ter?a-feira, 22 de setembro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SHOPPINGS DA CAPITAL VOLTAM A ABRIR NESTE DOMINGO, 13, PARTIR DAS 12 H

Número de casos ativos com coronavirus na Bahia cai para 7.647
12/09/2020 às 09:42
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.182 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.155 curados (+0,8%). Dos 279.509 casos confirmados desde o início da pandemia, 265.969 já são considerados curados e 7.674 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (29,23%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.106,32), Almadina (5.948,02), Itabuna (5.365,27), Dário Meira (4.976,66), Salinas da Margarida (4.793,52).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 545.560 casos descartados e 69.687 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (11).

  5. Na Bahia, 24.269 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 48 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                         *****
   7. A Bahia está entre os Estados brasileiros com melhor classificação no Índice de Oferta de Serviços Digitais, divulgado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). 

   8.  No índice – elaborado a partir de uma pesquisa que avaliou o desempenho de governos estaduais e distrital – a Bahia foi considerada, ao lado do Rio Grande do Sul, como o Estado com maior capacidade para oferta digital de serviços públicos à população.  Além disso, o Estado ficou em quarto lugar no ranking que avaliou a oferta de serviços digitais em termos de acesso a direitos e obtenção de documentos.

   9. “O bom desempenho é resultado do esforço que o governo baiano vem empreendendo em seu projeto de transformação digital, tanto no que diz respeito às tecnologias embarcadas quanto ao grau de capacitação de nossas equipes e à nossa capacidade de gestão”, avalia o secretário da Administração do Estado Edelvino Góes.

   10. Já o superintendente de Gestão e Inovação da Saeb, Anderson Vasconcelos,  ressalta a importância da implantação do  SAC Digital e do SEI Bahia para o destaque obtido pela Bahia no ranking. Plataforma eletrônica de serviços do Estado, o SAC Digital vem possibilitando aos cidadãos o acesso a uma série de serviços virtuais, como emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e Carteira de Trabalho (CTPS). 

   11. Já o SEI Bahia,  sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo Estadual, já permitiu ao Estado uma economia de R$156 milhões com a transição do suporte papel para o meio eletrônico.

  12. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nA quinta-feira (10), uma live para apresentar o edital para 200 vagas do curso de pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (Programa DocentEPT) para a rede estadual de ensino da Bahia, oferecido na modalidade Educação à distância (EaD). 

   13. Na oportunidade, foram dados esclarecimentos e orientações que facilitem ao interessado concorrer às vagas disponibilizadas. As inscrições estão abertas até 24 de setembro, no endereço https://ept-ifes.selecao.net.br/.

  14. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância do curso. "Esta é uma oportunidade para que os professores possam aperfeiçoar sua formação em um curso voltado especificamente para o tema da Educação Profissional. Outro aspecto que devemos destacar é que, a partir desta demanda, vamos desenvolver um planejamento para a oferta de novos cursos em parceria com as quatros universidades estaduais baianas (UNEB, UESC, UESF e UESB), além de buscar a participação das universidades e institutos federais", disse.

  15. Conforme divulgado no decreto 32.797/2020, pela Prefeitura Municipal de Salvador, os shoppinhs voltam a funcionar aos domingos, a partir do próximo dia 13. As lojas estão autorizadas a funcionar, mas terão abertura opcional. 

   16. O Shopping Itaigara segue ampliando o seu mix de opções com novas operações de produtos, serviços e alimentação. Com uma arquitetura privilegiada, se configura como excelente opção para compras e lazer no único shopping a céu aberto de Salvador.

   17. Funcionamento do Paseo: Segunda a Sábado – obrigatório – das 12h às 20h; Domingos – opcional – das 13h às 19h; limentação podendo abrir a partir das 12h às 20h.

   18. Em conformidade com o decreto da Prefeitura Municipal de Salvador de nº 32.798, e atendendo a pedidos de clientes e lojistas, o Shopping Barra volta a abrir suas atividades aos domingos. O funcionamento ocorrerá a partir do próximo dia 13 de setembro, de acordo com os horários abaixo:
Lojas – 12h às 20h; Fast food – 12h às 20h; Restaurantes – 12 às 23h

   19. Pessoas com deficiência visual ou auditiva contam na Bahia com ferramentas para terem acesso e a devida proteção do Código de Defesa do Consumidor (CDC), instituído pela lei 8.078/90 e que completa 30 anos nesta sexta-feira (11). Além de audiências conciliatórias em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) também oferece o CDC em braile.

  20. As iniciativas foram desenvolvidas a partir de parceria entre o Procon Bahia e a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, o Procon Bahia adequou o atendimento de forma não presencial, por meio dos aplicativos ProconBa Mobile e Preço da Hora Bahia, disponíveis para Android e IOS.

  21. O superintendente do Procon, Filipe Vieira, destaca que “com a edição comemorativa em linguagem braile, lançada em maio do ano passado, o órgão levou o direito do consumidor a quem sempre comprou, mas não se sentia amparado”.

  22. O Procon também disponibiliza atendimentos e audiências conciliatórias em Libras nas ações transversais com a Sudef. “Este conjunto de ações inclusivas tornaram-se referência nacional, fazendo o Procon Bahia presidir a Associação Brasileiras de Procons, demonstrando o trabalho de ponta e de excelência para o cidadão baiano”, acrescenta Filipe Vieira.