ter?a-feira, 22 de setembro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DEIXA PELOURINHO VAZIO; BAHIA REGISTRA 852 NOVOS CASOS COVID

Ainda encontram-se com covid na Bahia 7.443 pacientes
13/09/2020 às 13:02
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 852 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 905 curados (+0,3%). Dos 282.517 casos confirmados desde o início da pandemia, 269.111 já são considerados curados e 7.443 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

   3. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (29,00%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (6.184,69), Almadina (5.966,33), Itabuna (5.434,69), Dário Meira (5.014,01), Madre de Deus (4.996,92).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 553.134 casos descartados e 68.685 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste domingo (13).

  5. Na Bahia, 24.058 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 49 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                  *****
   7. (ITABUNA) Resolver em definitivo a questão do abastecimento de água e saneamento, um projeto de R$ 500 milhões, que pode ser implementado através de uma parceria público privada; implantar uma nova usina asfáltica para atender em dois anos a todos os bairros da cidade, melhorando a mobilidade urbana; interligação da BR 101 à BR 415, além de mais investimentos na melhoria da saúde e na valorização do funcionalismo municipal.

  8. Foram algumas das metas anunciadas por Fernando Gomes (PTC), candidato à reeleição para a prefeitura de Itabuna através da coligação “”Deixa o homem trabalhar”, que reúne ainda os partidos Republicanos, PSL, PMN e Solidariedade. 

   9. Ele terá como vice Son Gomes (Republicanos) e defendeu uma grande mobilização também para eleição de uma bancada representativa na Câmara Municipal. Na convenção ele enviou uma mensagem a cada candidato à Câmara Municipal, lembrando que ninguém governa sozinho, daí a necessidade de eleger uma bancada forte, “por isso mesmo todos vocês, indistintamente, são meus candidatos e podem contar comigo,” complementou..  

  10. Além de fazer uma retrospectiva de sua trajetória política ao longo de quase cinco décadas, com cinco mandatos de prefeito e três para a Câmara Federal, participando da Assembleia Nacional Constituinte, Fernando Gomes falou das obras realizadas, o que incluiu a da fundação que leva o seu nome e que administra a Maternidade da Mãe Pobre, com 50 leitos e quase 100 mil partos realizados. 

  11. Lançado em abril pelo governador Rui Costa, em meio às restrições impostas pelas recém-adotadas medidas de isolamento social em função da pandemia, o aplicativo Preço da Hora Bahia acaba de chegar aos 300 mil usuários. 

  12. A marca atesta o apelo da ferramenta que pesquisa em segundos os preços mais baixos de todos os produtos à venda no mercado varejista da Bahia, com base nas informações das notas fiscais eletrônicas, permitindo que o usuário só precise deslocar-se após identificar o estabelecimento onde foi encontrada a melhor oferta.

  13. O app vem inclusive sendo apontado pelo Procon-BA como uma alternativa eficaz para os consumidores diante da alta de alimentos que tem o arroz como o destaque do noticiário, mas atinge também itens como feijão, óleo de soja, carne e pão.

  14. Implantado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o app tem a maior parte dos usuários na capital e nos grandes centros do interior, mas começa lentamente a ser descoberto pelos moradores de pequenos e médios municípios. O Preço da Hora Bahia está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS e também no site precodahorabahia.ba.gov.br.

  15. Além de permitir a pesquisa em um raio de até 30 quilômetros de onde se localiza o usuário, em qualquer município do estado, o app traz uma série de outras funcionalidades. O usuário pode ver na tela o dia e a hora de realização da última venda da mercadoria, além de telefone e rota para se chegar ao estabelecimento onde ela está disponível.

  16. O usuário dispõe ainda de canais específicos para pesquisas em farmácias e postos de gasolina, mapa com as três melhores ofertas na região pesquisada e a possibilidade de se preparar listas de compras com até 40 itens, obtendo os cinco melhores preços na cidade.

  17. O deputado federal Leur Lomanto Jr. (DEM), confirmou ontem à noite (11/09), o apoio ao deputado estadual Zé Cocá (PP) à prefeitura do município. Leur Jr. participou da convenção partidária em evento na Câmara Municipal, que lançou oficialmente o nome de Zé Cocá para a disputa eleitoral.

   18. O deputado federal destacou que o seu apoio pessoal e também do seu Partido Democratas não está relacionado a interesses por secretarias na administração, mas por enxergar no pré-candidato o melhor para o futuro da cidade.

   19. “Acima de partido, acima de ideologia está o que verdadeiramente representa o melhor para a minha cidade. Acima de tudo estão os interesses da população e nesse momento pela experiência e pela vontade de trabalhar o melhor é Zé Cocá", afirmou.

   20. Leur Jr. acrescentou que em conversa com Zé Cocá alertou sobre a necessidade de se enxugar a máquina da prefeitura para que a gestão prospere e melhore a situação da cidade. “Jequié não pode errar mais”, frisou.

   21. O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promove, a partir desta terça-feira (15), a semana em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente. O evento, cujo tema é ‘Segurança dos profissionais de saúde do HGRS: prioridades para segurança dos pacientes’, será na modalidade online, transmitido pela plataforma Zoom (aberto ao público), e na modalidade presencial, voltado para os profissionais da instituição.

   22. Os encontros serão realizados em espaços que permitem manter o distanciamento social. O comitê organizador respeitará todas as orientações fornecidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH-HGRS) e pelo Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast-HGRS).