segunda-feira, 03 de agosto de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO DE INFECTADOS PELA COVID NA BAHIA EM 24 HORAS CAI PARA 1.780

A taxa de ocupação de leitos UTI adultos em Salvador segue em 72%
26/07/2020 às 19:21
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (BRASIL): O Brasil tem 86.591 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h deste domingo (26), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde.
Veja os números: 86.591 mortes; 2.402.255 casos

   2. Às 20h de sábado (25), o consórcio divulgou que as secretarias estaduais de saúde confirmaram 1.111 mortes nas 24 horas anteriores ao balanço. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil em 7 dias até então foi de 1.097 mortes por dia, recorde da pandemia e alta de 6% em 14 dias.

  3. Sobre os infectados, foram 48.234 confirmados em 24 horas até o fechamento do boletim das 20h de sábado. Com isso, a média móvel de casos foi de 45.884 por dia, uma alta de 23% em relação aos casos registrados em 14 dias.

   2. (BAHIA): Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.780 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,2%), 42 óbitos (+1,3%) e 2.470 curados (+1,9%). Dos 148.179 casos confirmados desde o início da pandemia, 131.209 já são considerados curados, 13.788 encontram-se ativos e 3.182 tiveram óbito confirmado de Covid-19.

   3. Os casos confirmados ocorreram em 407 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (35,59%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.530,54%), Itajuípe (3.113,56), Ipiaú (2.903,83), Almadina (2.708,64) e Ipiaú (2.596,30).

   4. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibiliza para acesso público, a base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus (Covid-19). Para fazer o download, é simples: basta acessar o link bi.saude.ba.gov.br/transparencia/ e clicar no ícone localizado no topo da página. 

   5. A iniciativa amplia transparência e possibilita que qualquer cidadão, em qualquer lugar do mundo, possa acompanhar e analisar a evolução da pandemia na Bahia.

   6. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 299.913 casos descartados e 79.550 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (26).

  7. Na Bahia, 14.269 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

  8. Óbitos: A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 3.182 mortes pelo novo coronavírus. Em virtude da disponibilização da base de dados relacionada aos óbitos da Covid-19, os interessados no detalhamento dos perfis podem fazer o download do arquivo completo.
                                                        ****
   9.  A 2ª edição do Seminário Virtual Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), trouxe, neste sábado (25), um painel sobre comércio virtual e vendas delivery de produtos da agricultura familiar. 

   10. O intuito foi discutir as ferramentas digitais de comercialização dos produtos da agricultura familiar, do comportamento de compra do consumidor e dos potenciais e oportunidades de mercado e de negócios, no período de pandemia da Covid-19.

  11. Com a pandemia do coronavírus, muitos segmentos que atuavam no modelo de varejo convencional precisaram se adaptar para buscar outras formas de viabilizarem seus negócios, por meio de plataformas de vendas digitais e a agricultura familiar também se adaptou à necessidade de comercializar seus produtos por meios digitais.

   12. O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, lembrou do Centro de Distribuição (CD) da Agricultura Familiar, localizado no bairro de Itapuã, na capital baiana, que integra a estratégia da SDR, por meio da CAR, de apoio à comercialização dos produtos da agricultura familiar.  

  13. No espaço, encontram-se depósitos fechados de cooperativas baianas, para facilitar o escoamento da produção: “É um ponto de encontro entre as cooperativas e associações e o consumidor. Pretendemos criar dentro do CD um espaço para que esses empreendimentos de comércio virtual possam ter um local para recebimento deste produto”. 

  14. A partir de hoje (24) as atividades comerciais são  retomadas  em Madre de Deus. O prefeito Jailton Santana (PTB) anunciou o reinício em reunião com representantes da sociedade civil organizada.

   15. Participou do 4° Encontro de Prefeitos da RMS para discutir o tema. A reunião foi realizada na Secretaria de Educação de São Francisco do Conde e foi deliberado que cidades com menos de 40.000 habitantes poderiam dar início hoje à retomada das atividades comerciais. Segundo o IBGE, Madre de Deus possui 21093 habitantes.

   16. "Pedimos a colaboração dos comerciantes e da população no sentido da realização dos protocolos de segurança", frisou o prefeito.

