feira, 27 de outubro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID 19: NÚMERO DE INFECTADOS NA BAHIA CAI PARA 6.593 COM 35 MORTES

A pandemia do coronavirus ainda não passou mas os números na Bahia são alentadores
04/10/2020 às 09:33

   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 729 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 842 curados (+0,3%). Dos 315.440 casos confirmados desde o início da pandemia, 301.922 já são considerados curados e 6.593 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (27,67%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (6.792,06), Almadina (6.515,37), Madre de Deus (6.144,22), Itabuna (6.094,09), São José da Vitória (5.497,61).
  
  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 629.361 casos descartados e 76.838 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (4).

  5. Na Bahia, 26.376 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 35 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                      *****
  8. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lançou, nesta quinta-feira (1°), mais uma nova temporada do jogo educativo voltado para estudantes e professores que se cadastrarem na Plataforma Simula SABE (Sistema de Avaliação Baiano de Educação). 

   9. A quinta temporada conta com mais seis desafios, tendo cada um 20 questões. Ao todo, já foram lançados 36 desafios, sendo 18 de Língua Portuguesa e 18 de Matemática. Até o momento, o jogo possui 10.754 participantes.

  10. Criado pela SEC, o Simula SABE tem a proposta de fortalecer a aprendizagem dos estudantes neste período de pandemia de forma lúdica, entrelaçando o mundo dos games com o aprendizado escolar. Ao jogar, o estudante testa os seus conhecimentos e avalia as suas dificuldades e seu desempenho.

  11. A assessora da SEC, Aline Oliveira, que é coordenadora da plataforma, disse que o jogo educativo já possui representantes de 1.093 escolas. "Estamos em uma fase de consolidação de parcerias, através do diálogo com as secretarias municipais de Educação, e estabelecendo vínculos com professores que têm demonstrado interesse pelo Simula SABE. Acreditamos que esta ação é muito eficaz para o auxílio na aprendizagem dos estudantes e, por isso, deve perdurar para além do retorno presencial das aulas", acredita. 

  12. Uma carreata de 9 km com mais de 400 carros, além de motos, bicicletas e tratores tomou conta das ruas de Esplanada, na noite deste sábado (03), em apoio à candidatura de Rodrigo de Dedé (Podemos). A concentração do cortejo foi na Praça Santo Antônio do Timbó, seguindo pela Avenida São Francisco de Assis, Rua do Eucalipto, Avenida Mário Andreazza, Praça Ladislau Cavalcante, J.J. Seabra, Praça da Pompéia, Rua São José e Rua Baixa Grande no   Timbó. A carreata "abraçou" a cidade, envolvendo as duas principais praças da sede, demonstrando que o candidato do 19 segue forte na disputa pela prefeitura da cidade.

  13. Ao lado do vice-prefeito Djalma, do candidato à vice, Dr. Lucas, e do deputado estadual Alex Lima, Rodrigo de Dedé foi saudado pelos moradores que o assistiram passar pelo trajeto. Em respeito à saúde e à religião dos esplanadenses, o som dos veículos foi desligado em diferentes pontos do percurso. “O 19 é diferenciado. Aqui tem respeito, responsabilidade e experiência”, disse Daiana Cerqueira, ostentando a bandeira do grupo.

  14. Rodrigo usou as redes sociais para agradecer a presença de todos e ressaltar a importância do grupo na caminhada rumo ao Executivo municipal.  “Quero agradecer pela carreata. Um movimento de homens e mulheres livres que querem a mudança por Esplanada. Com responsabilidade e a certeza que o progresso é o 19. Ontem vocês mostraram o caminho que Esplanada quer trilhar. Seguimos juntos e cada vez maior. Muito obrigado”, afirmou.

  15. Não sei se o público realmente entende o quão terrível a situação é para milhões de profissionais que trabalham duro. O lendário Metropolitan Ópera de Nova York acaba de anunciar o seu encerramento até setembro de 2021. Seus músicos, coro, técnicos de palco, etc... estão sem salário desde abril passado! 

  16. A Broadway está fechada até 2021, 6 salas de West End PENSAM que podem abrir agora. O Cirque du Soleil faliu e cortou mais de 3500 trabalhos. Feld Entertainment demitiu 90 % da sua mão-de-obra constantemente. Live Nation teve que demitir um número considerável de funcionários. Artistas de cruzeiro estão desempregados e produções de parque de diversões não fazem ideia quando serão lembrados. 

  17. Não há concertos, festivais ou turnê agendados até 2021 e se não acontecerem para o ano que vem, eles podem nunca mais acontecer. Sem festival de jazz, sem coachella, sem Bonnaroo, sem EDC, sem Glastonbury, sem turnê, sem balé, sem ópera.... Tudo foi embora.

  18. Prevê-se que 90 % das salas de música independentes possam fechar se isso continuar.
Organizações artísticas e musicais de todos os tipos - coros, teatros, orquestras, companhias de dança, festivais, salas de música, já para não falar de todos os fornecedores técnicos e independentes - todos tentam encontrar alternativas para conseguir trabalhar.

   19. Mais de 12,000,000 pessoas trabalham na produção de entretenimento, nós não somos insignificantes e essa indústria não pode reabrir até que as reuniões em massa sejam permitidas.
Isso não inclui despedimento adicional de técnicos e abridores, pessoal de manutenção de salas e funcionários do bar, segurança e milhares de vendedores.

   20. Então, quando você vê seus amigos do entretenimento implorando que use máscaras e fique em casa, entenda que estamos assistindo, impotentes, a nossa indústria desmoronar diante dos nossos olhos porque muita gente não se importa em tomar os meios necessários para reduzir a propagação. É pessoal para nós, todo o nosso ganha-pão depende da solidariedade social e não aceitaremos ser marcados '' não essencial ".
  
   21. Música e arte são necessárias para uma sociedade feliz e equilibrada.