quinta-feira, 24 de setembro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA CEDE E CAI PARA 9.153 CASOS ATIVOS DA COVID-19 EM TODO ESTADO

Alguns bairros da capital ainda estão com medidas restritivas
05/09/2020 às 20:01

   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.040 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.252 curados (+0,9%). Dos 270.177 casos confirmados desde o início da pandemia, 255.397 já são considerados curados e 9.153 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (29,63%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (5.988,52), Almadina (5.856,52), Itabuna (5.108,27), Dário Meira (4.957,98), Salinas da Margarida (4.761,5260).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 505.535 casos descartados e 87.343 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (5).

   5. Na Bahia, 23.438 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 37 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                    ****

   7. A Prefeitura anunciou hoje a adoção de medidas parciais de restrição nos bairros. Plataforma, Águas claras, Castelo Branco, São Cristóvão, Pernambués, Santa Cruz e Nordeste de Amaralina terão as medidas restritivas prorrogadas por mais uma semana, mas os estabelecimentos comerciais não serão fechados e podem funcionar em todos esses locais com um horário limitado, que vai das 10h às 16h.

  8. A prorrogação das medidas restritivas foi feita porque o número de casos de coronavírus continua alto nesses bairros, apesar de alguns terem apresentado uma leve queda. Em Águas Claras, por exemplo, o percentual de casos é de 32,9%.  

  9. “Esses bairros ainda não podem sair das medidas protetivas, mas no momento em que eles puderem deixar, vão sair e voltarão ao funcionamento normal, seguindo os protocolos gerais da cidade”, disse o prefeito.

  10. Com isso, todos os cuidados do município com a região, a exemplo da realização de testes rápidos, higienização das ruas, a distribuição de máscaras e medição de temperatura também terão continuidade. 

   11. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) - Diretório Municipal de Salvador - convocou para o dia 14 de setembro, às 8h, por meio da plataforma digital Google Meet, a convenção para celebração de coligação e escolha dos candidatos à eleição municipal de Salvador.

  12. Poderão participar os convencionais aptos a voto e o link para acesso à plataforma Google Meet será disponibilizado 30 minutos antes por intermédio das redes sociais, site do partido e Whatsup.

   13. Na convenção serão discutidas a estratégia eleitoral para as eleições 2020 em Salvador, deliberação sobre propostas de coligações partidárias para o pleito majoritário, escolha de candidatos a prefeito, vice e vereadores do PDT e sorteio dos números dos candidatos (vereador), além de assuntos de interesse do partido e eleitoral.

  14. A inscrição dos candidatos deve ser realizada junto à secretaria do Diretório Municipal do partido até 48h antes da convenção, através do e-mail pdtbahia@hotmail.com.

  15. De acordo com decreto municipal (103/2020), as praias de Madre de Deus estão interditadas. E neste final de semana a Prefeitura realizará um trabalho de conscientização e fiscalização desta norma. Fiscais e colaboradores da SUCOM, Secretaria de Segurança Cidadã (SESC) e Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) atuarão numa força-tarefa neste sentido. Também estão proibidas atividades esportivas ou recreativas nas faixas de areia e no mar.
 
  16. E serão realizadas atividades de divulgação da proibição, através de faixas, carros de som e megafones. As faixas, por exemplo, estão com os seguintes dizeres: “proibido o acesso à praia. Em caso de descumprimento, o cidadão poderá ser penalizado pelos crimes contra a saúde pública e desobediência”.  
 
  17. “É muito importante esse apoio da população. Na luta contra a pandemia da Covid-19, as praias continuam interditadas. Pedimos a contribuição de todos e continua a orientação sobre o uso de máscaras, higienização das mãos com sabonete e água ou uso de álcool gel. E pedimos às pessoas que evitem aglomerações”, afirmou o prefeito Jailton Santana.

  18. Um dos temas mais impactantes para a defesa de direitos coletivos na Justiça do Trabalho começou esta semana a ser discutido entre os desembargadores do Tribunal baiano. O tema foi proposto pelo Ministério Público d Trabalho (MPT) como parte da busca de uma atuação cada vez mais resolutiva. 

   19. A tese defendida pelos procuradores e acolhida pela 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT5) e agora será discutido pelo Pleno, onde terá relatoria da desembargadora Margareth Costa e o MPT fará a sustentação de sua tese. Sindicatos e centrais ainda podem participar do processo.

  20. Para o procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro, “Essa é uma atuação que busca garantir o real acesso da sociedade ao sistema de Justiça. Os sindicatos são legítimos representantes de interesses coletivos das categorias que representam e devem ter melhor acesso ao sistema judiciário”. 

   21. O incidente de assunção de competência – processo em que se questiona o Tribunal sobre um tema para formar entendimento comum a todas as varas – busca o reconhecimento do direito de isenção do pagamento das custas processuais aos sindicatos quando atuarem como substituto processual em ações coletivas.