ter?a-feira, 27 de outubro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO DE INFECTADOS NA BAHIA PELA COVID VOLTA A SUBIR PARA 7.254

Fecham 4 livrarias na cidade do Salvador e as autoridades de cultura do Estado e do município ficam calados.
01/10/2020 às 10:11
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.524 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 1.794 curados (+0,6%). Dos 312.050 casos confirmados desde o início da pandemia, 298.001 já são considerados curados e 7.254 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

   2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (27,90%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.661,44), Almadina (6.423,87), Madre de Deus (6.082,59), Itabuna (6.053,76), São José da Vitória (5.232,46).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 620.669 casos descartados e 75.750 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (1).

  5. Na Bahia, 26.188 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 51 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                 *****
  7. O segundo dia de testagem para o novo Coronavírus em estudantes, professores e funcionários, de 21 escolas estaduais localizadas no bairro de Cajazeiras e região, aconteceu de forma rápida e tranquila. Muitas mães e pais acompanharam suas filhas e filhos para o procedimento, que é realizado com segurança. 

  8. Nesta quinta-feira (1°), as equipes de Saúde atenderam a comunidade escolar do Colégio Estadual Ana Bernardes, localizado em Cajazeiras VI, e do Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, escola-polo de Cajazeira VII. 

  9. Luis Carlos Pereira, 70, fez questão de acompanhar o filho David Luis dos Reis, 14, 6° ano, no Colégio Estadual Ana Bernardes, para a realização do procedimento. “Trouxe logo o meu filho para fazer o teste, pois é muito importante e temos que ter muito cuidado com esta doença”, disse.

  10. A estudante Raissa Cailane Souza,12, 7° ano, foi uma das primeiras pessoas a fazerem o teste no Colégio Estadual Ana Bernardes. “Acabei de fazer meu teste e achei simples e rápido. É importante que os demais estudantes o façam para saber como está a saúde e proteger seus familiares e amigos”, afirmou.

  11. A estudante Ana Carolina Santos, 12, 7° ano, do Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, disse que ficou satisfeita com o atendimento na sua escola. “Achei esta iniciativa muito interessante, pois o teste é gratuito, rápido e seguro. Gostei muito do atendimento, pois me senti segura, porque todos estão usando máscara e fazendo a higienização das mãos com álcool em gel para poder fazer o teste”, comentou. 

  12. A iniciativa do Governo do Estado é desenvolvida pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), com a aplicação de testes do tipo RT-PCR, que serão analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

  13. No atual momento, as pessoas perceberam o quanto faz diferença o cheirinho de limpeza e o cuidado com o lar. Afinal, estão curtindo muito mais a casa, que se transformou em ambiente de trabalho, estudos e, claro, o local para relaxar no fim do dia e realizar a rotina de cuidados pessoais. 

  14. Por isso é importante buscar produtos de qualidade e a preço acessível para deixar tudo ainda mais aconchegante. E para ajudar nesse processo, o Extra e o Pão de Açúcar fazem, exclusivamente nesta sexta-feira (2), um dia especial de ofertas em produtos de limpeza e perfumaria, com dinâmicas promocionais diferenciadas. 

  15. As oportunidades são válidas para todas as lojas de ambas as redes no Brasil e também nos sites das marcas (www.clubeextra.com.br e www.paodeacucar.com) e nos aplicativos para celular. No caso do Extra, o cliente tem a vantagem de poder parcelar os itens em até 3 vezes sem juros nos cartões Extra nas compras acima de R$ 100. E, ainda, quem optar por aproveitar as ofertas de forma online tem o benefício do frete grátis em compras acima de R$ 199 nos apps Clube Extra e Pão de Açúcar Mais.

  16. Física será o componente curricular do aulão virtual do projeto ENEM 100%, nesta sexta-feira (2), às 16h. A atividade, que contará com a participação do professor Lúcio Veja, é promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), sendo transmitida, ao vivo, pelo canal do Youtube da Educação Bahia (https://bit.ly/2G2kOpt). 

   17. A ação pedagógica busca auxiliar os estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

   18. Os aulões virtuais do projeto ENEM 100% acontecem todas às terças e sextas-feiras, sempre das 16h às 17h, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. Clicando aqui, o estudante tem também à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas.   

   19. Ainda no Portal da Educação, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). 

  20. Outra ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA).

   21. A retomada econômica de Salvador passa necessariamente pelo fortalecimento do empreendedorismo digital da cidade. Esse é o pensamento do candidato à Prefeitura de Salvador Pastor Sargento Isidório pela Coligação VAMOS CUIDAR DE GENTE composta pelos partidos AVANTE, PSD, PMB.

  22. "Para reerguer a economia de Salvador temos que valorizar nossa cultura, fortalecer nossos pontos fortes e entender que hoje cada soteropolitano(a) é um ativo imprescindível da economia criativa, digital. Sendo nossa obrigação também atrair e viabilizar um ambiente de negócios propício a este segmento econômico que cresce vertiginosamente no Brasil e no mundo", disse Isidório.

  23. "Temos expertise nessa área tecnológica, a propósito", continua o candidato a Prefeito de Salvador Pastor Sargento Isidório: "já exportamos mão de obra de alto valor agregado para outras regiões do Brasil e países. Logo, a meta é reter esse(a) profissional de qualidade aqui, gerando empregos, divisas e riquezas do digital ao real em nossa Capital. 

  24. Vamos, por exemplo, firmar parcerias com o SENAI CIMATEC, o Parque Tecnológico do Governo do Estado, escolas e institutos particulares de modo a implantar num curto espaço de tempo o CE Cria (Centro de Economia Criativa) programa multidisciplinar que atuará em pilares chave do desenvolvimento econômico social de Salvador e da Região Metropolitana como o Empreendedorismo Cultural; Confecções, Gastronomia, Tecnologia da Informação e Soluções de Negócios".

  25. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está oferecendo condições facilitadas de pagamento para os usuários de seus serviços. A ação, que segue até o dia 22 de dezembro, envolve condições especiais para a quitação de débitos, prazo estendido para pagamento da entrada, anistia de juros e multas, entre outras vantagens.

  26. As condições especiais de pagamento podem ser simuladas na Agência Virtual Embasa com acesso via web ou por aplicativo, pelo atendimento WhatsApp (71 99908-9001) ou pelo teleatendimento (0800 0555 195). “Esses canais permitem que o usuário ache a oferta que melhor se adequa à sua condição econômica com segurança e comodidade”, informa Thalita Vieira, gerente comercial da Embasa.

  27. Para quem preferir atendimento presencial, a Embasa está retomando a atividade de seus postos na rede SAC em todo estado. Além das várias opções de acesso a atendimento e simulação do pagamento facilitado de contas atrasadas, os usuários dos serviços da Embasa ainda podem fazer o pagamento da conta por cartão de crédito ou cartão Elo Caixa do Auxílio Emergencial.

  28. A simulação do pagamento da dívida na Agência Virtual Embasa, acessível nos canais de atendimento, permite que cada usuário com débito conheça as facilidades oferecidas e organize, de acordo com sua conveniência e capacidade de pagamento, a melhor forma de quitar suas contas atrasadas.