ter?a-feira, 27 de outubro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO INFECTADOS NA BAHIA POR COVID VOLTA CAIR PARA 6.924 E 49 ÓBITOS

Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), oferecerá durante o mês de outubro, cerca de 10 mil mamografias em unidades móveis que ficarão estacionadas em diversos pontos da capital baiana
02/10/2020 às 10:13
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.354 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.635 curados (+0,5%). Dos 313.404 casos confirmados desde o início da pandemia, 299.636 já são considerados curados e 6.924 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

   2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (27,83%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.687,57), Almadina (6.497,07), Madre de Deus (6.115,77), Itabuna (6.070,64), São José da Vitória (5.267,81).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 624.357 casos descartados e 77.576 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (2).

  5,Na Bahia, 26.262 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 49 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.

  7.  Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                               *****
  8. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2020, serão 3.460 novos casos de câncer de mama na Bahia. Destes, 1.180 em Salvador. Com o objetivo de alertar a população para a detecção precoce da doença, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), oferecerá durante o mês de outubro, cerca de 10 mil mamografias em unidades móveis que ficarão estacionadas em diversos pontos da capital baiana. Além disso, no interior do estado, ações serão desenvolvidas em 16 Policlínicas Regionais de Saúde.

  9. A iniciativa faz parte da programação da Sesab para o Outubro Rosa, movimento internacional que estimula empresas, população e entidades a trabalhar na detecção precoce e tratamento do câncer de mama.

  10. Nas unidades móveis que estarão na capital, as mamografias serão feitas exclusivamente com horário agendado previamente, para evitar aglomeração. As mulheres de 40 a 69 anos poderão marcar os exames pelo Sesab Atende, que funciona de 8h às 18h, pelo telefone 0800-071-4000. As pacientes que não fizerem o agendamento prévio, não serão atendidas. A partir da próxima semana também será possível fazer o agendamento pela internet.

  11. Os atendimentos começarão na próxima segunda-feira (5) e prosseguirão até o dia 31 de outubro. Para o local do atendimento, com o agendamento feito, a mulher deve levar cópias de RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Além da mamografia, será garantido todo o tratamento em caso de suspeita e confirmação do câncer de mama. Serão feitos exames complementares e, caso seja necessário, a mulher será encaminhada para a rede de atenção.

  12. De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, desde 2011 a Sesab intensifica as ações referentes ao rastreamento do câncer de mama no mês de outubro. “São milhares de exames de mamografia neste período, cujo público são mulheres de 40 a 69 anos, faixa etária preconizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia como a mais propícia ao aparecimento da doença”, pontua o secretário.

  13. Neste sábado, dia 3, a Apae Salvador comemora mais uma primavera cheia de bons frutos. “Espalhe amor, esperança e solidariedade” é o slogan da campanha que comemora 52 anos de atividades ininterruptas da entidade, umas das mais importantes associações sociais da Bahia. 

  14. A celebração entre os milhares de usuários da associação, equipe médica, voluntários e funcionários é grande. Foi com colaboração, resiliência e superação que a entidade sobreviveu ao período de pandemia. E segue forte no seu propósito, conclamando as pessoas a fazerem doações, permitindo que a Apae Salvador inaugure, ainda este ano, sua nova unidade de saúde, no bairro da Pituba, que já tem 75% da obra civil pronta.

  15. “Mesmo diante dos imensos desafios impostos pela pandemia, a Apae Salvador segue se superando para manter a Instituição, que teve uma redução financeira de 40%, nos últimos tempos. Ainda assim, segue atendendo, com segurança, a todos que fazem parte dos seus programas”, afirma Derval Evangelista, presidente da Apae Salvador.

  16. Doze povoados do município de Tucano, no nordeste da Bahia, foram beneficiados com a entrega do sistema integrado de abastecimento de água do Mandacaru. Presente ao ato inaugural nesta sexta-feira (2), ao lado do governador Rui Costa (PT) e do federal Marcelo Nilo (PSB-BA), o deputado estadual Marcelinho Veiga (PSB) defendeu a atuação da gestão para melhorar a qualidade do recurso natural que as famílias do campo consomem.

  17. De acordo com o parlamentar, quase seis mil pessoas passam a contar rotineiramente com abastecimento de água. A obra teve o investimento de R$12 milhões e foi realizada a partir de manancial subterrâneo.

   18. “Mais uma grande inauguração de sistema de abastecimento de água em Tucano. Esse sistema do Mandacaru, atendendo a 12 localidades, contou com a ação direta dos líderes políticos Arilton Junior e Conceição Dantas. 

  19. Agora, a população desses povoados passa a contar com acesso frequente de abastecimento. O governo Rui investiu R$3,4 bilhões para levar água e esgoto de qualidade aos baianos em cinco anos de gestão. Os investimentos são fundamentais, principalmente para potencializar a produção de alimentos”, descreve Marcelinho. A construção do sistema foi executada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs), por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb).

  20. O processo de testagem para o novo Coronavírus nas 21 escolas estaduais do bairro de Cajazeiras e região seguiu de forma tranquila nesta sexta-feira (2). Os estudantes, professores e funcionários atendidos neste terceiro dia são do Colégio Estadual Professor Nelson Barros, escola-polo de Cajazeiras X; do Colégio Estadual Rafael Oliveira, escola-polo de Cajazeiras VIII; e do Colégio Estadual Dona Mora Magalhães, localizado no bairro Fazenda Grande I. A iniciativa do Governo do Estado é desenvolvida pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), com a aplicação de testes do tipo RT-PCR, que serão analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). A testagem acontece até o dia 9 de outubro, devendo alcançar o total de 21 mil pessoas.

   21. O estudante Ruanderson José Santos, 18, 9º ano, do Colégio Estadual Professor Nelson Barros, foi cedo fazer o teste na própria escola onde estuda. "A testagem é essencial para o governo se situar e saber quantos estudantes e demais funcionários das escolas estão infectados ou não", analisou.

   22. A estudante Ailana da Silva, 19, 2º ano, da mesma unidade escolar, também já fez o seu teste. "Esta testagem é muito importante para prevenir a saúde de todos que fazem parte da nossa comunidade escolar", afirmou.

   23. Quem também já passou pelo procedimento foi a funcionária Carla Magali Correia, 46, do Colégio Estadual Rafael Oliveira. "Fiz questão de fazer logo o meu teste, pois a gente pode estar infectado e não sabe", comentou.

   24. A estudante Jande Lima, 15, 1º ano, do Colégio Estadual Rafael Oliveira, também falou sobre a iniciativa. "Achei muito legal a atitude  em nos oferecer este teste rápido para o mais rápido possível a gente poder frequentar novamente as aulas de forma presencial".