Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BARES, RESTAURANTES E ACADEMIAS DEVERÃO REABRIR DIA 6/8

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.296 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,7%), 70 óbitos (+2,1%) e 3.830 curados (+2,7%)
30/07/2020 às 19:27
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (BAHIA): Segundo o boletim da SESAB desta quinta-feira, 30, a taxa de ocupação de leitos UTI adulto pacientes da Covid 10, em Salvador, caiu para 68@. Ontem, estava em 73%. Se essa taxa for mantida abaixo de 70% por 5 dias, os bares, restaurantes, academias e outros vão reabrir suas atividades na quinta-feira, 6. 

   2. Para entrar na etapa dois da retomada, é preciso um intervalo de 14 dias da primeira fase, que começou na última sexta-feira (24). Além disso, dentro desses 14 dias, a taxa de ocupação dos leitos precisa ficar por cinco dias no patamar de até 70%. 

  3. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.296 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,7%), 70 óbitos (+2,1%) e 3.830 curados (+2,7%). A elevação do número de óbitos diários deve-se, exclusivamente, a um represamento temporário dos dados do município de Salvador, em virtude da metodologia utilizada. 

  4. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, após a confirmação laboratorial, existe uma etapa de investigação epidemiológica. Somente após as duas análises, os casos são confirmados. Do total de 70 mortes no estado, 44 possuem residência na capital baiana.

  5. Dos 161.630 casos confirmados desde o início da pandemia na Bahia, 143.966 já são considerados curados, 14.273 encontram-se ativos e 3.391 tiveram óbito confirmado para Covid-19. Os casos confirmados ocorreram em 407 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (34,99%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.552,14%), Itajuípe (3.318,53%), Dário Meira (3.286,65%), Almadina (3.147,88%) e Ipiaú (2.923,29%).

  6. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibiliza para acesso público, a base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus (Covid-19). Para fazer o download, é simples: basta acessar o link bi.saude.ba.gov.br/transparencia/ e clicar no ícone localizado no topo da página. 

  7. A iniciativa amplia transparência e possibilita que qualquer cidadão, em qualquer lugar do mundo, possa acompanhar e analisar a evolução da pandemia na Bahia.

  8. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 32.2655 casos descartados e 83.006 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas destas quinta-feira (30).

  9. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 3.391 mortes pelo novo coronavírus. Em virtude da disponibilização da base de dados relacionada aos óbitos da Covid-19, os interessados no detalhamento dos perfis podem fazer o download do arquivo completo.
                                                      
  10. Na fase dois da retomada das atividades, poderão reabrir academias de ginásticas e similares, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes.
                                                             *****
  11. Consternado com o falecimento do ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Ubirajara Coelho, nesta quinta-feira, 30, o atual presidente, Sérgio Velanes, decretou luto oficial por 3 (três) dias na entidade. O empresário faleceu em consequência de um AVC.

  12. Bira, como era conhecido carinhosamente entre amigos, familiares e empresários, esteve à frente da Associação em três mandatos: 2001-2003; 2003-2005 e 2007-2009. Nessa época atuou a frente de ações importantes para a melhoria coletiva da classe empresarial de Itabuna, a exemplo da instalação das câmaras de videomonitoramento na cidade.

  13. Sérgio manifestou profundo pesar pelo falecimento de Bira, com quem mantinha ótima convivência. “Ele nós deixa um legado importante de ações realizadas em benefício da classe empresarial e da sociedade itabunense. Que a mensagem de paz espiritual e força alcance toda a família e os amigos. O que fica é a saudade, e não a tristeza”.

  14. O velório, que estava sendo realizado até às 18 horas no SAF, será transferido para a Funerária Pax Santa Fé (Loteamento Jardim Ala, nº 10, Pontalzinho - Itabuna). O sepultamento acontece às 10 horas desta sexta-feira, 31.

   15. A fábrica de produtos automotivos que seria instalada em um terreno que seria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Santo Amaro, recôncavo da Bahia, vai ser implantada em Camaçari, região metropolitana de Salvador.

   16. A decisão foi tomada após uma reunião, na tarde desta terça-feira (28), entre a Prefeitura de Camaçari e a empresa Orbi Química, que trabalha com produtos químicos e automotivos.

   17. De acordo com a prefeitura, as conversas começaram na noite desta segunda-feira (27), quando o órgão encaminhou um convite aos representantes da empresa colocando Camaçari à disposição para a instalação da fábrica.

  18. Inicialmente, a Orbi Química será instalada de forma provisória em um galpão de Camaçari para já iniciar a produção na primeira fase de implantação. Na segunda etapa, a empresa irá buscar um terreno para a construção da fábrica definitiva. As etapas serão intermediadas pela prefeitura.

  19. Ainda segundo a prefeitura, nesta terça, foram iniciadas as tratativas entre a área técnica da administração municipal e o diretor operacional da empresa no Nordeste, Claudinei Marques, responsável pela instalação da fábrica na Bahia.

   20. Santo Amaro segue se dedicando ao samba de roda.

   21. O Shopping Bela Vista vai receber, na próxima segunda (03/08) e quarta (05/08), um posto de vacinação contra a gripe e o sarampo. Uma equipe de profissionais do Posto de Saúde CSU Pernambués ficará disponível, das 13h30 às 16h, nos dois dias, no estacionamento G0, próximo à entrada do GBarbosa, para atender gratuitamente os interessados.

  22.  Devem ser vacinadas contra o sarampo, pessoas de 20 a 49 anos, independente de já terem recebido doses anteriores da vacina. Já contra a gripe, a vacina está disponível para todos, a partir dos 15 anos, acompanhado pelo responsável. É preciso apresentar o documento de RG e recomenda-se levar o cartão de vacinação.

  23. A vacina da gripe protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. Já a de sarampo é a trílice viral "SCR", que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e Sarampo e é uma estratégia do Ministério da Saúde para reduzir os casos das doenças no país. Ao entrar no shopping é obrigatório o uso de máscaras e fundamental respeitar as medidas de distanciamento entre pessoas.

  24. A primeira-dama Michelle Bolsonaro está com Covid-19, informou nesta quinta-feira (30) o Palácio do Planalto.

  25. Em nota, a Presidência disse ainda que o estado de saúde de Michelle é bom e que ela seguirá "todos os protocolos estabelecidos" para tratamento da doença.

  26. "A primeira-dama Michelle Bolsonaro testou positivo para Covid-19 nesta quinta-feira, 30. Ela apresenta bom estado de saúde e seguirá todos os protocolos estabelecidos. A primeira-dama está sendo acompanhada pela equipe médica da Presidência da República", diz a nota divulgada pela Presidência.