quinta-feira, 24 de setembro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NA BAHIA, 21.886 PROFISSIONAIS DE SAÚDE FORAM CONFIRMADOS PARA COVID

Algumas pessoas como se pode ver na foto insistem em usar as praias sem autorização da PMS. Este casal, hoje, foi convidado a sair da praia para PM.
29/08/2020 às 20:52
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.813 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,5%) e 2.712 curados (+1,2%). Dos 254.790 casos confirmados desde o início da pandemia, 236.659 já são considerados curados e 12.829 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 415 municípios baianos. Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Almadina (5.655,20), Ibirataia (5.525,08), Dário Meira (4.845,94), Itabuna (4.794,04) e Salinas da Margarida (4.640,33)

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 472.365 casos descartados e 85.681 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (29).

  5. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 59 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                    ****
  6. O vereador Téo Senna (PMDB) comentou a liberação dos clubes sociais para a prática esportiva em Salvador. No anúncio feito na manhã deste sábado (29), o prefeito ACM Neto informou que o funcionamento desses espaços é direcionado exclusivamente para a prática esportiva e terá início a partir da segunda-feira (31). A medida faz parte da terceira fase da retomada econômica que vem sendo adotada de forma gradativa.

  7. "Parabenizo a Prefeitura de Salvador pela sensibilidade em liberar os clubes sociais para a realização de esportes como uma das primeiras ações da terceira fase de retomada. A prática esportiva é o que mantém esses espaços vivos, dessa forma é possível evitar o fechamento definitivo e ajudar aos adeptos. 

  8. O esporte é fundamental para a saúde física e mental da população, principalmente neste difícil período em que precisamos fortalecer o nosso sistema de imunológico", explicou Téo Senna, que é ex-atleta profissional e professor de educação física.

  9. De acordo com o parlamentar, com os devidos cuidados adotados para evitar a disseminação do novo coronavírus, os clubes são muito indicados, uma vez que tem o ambiente adequado para o distanciamento necessário.

  10. Os aposentados e pensionistas do Estado que fazem aniversário no mês de setembro não precisam se recadastrar entre os dias 1° e 30 do próximo mês. Decreto estadual publicado neste sábado (29), no Diário Oficial do Estado (DOE), prorroga até o final de setembro a suspensão da atividade. 

   11. A medida atende determinação do decreto nº 19.942, que editou o texto original do decreto n° 19.529, do dia 16 de março deste ano. Esta é a quarta prorrogação consecutiva da rotina, medida temporária que tem como objetivo evitar a transmissão da COVID-19 na Bahia.

  12. A suspensão era válida para os nascidos em março, abril e maio. Os decretos n° 19.735/2020, n° 19.787/2020 e n° 19.885/2020 incluíram os meses de junho, julho e agosto, respectivamente. Com a adição deste sábado, aposentados aniversariantes do mês de setembro – e pensionistas cujo benefício foi originado por servidor que também aniversariava neste mesmo mês – ficam dispensados de realizar a atualização dos dados cadastrais.

  13. Com isso, quase 11 mil pessoas, em sua maioria idosos, deixarão de se dirigir às unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev) situados nas unidades da Rede SAC. Os postos e pontos SAC funcionam, atualmente, em regime especial de atendimento para serviços essenciais. Idosos acima de 60 anos são os mais vulneráveis ao coronavírus e fazem parte do grupo de risco da doença. Entretanto, vale ressaltar que as medidas de higiene e segurança devem ser adotadas por todos.

  14. O recadastramento de inativos e pensionistas do Estado, realizado pela Superintendência de Previdência (Suprev), unidade vinculada à Secretaria da Administração (Saeb), é realizado anualmente para assegurar a manutenção dos benefícios previdenciários. Vale ressaltar que não deixarão de ser pagos os valores a quem esteja com o recadastramento 2020 pendente.

  15. Mais informações podem ser obtidas pelo call center da Suprev, por meio dos telefones 0800 71 5353 (para chamadas de telefone fixo) ou (71) 4020-5353 (para ligações originadas do interior do estado e de celular) ou ainda no Portal do Servidor.

  16. O Governo ou as entidades privadas sem fins lucrativos cadastram seus projetos no site. Já os voluntários preenchem um cadastro disponível no endereço eletrônico, onde indicam os dias e horários que estão disponíveis para a realização de trabalhos voluntários, além das áreas de atuação nas quais têm interesse em participar, ou escolhem um projeto já existente. 

   17. A plataforma cruza os dados do perfil do voluntário com a área da atuação da entidade, fazendo a intermediação entre os dois.

  18. Esta foi a quarta edição do “Ciclo de Conversas sobre Voluntariado”, durante a qual o secretário falou sobre o lançamento do “Bahia. Estado Voluntário”, que aconteceu há cerca de 11 meses. Góes lembrou que a ideia do programa partiu da interação de um internauta no programa Papo Correria, apresentado semanalmente pelo governador Rui Costa.

  19. O internauta sugeriu a criação de um banco de voluntários no Estado e a ideia foi prontamente acatada pelo governador, que passou a incumbência ao vivo para a Secretaria da Administração (Saeb) e para a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além da Prodeb.

   20. O programa e sua plataforma para intermediação do trabalho voluntário foram lançadas em setembro de 2019, depois de uma pesquisa sobre experiências exitosas com banco de voluntariado no país. Uma plataforma utilizada pelo Governo do Distrito Federal foi identificada pela Secretaria da Administração, junto com a SJDHDS e a Prodeb. Os órgãos baianos detectaram que a plataforma se adequava às necessidades da Bahia. O Governo do DF cedeu gratuitamente a plataforma, que foi customizada para característica do projeto baiano.