ter?a-feira, 27 de outubro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CORONAVIRUS BAHIA 1.307 NOVOS CASOS; GM NÃO CONSEGUE CONTROLAR PRAIAS

Shopping Barra tem horário estendido e alguns restaurantes funcionam até meia noite
03/10/2020 às 10:14
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.307 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.444 curados (+0,5%). Dos 314.711 casos confirmados desde o início da pandemia, 301.080 já são considerados curados e 6.741 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (27,75%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.733,28), Almadina (6.497,07), Madre de Deus (6.120,51), Itabuna (6.082,83), São José da Vitória (5.338,52).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 627.589 casos descartados e 78.729 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (3).

  5. Na Bahia, 26.331 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 46 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

   7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada.
                                                   ******
  8. Apesar do sol forte, a Guarda Civil Municipal (GCM) conseguiu em parte manter controlado o acesso às praias neste sábado (03). Com exceção da Praia do Flamengo, onde houve necessidade de uma ação mais firme para retirar um grande número de pessoas da areia, nas demais o dia foi de tranquilidade, e os banhistas cooperaram com a fiscalização. 

  9. Na orla da Ribeira, o banho de mar foi livre e milhares de pessoas foram às braias do Bogaria e da Av Beira Mar até tarde do dia quando o sol se pôs. Por lá a GM não apareceu.

  10. Vale frisar que o acesso a todas as praias está proibido nos finais de semana e feriados, conforme decreto da Prefeitura. No caso da Boa Viagem, Cantagalo, Amaralina e Piatã, que foram palco de aglomerações no final de semana passado, o acesso está interditado com barreiras físicas até a terça-feira (06), prazo que pode ser prorrogado. 
]
   11. Já as praias do Buracão e Paciência, no Rio Vermelho, bem como a do Porto da Barra, seguem sem permissão de acesso mesmo nos dias úteis e ainda sem previsão de reabertura.
 
  12. "Neste sábado, mesmo com o sol, conseguimos manter a situação (parcialmente) controlada. Nas praias interditadas fisicamente, tudo ficou deserto, ao contrário do que se viu no domingo passado. Nas demais, a fiscalização também não teve trabalho, pois os poucos banhistas não criaram problemas para sair da faixa de areia. A situação foi um pouco mais complicada no Flamengo, onde havia mais gente", avaliou o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima,

   13. A fiscalização da Guarda conta, neste final de semana, com um efetivo de 156 agentes, na operação chamada "Devagar, Devagarinho". A ação conta ainda com o suporte de mais de 30 viaturas, duas bases móveis, motocicletas, quadriciclos, um drone, além do apoio da Transalvador, Semop Fiscalização e Salvamar e Sedur.

   14. "As praias onde intensificamos a fiscalização são as de Amaralina, Piatã, Itapuã, Boa Viagem, Cantagalo, Stella Maris e Flamengo. O drone ajuda muito nesse trabalho. São locais onde a gente tem constatado mais gente desrespeitando os protocolos sanitários ou mesmo formando aglomerações, além daquela frequência nos dias em que isso não é permitido. É difícil fiscalizar toda a orla ao mesmo tempo, mas estamos agindo para que o decreto seja respeitado", ressaltou Maurício Lima.

  15. De acordo com o Decreto da Prefeitura Municipal de Salvador nº 32.911, publicado na última sexta-feira (2/10), o Shopping Barra seguirá com os seguintes horários de funcionamento a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de outubro:

  16. SEGUNDA A SÁBADO: - Todas as operações das 11h às 21h; DOMINGO: - Todas as operações das 13h às 21h. - Praça de alimentação e restaurantes das 12h às 21h.

   17. Os restaurantes do Barra Gourmet, Madero e Mamma Jamma, que possuem acessos independentes, poderão funcionar neste novo horário, até às 0h.

   18. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lançou, nesta quinta-feira (1°), mais uma nova temporada do jogo educativo voltado para estudantes e professores que se cadastrarem na Plataforma Simula SABE (Sistema de Avaliação Baiano de Educação). A quinta temporada conta com mais seis desafios, tendo cada um 20 questões. Ao todo, já foram lançados 36 desafios, sendo 18 de Língua Portuguesa e 18 de Matemática. Até o momento, o jogo possui 10.754 participantes.

  19. Criado pela SEC, o Simula SABE tem a proposta de fortalecer a aprendizagem dos estudantes neste período de pandemia de forma lúdica, entrelaçando o mundo dos games com o aprendizado escolar. Ao jogar, o estudante testa os seus conhecimentos e avalia as suas dificuldades e seu desempenho.

  20. A assessora da SEC, Aline Oliveira, que é coordenadora da plataforma, disse que o jogo educativo já possui representantes de 1.093 escolas. "Estamos em uma fase de consolidação de parcerias, através do diálogo com as secretarias municipais de Educação, e estabelecendo vínculos com professores que têm demonstrado interesse pelo Simula SABE. Acreditamos que esta ação é muito eficaz para o auxílio na aprendizagem dos estudantes e, por isso, deve perdurar para além do retorno presencial das aulas", acredita. 

   21. A plataforma é acessada através do link http://simulasabe.educacaobahia.com.br/. O usuário deve se inscrever no jogo, atentando-se para o endereço de e-mail cadastrado. Após a inscrição, é enviado ao jogador um e-mail com a chave individual de acesso ao desafio escolhido, que vai direcioná-lo ao painel do jogo. Cada desafio possui 20 questões de uma determinada disciplina (Língua Portuguesa ou Matemática), que devem ser respondidas no período de 50 minutos.

  22. Ao final do jogo, o participante receberá um novo e-mail, contendo o link de acesso à correção do desafio realizado. Para que o estudante perceba a sua evolução conectada aos demais jogadores, o site disponibiliza o Ranking do Simula SABE. Na medida que o jogador acerta mais questões e realiza mais desafios, sua pontuação no ranking aumenta.

  23. A SEC promove, também, um canal para a interatividade com os participantes, que podem tirar dúvidas ou enviar sugestões, através do e-mail: simulasabe@enova.educacao.ba.gov.br