sexta-feira, 14 de agosto de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TAXA DE OCUPAÇÃO LEITOS UTI EM SALVADOR COVID VOLTA A SUBIR PRA 73%

Brasil atinge a marca de 90.134 mortes pelo coronavirus e há 2.553.265 infectados. Só 7 municípios na Bahia não tem Covid.
29/07/2020 às 19:25
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (BRASIL): O Brasil atingiu nesta quarta-feira novo recorde de mortes registradas em 24 horas por covid-19, com mais 1.595 óbitos, elevando o total de vítimas fatais da doença no país a 90.134, e também registrou um novo recorde de casos confirmados, com mais 70.074 notificações, totalizando 2.553.265, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

   2. Os números nacionais desta quarta-feira foram impactados por uma atualização de dados da véspera do Estado de São Paulo que não foram contabilizados na terça-feira devido a um problema técnico. Somente em SP foram incluído no sistema nesta quarta 26.453 novos casos e mais 713 óbitos.

   3. O recorde anterior de mortes registradas em 24 horas por covid-19 no Brasil era do dia 4 de junho, com 1.473 óbitos, enquanto o maior número de casos registrados em um dia havia ocorrido em 22 de julho, com 67.860.

   4. Na semana passada, o Brasil registrou seu maior número de casos semanais desde o início da pandemia, com 319.653 infecções, indicando que enfrenta seu pior momento desde que foi atingido pela crise do coronavírus.a. A média móvel de casos foi de 45.445 por dia, uma variação de 25% em relação aos casos registrados em 14 dias.

   5. (BAHIA): Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.021 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,6%), 51 óbitos (+1,6%) e 3.625 curados (+2,7%). Dos 157.334 casos confirmados desde o início da pandemia, 140.136 já são considerados curados, 13.877 encontram-se ativos e 3.321 tiveram óbito confirmado.

   6. Os casos confirmados ocorreram em 408 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (35,23%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.552,14%), Itajuípe (3.279,49), Dário Meira (3.155,93), Almadina (3.001,46) e Ipiaú (2.855,71). Os municípios que não possuem casos do novo coronavírus são: Brejolândia, Brotas de Macaubas, Canápolis, Érico Cardoso, Gavião, Ipupiara, Santana, Sítio do Mato, Tanque Novo.

   7. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibiliza para acesso público, a base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus (Covid-19). Para fazer o download, é simples: basta acessar o link bi.saude.ba.gov.br/transparencia/ e clicar no ícone localizado no topo da página. 

   8. A iniciativa amplia transparência e possibilita que qualquer cidadão, em qualquer lugar do mundo, possa acompanhar e analisar a evolução da pandemia na Bahia.

   9. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 315.732 casos descartados e 81.674 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas destas quarta-feira (29).

   10. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 3.321 mortes pelo novo coronavírus. Em virtude da disponibilização da base de dados relacionada aos óbitos da Covid-19, os interessados no detalhamento dos perfis podem fazer o download do arquivo completo.
                                                     *****
   11. O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) ingressou na Justiça Federal nesta quarta-feira (29) com uma ação popular, com pedido de liminar, que pede a suspensão da agenda que o presidente Jair Bolsonaro pretende cumprir na Bahia nesta quinta (30) – uma cerimônia de inauguração do sistema de abastecimento de água de Campo Alegre de Lourdes, no norte do estado. 

   12. A obra foi iniciada em 2013 no governo Dilma Rousseff e entregue em 2018, em cerimônia com a participação do governador Rui Costa, e está em funcionamento desde então.

   13. “Isso atinge o princípio da moralidade administrativa, é ato de improbidade. Pedimos à Justiça que impeça essa inauguração fake de uma obra já entregue há dois anos. Se o ato ocorrer, Bolsonaro terá de restituir cada centavo de dinheiro público gasto para tentar enganar a população”, afirma Solla. 

   14. Na ação judicial, Solla anexou como provas o Relatório de Gestão do Exercício 2018 da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), em que esta obra é relatada como concluída. Apresentou também manchetes de jornais, fotos e releases do governo do Estado e da prefeitura, que noticiam o ato de inauguração, no dia 28 de junho daquele ano.