   17. Essa é a primeira fase da abertura das atividades. Por enquanto os serviços continuam suspensos. Dentre eles academias, restaurantes e bares.

   18. Era consenso entre os prefeitos da RMS que a reabertura do comércio ocorreria com nível de oferta de 25% de leitos de UTI. E ontem a Secretaria Estadual de Educação informou que a ocupação de leitos na RMS está com índices de 73 %, portanto, com uma oferta de 27% de leitos de UTI.

   19.  segunda etapa do projeto de requalificação urbana do loteamento Marisol, em Praia do Flamengo, concluiu a pavimentação de todas as ruas da localidade. Com investimento de R$ 3,5 milhões, a obra foi inaugurada pelo vice-prefeito Bruno Reis, neste sábado (25), quando ele também autorizou o início do serviço de drenagem nas vias Afrânio de Carvalho e Carlos Berenhauser, com orçamento de R$ 684,8 mil e prazo de conclusão de 90 dias.

   20. De acordo com Bruno Reis, o projeto de requalificação solucionou os problemas de infraestrutura do loteamento Marisol, onde a Prefeitura também modernizou o sistema de iluminação pública, com a implantação de lâmpadas em LED. 

   21. “As pessoas moravam em ruas de barro, sem pavimentação e drenagem, sem iluminação de qualidade. Quando chovia, as vias e as casas alagavam, principalmente, por conta de um rio que corta o loteamento”, pontuou.

  22. A segunda etapa das intervenções foi viabilizada com recursos próprios da Prefeitura, destinados às obras de pavimentação nas ruas Ibitiara, Jornalista Adolfo Aizen, Antônio de Lacerda, Engenheiro Adozindo Magalhães, Carlos Berenhauser, Afrânio de Carvalho e Itagi. “Trabalhamos em toda a cidade, desde os bairros mais centrais aos mais distantes, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou Bruno Reis.

   23. O Governo do Estado implantou túneis de desinfecção no Hospital Municipal de Paulo Afonso e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Gandu, nesta sexta-feira (24). Os equipamentos desenvolvidos pelo Senai Cimatec são para uso exclusivo dos profissionais de Saúde, devidamente paramentados com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Com estes, 39 unidades de saúde que atendem pacientes com diagnóstico de coronavírus, em toda a Bahia, já contam com os túneis.

  24. “Estamos implantando os túneis de desinfecção em toda a Bahia, para ampliar a segurança dos profissionais que estão na linha de frente, salvando vidas. São equipamentos específicos para uso no momento em que estes profissionais vão se desparamentar dos seus EPIs, para que possam encerrar suas jornadas de trabalho e retornar para seus lares com segurança”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

  25. Os túneis foram desenvolvidos sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec. O desinfetante utilizado (hipoclorito) já é amplamente recomendado e utilizado, por décadas, para uso na desinfecção de superfícies de ambientes hospitalares e domiciliares, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos internacionais de saúde, inclusive com eficácia comprovada para o novo Coronavírus.

   26. As outras unidades de saúde onde o equipamento já está instalado são o Instituto Couto Maia, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris, UPA de Ipiaú, UPA de Porto Seguro, UPA de Itaberaba e UPA de Juazeiro. 

  27. Ainda os hospitais Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce), Espanhol, Subúrbio, Ernesto Simões Filho, Martagão Gesteira, Santa Clara e o hospital de campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, além do Costa do Cacau, em Ilhéus, Calixto Midlej Filho e de Base, em Itabuna, São Vicente e Prado Valadares, em Jequié, Riverside, em Lauro de Freitas, das Clínicas de Conquista e Geral de Vitória da Conquista, Geral de Itaparica, da Chapada (Seabra), Dantas Bião (Alagoinhas), Geral Clériston Andrade (Feira de Santana), Regional de Santo Antônio de Jesus, Regional de Juazeiro, Amec (Camacã), Geral do Oeste (Barreiras), São Pedro (Remanso), Regional Mário Dourado Sobrinho (Irecê), Regional Vincentina Goulart (Jacobina), Santa Tereza (Ribeira do Pombal). Também estão instalados nos hospitais municipais de Serrinha e Amargosa, além dos hospitais de campanha de Teixeira de Freitas e Senhor do Bonfim.
O Brasil tem 86.591 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h deste domingo (26), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde.