Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ATIVOS COVID NA BAHIA SÃO 11.899; ENTERROS EM SSA CAEM DE 208 PARA 88

O boletim epidemiológico da SESAB contabiliza ainda 453.265 casos descartados e 85.257 em investigação.
26/08/2020 às 07:35
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.082 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,7%) e 3.970 curados (+1,8%). Dos 245.021 casos confirmados desde o início da pandemia, 228.006 já são considerados curados e 11.899 encontram-se ativos.  A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

   3. Os casos confirmados ocorreram em 415 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (30,75%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Almadina (5.618,59), Ibirataia (5.159,35), Dário Meira (4.808.59), Salinas da Margarida (4.589,26), Itabuna (4.584,40).

   4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 453.265 casos descartados e 85.257 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (26).

   5. Na Bahia, 20.096 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

   6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 65 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                         *****
  7. Na última segunda-feira (24), o prefeito ACM Neto declarou que após 15 dias de abertura da fase 2, não houve nenhum colapso ou descontrole da pandemia em Salvador, indicando que há uma possibilidade de liberação dos clubes sociais para atividades esportivas e exercícios. Essa notícia foi recebida com entusiasmo pelo vereador Téo Senna (PSDB), que tem como uma de suas bandeiras, a defesa do esporte.

   8. "A prática esportiva é fundamental para a manutenção da saúde e os clubes sociais têm um papel importante para realização dessas atividades. Já conseguimos a liberação das academias e tenho certeza que o prefeito vai contemplar os clubes sociais para a realização desses exercícios. Como os clubes dispõem de ambiente controlados é possível assegurar os protocolos de controle para evitar a disseminação da Covid-19", pontuou o parlamentar.

   9. A Prefeitura de Madre de Deus, através da Secretaria de Saúde, recebeu dois respiradores. Eles serão utilizados no Centro de Combate à Covid-19, que será instalado no Hospital Municipal Doutor Ribeiro Eduardo Bahiana. 

  10. O centro começará a funcionar, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em cerca de 10 dias, e será totalmente separado de outras alas da unidade hospitalar. Com funcionamento independente do hospital, não haverá trânsito de pessoas entre as duas unidades.

   11. "A chegada de dois respiradores é resultado de uma viagem que fizemos ao Ministério da Saúde, em Brasília, no final de junho deste ano, com o prefeito de Madre de Deus. Demonstra a parceria que a administração sob o comando do Jailton Santana está realizando com os governos estadual e federal na guerra contra a Covid-19", afirma o secretário de Saúde, Marcus Santil. 

  12. O Governo federal encaminhou os equipamentos à Secretaria Estadual de Saúde e então foi realizada a transferência para a Prefeitura de Madre de Deus, através da Secretaria Municipal de Saúde.  

  13. O prefeito ACM Neto entrega nesta quinta-feira (27), às 10h, a Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Campo Verde, no Ceasa (Rua Jardim das Magnólias s/n, com acesso à direita após o retorno do viaduto do centro de distribuição, já pegando o sentido da BR-324). Na mesma ocasião, o prefeito estará à disposição da imprensa para tratar das medidas contra o novo coronavírus.

  14. Com investimento de R$1,2 milhão, a nova unidade possui 561,64 m² de área e contará com duas equipes de saúde da família. A estrutura dispõe de cinco consultórios clínicos e mais dois odontológicos, além de farmácia, sala de procedimentos, serviços de coleta, curativo, vacina e almoxarifado.

  15. A USF também conta com sala de lavagem, esterilização, copa, vestiários masculino e feminino, abrigo de resíduos e seis vagas de estacionamento.

   16. Autora de PEC no Senado, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) comemorou a promulgação, nesta quarta-feira (26), pelo Congresso Nacional, da Emenda Constitucional 108/2020, que amplia o alcance e torna o Fundeb permanente. Criado em 2007 de forma temporária, o fundo é uma das principais fontes de financiamento da educação no país. Sem uma mudança constitucional, o dispositivo expiraria em 31 de dezembro deste ano.

  19. “ Para todos nós que lutamos pela educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade este é um grande momento. Essa vitória precisa ser comemorada e registrada por todos nós”, disse a socialista.

  20. O texto é resultado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 26/2020), aprovada na Câmara em julho. No Senado, o texto foi aprovado na noite de terça-feira (25) com 79 votos favoráveis e nenhum voto contrário nos dois turnos de votação. O relator foi o senador Flávio Arns (Rede-PR). Já na Câmara, a relatoria foi da deputada federal Professora Dorinha.

  21. O número de sepultamentos por Covid-19 nos cemitérios municipais de Salvador teve uma redução significativa em agosto. Enquanto em julho houve 208 enterros por conta da doença, esse mês foram, até o momento, 88.  A redução vem sendo observada desde o mês passado, considerando que de junho para julho houve uma queda de 33%. Em junho, o número alcançou chegou a 313, o mais alto registrado.

  22. Segundo Marcus Passos, secretário municipal de Ordem Pública (Semop), no mês de maio os cemitérios públicos municipais tiveram uma média de 8,5 sepultamentos por Covid-19 ao dia. Em junho, foram 10.4. 

  23. Essa média caiu para 6.9 por dia em julho e, neste mês, está em 3,8. Por ter acesso aos dados de outros cemitérios, o secretário tem observado que essa é uma realidade que está se refletindo também nas unidades privadas.

  24. “Fizemos todo um planejamento para aumentar o número de vagas nos cemitérios municipais justamente para evitar a situação vivenciada em outras cidades, em que pessoas estavam sendo sepultados em valas comuns. Como a Prefeitura e o governo do Estado foram muito assertivos na aplicação de medidas restritivas na cidade, além das ações de proteção à vida, graças a Deus as mortes e sepultamentos não atingiram os números elevados que vimos em outros locais”, afirma o Marcus Passos.

   25. 19. O secretário alerta, no entanto, que isso não quer dizer que as pessoas devem relaxar dos cuidados e ações para contenção da doença, respeitando os decretos e protocolos do município. “Isso não quer dizer que a pandemia acabou. Os cuidados devem ser mantidos e temos que lembrar que essa redução reflete, inclusive, as ações preventivas adotadas pela gestão municipal e que surtiram efeitos positivos”, conta.

  26. A Semop entregou 690 vagas no cemitério de Brotas esse ano, 120 no de Paripe e 480 no de Plataforma. O órgão também está construindo 1.820 novas vagas, que devem ficar prontas nos próximos dias. Além disso, a secretaria firmou um convênio com outros cemitérios particulares da cidade para a aquisição de gavetas, covas e realização de cremações, de acordo com a necessidade. Mesmo com a redução, as medidas de proteção ao público e aos trabalhadores em velórios continuam mantidas.