  15. Em entrevista online para emissoras de Irecê, Jacobina, Juazeiro, Senhor do Bonfim e outros municípios do Baixo e Médio São Francisco, nesta quarta-feira (29), o governador Rui Costa anunciou a implantação de 30 novos leitos de UTI na região para o enfrentamento ao novo coronavírus e falou sobre outros investimentos feitos pelo Governo do Estado para a saúde da população.

  16. "Ainda nessa semana iremos terminar a implantação de mais 20 leitos no Hospital Regional de Juazeiro, que está pronta para receber os pacientes, estamos apenas finalizando a contratação das equipes médicas. Em Senhor do Bonfim, além da UPA e da policlínica que já estão em funcionamento, outros 10 leitos serão entregues", afirma Rui.

    17. O governador reforçou que o objetivo do Governo do Estado é garantir que nenhum baiano que precise de atendimento fique desamparado. "Esse é o nosso principal foco e estamos trabalhando pra isso. Até hoje não tivemos nenhuma morte por falta de leito, se em alguma cidade registramos uma ocupação de 100%, mandamos buscar o paciente, até de avião se necessário, para ser atendido em outra cidade".

   18. No dia 6 de Julho a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) já tinha inaugurado 10 leitos de UTI e 20 leitos clínicos no Hospital Promatre de Juazeiro, cujo contrato é superior a R$ 5,4 milhões por seis meses. Apenas no município, 65 leitos, entre clínicos e de UTI para Covid-19, estão em funcionamento.

   19. A União dos Municípios da Bahia (UPB) vem a público esclarecer e repudiar informações falsas de um vídeo feito pela deputada federal Carla Zambelli (PSL/SP) que circula na internet sobre a Portaria n°. 1.666 de junho de 2020 do Ministério da Saúde.

   20. A portaria trata de recursos que ainda não foram repassados aos municípios e que não serão disponibilizados a todos em proporção igual, tendo em vista critérios como a produção de Média e Alta Complexidade, faixa populacional e valores que deixaram de ser transferidos aos municípios, relativo ao Piso de Atenção Básica (PAB) no exercício de 2019.

  21. A UPB reforça que o recurso que vem sendo disponibilizados pelo Governo Federal aos municípios até o momento não é suficiente para recompor as perdas no orçamento, provocadas pela pandemia do coronavírus. Além de insuficientes para cobrir o que deixou de ser arrecadado, os valores estão sendo repassados em parcelas e, apenas uma pequena parte é direcionada em lei para o combate à Covid-19.

  22. A entidade acrescenta que os prefeitos estão se esforçando para conduzir essa crise de saúde pública grave e de proporções jamais vistas por esta geração, não sendo tolerável que pessoas oportunistas e irresponsáveis disseminem mentiras para ganhar visibilidade na internet. 

   23. Assim sendo, pede que a população fique atenta às notícias falsas que circulam nas redes sociais e busque informações de fontes seguras em veículos de comunicação de credibilidade como portais de notícias, sites, rádio e TVs.

  24. O Prêmio Congresso em Foco 2020, que elege os melhores e mais atuantes parlamentares brasileiros, está com votação aberta até esta sexta-feira (31). E quem concorre em duas categorias é o deputado federal baiano Valmir Assunção (PT-BA), que foi indicado a ‘Melhores da Câmara’ e em ‘Clima e Sustentabilidade’. A votação envolve todo o Brasil e está disponível no site que realiza o certame (https://bit.ly/3jP9SLe).

   25. Nesta quarta-feira (29), o deputado petista falou sobre a indicação e da oportunidade de participar, mais uma vez, da premiação. “É um reconhecimento ao nosso trabalho e de todos que fazem este mandato popular. Apenas em participar, de ser lembrado como atuante em um local potencialmente dominados por brancos, é um orgulho para todos que militam no movimento negro e nas frentes de igualdade e luta pela terra”, frisa Assunção.