Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA MANTÉM PACIENTES INFECTADOS DO CORONAVIRUS ABAIXO DE 6.800

Número de mortos pela covid na Bahia ainda está alto (47 pessoas) e a taxa de ocupação leitos UTI adulto Salvador é de 43%
30/09/2020 às 11:12
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.274 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 1.317 curados (+0,4%). Dos 310.526 casos confirmados desde o início da pandemia, 296.207 já são considerados curados e 6.744 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,01%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.622,26), Almadina (6.387,26), Madre de Deus (6.049,40), Itabuna (6.025,62), São José da Vitória (5.151,75).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 616.533 casos descartados e 73.826 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (30).

  5. Na Bahia, 26.105 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 47 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                                *******

  7. A Prefeitura convocou hoje (30), por meio do Diário Oficial do Município (DOM), 97 candidatos aprovados no concurso público municipal realizado em 2019. Serão nomeados servidores para a Guarda Civil Municipal (GCM), Transalvador, Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Secretaria de Ordem Pública (Semop).

   8. Os convocados devem se dirigir à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), na Avenida Vale dos Barris, nº 125, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h. O prazo de comparecimento é de 30 dias corridos, contados a partir do primeiro dia útil após a publicação dessa convocação. 

   9. Além disso, é preciso levar documento de identificação original. Por conta da Covid-19, recomenda-se que o atendimento seja agendado por meio do site www. agendamentoconcurso. salvador. ba. gov. br.

   10. “É um passo importante, após a homologação, o início dessas convocações. Estamos reforçando áreas importantes da Prefeitura, a exemplo da Guarda Municipal, a Transalvador, a Semop e a Sedur, o que vai aprimorar o atendimento à população. Esse é um movimento que só está sendo visto aqui em Salvador. 

  11. Há um cenário nacional de contenção de despesa, mas ainda assim conseguimos fazer uma expansão da equipe, o que é fruto de um planejamento consistente e de longo prazo", disse o titular da Secretaria Municipal de Gestão, Thiago Dantas. 

  12. O Governo do Estado iniciou, nesta quarta-feira (30), as testagens para o novo Coronavírus em estudantes, professores e funcionários das escolas estaduais localizadas no bairro de Cajazeiras e região. No primeiro dia, o Colégio Edvaldo Brandão Correia atendeu a sua própria comunidade escolar e o Colégio Estadual Batista Neves, além da sua comunidade escolar, atendeu a da Escola Estadual Deputado Naomar Alcântara. 

  13. A iniciativa é desenvolvida pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), com a aplicação de testes do tipo RT-PCR, que serão analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

   14. A testagem para o novo Coronavírus deve alcançar 21.882 pessoas nas 21 escolas estaduais localizadas em Cajazeiras IV, V, VI, VII, VIII e X; Fazenda Grande II; Dom Avelar; Águas Claras; Castelo Branco; e Valéria. A previsão é a de serem testados 20.625 estudantes, 733 professores e 524 funcionários, até o dia 9 de outubro.

  15. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que acompanhou o início das testagens nos colégios, falou desta nova fase das testagens.  "Chegamos a mais uma região populosa de Salvador para prestarmos este atendimento, que não é apenas uma amostragem simples, estamos falando de uma oferta de um serviço para que a comunidade escolar possa saber sobre a sua saúde e a da sua família e que, por diversas situações, talvez não teriam acesso com facilidade à testagem. E, a partir deste zelo e cuidado, planejamos com cautela o retorno às aulas, mesmo que não tenhamos uma data definida para a volta", disse.

   16. Para participar das testagens, a estudante Tailana Melo, do 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Edvaldo Brandão Correia, esteve cedo na unidade escolar. "Acho importante a aplicação dos testes para que possa existir um controle e as coisas voltem à normalidade mais rápido. E como a vacina ainda está em um processo de  desenvolvimento, acredito que estas ações, em conjunto com as precauções que devemos tomar no dia a dia, podem ajudar na luta contra a expansão da pandemia", disse.

  17. O estudante do 2º ano do Ensino Médio, Alison Costa,  também do Colégio Edvaldo Brandão Correia, disse que a mobilização conscientiza a comunidade escolar. "Esta movimentação no entorno do enfrentamento à COVID-19 acaba incentivando todos a se cuidarem mais e prestarem atenção nas formas de prevenção. Espero que participando das testagens possamos contribuir futuramente para a volta às aulas".

  18. O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, retomará, nos próximos dias, os atendimentos ambulatoriais na unidade. Com a redução da taxa de ocupação dos leitos de tratamento para Covid-19, a diretoria da instituição acerta os últimos detalhes para voltar a oferecer consultas presenciais, previamente agendados.

   19. A enfermaria que funcionava no local do ambulatório do HGRS, para oferecer retaguarda aos hospitais que atendem pacientes com o novo coronavírus, já foi desfeita e os consultórios estão sendo remontados, com uma nova configuração. De acordo com o diretor administrativo da unidade, Josemar Cunha, a adoção de medidas necessárias à preservação da integridade física e da saúde de todos é a principal preocupação da gestão neste momento.

   20. “O retorno do ambulatório trará novidades como agendamento via call center, possibilidade de realização de exames pré-operatórios na própria unidade e consultórios mais amplos. Quem já é paciente do Hospital Roberto Santos entrará em contato conosco por meio de um telefone 0800, que disponibilizaremos em breve, para realizar seu agendamento.

  21. Teremos cinco postos de atendimento. No dia da consulta, ele já sairá com a marcação do retorno em mãos. Nossa intenção é evitar, ao máximo, a formação de filas no local”, adianta Josemar.

   22. Segundo o gestor, a retomada acontecerá em consonância com as recomendações das autoridades de saúde federal, estadual e municipal, com os protocolos sanitários necessários. “Desde o início da pandemia, garantimos a continuidade dos atendimentos, através de teleconsultas. Adotamos medidas que tiveram como foco a preservação da vida humana e que, agora, permitem a retomada gradual da assistência presencial de forma segura", pontua Josemar.

   23. Informações adicionais serão divulgadas, em breve, nas redes sociais oficiais da instituição (@HospitalRobertoSantos, no Instagram e Facebook). Para agendamento de consultas a partir do dia 5 de outubro, a diretoria do HGRS disponibilizou, em caráter emergencial, os telefones (71) 3103-8888 e 3117-7841, das 8 às 17h.

 


 

O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que ainda não é paciente do Hospital Geral Roberto Santos deverá ser encaminhado para consulta pela Secretaria da Saúde do município, que o incluirá no sistema Lista Única. Após o primeiro atendimento no HGRS, ele poderá marcar a data do retorno na própria unidade.

18. TV Band faz hoje primeiro debate em Salvador com os candidatos (as candidatas) a prefeito (a) da capital.