Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SHOPPINGS TÊM POUCOS CLIENTES NA REABERTURA; COVID SEM TRÉGUA:

Na Bahia, 13.888 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
24/07/2020 às 10:10
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (BRASIL): O Brasil chegou aos 84.440 óbitos e 2.303.661 contaminações pela Covid-19, com 233  novos óbitos e 13.710 novas infecções desde 20h de quinta, de acordo com boletim das 13h do consórcio de veículos de imprensa.

   2. Os dados  são divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde.

   3. O mais recente  levantamento havia sido divulgado às 8h. Desde então, as secretarias de Saúde de Minas Gerais, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul divulgaram dados mais recentes. O balanço anterior contabilizava 79.535 mortes e 2.100.112 casos confirmados.

  4. (BAHIA): Similar ao que ocorre em outros estados, ainda há reflexo dos cinco dias de instabilidade no sistema e-SUS VE, do Ministério da Saúde. Com isso, os dados represados nos municípios estão sendo lançados de modo a elevar a média de novos casos nas últimas 24 horas.

  5. Em virtude desse represamento de dados, foram registrados 4.409 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +3,2%), 52 óbitos (+1,7%) e 3.671 curados (+3,0%). Dos 142.767 casos confirmados desde o início da pandemia, 124.533 já são considerados curados, 15.138 encontram-se ativos e 3.096 tiveram óbito confirmado.

  6. Os casos confirmados ocorreram em 408 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (36,52%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.370,06%), Itajuípe (2.972,04), Dário Meira (2.819,79), Almadina (2.580,53) e Ipiaú (2.550,52)

  7. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibiliza para acesso público, a base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus (Covid-19). Para fazer o download, é simples: basta acessar o link bi.saude.ba.gov.br/transparencia/ e clicar no ícone localizado no topo da página. 

   8. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 289.956 casos descartados e 80.266 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (24).

   9. Óbitos: A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 3.096 mortes pelo novo coronavírUS.
                                                         ******
  10. O comércio em Salvador voltou a funcionar a partir desta sexta-feira, 24, em lojas com mais de 200 metros quadrados. O movimento nos shoppings foi moderado a baixo, aliás, como previam os comerciantes. Há muitas limitações para os clientes, as praças de alimentação ainda estão fechadas, e a população segue receiosa da pandemia que continua grave na Bahia, mas com quadro de estabilidade.

   11. Para voltar a receber as pessoas com segurança e hospitalidade, os shopping centers de Salvador lançam juntos, uma campanha cooperada para marcar a volta às atividades e mostrar que estão preparados para a reabertura. Um exemplo de união entre os empreendimentos para que esse novo momento seja vivenciado por todos de uma forma mais leve e segura.

   12. Com o mote “seu shopping preferido está pronto para reencontrar você”, a campanha da  Rocha Comunicação, destaca a emoção do reencontro com o público e alguns dos procedimentos e medidas de segurança adotados pelos empreendimentos para se adequar a este novo momento.

  13. As peças têm um caráter positivo e estimulam todos a olhar para a frente e seguir cuidando da segurança e bem-estar. Os shoppings Barra, Bela Vista, Center Lapa, da Bahia, Itaigara, Paralela, Paseo, Piedade, Salvador e Salvador Norte assinam a campanha e estarão de portas abertas para que todos desfrutem com tranquilidade dos serviços e experiências que oferecem.

   14. Para a reabertura, os centros de compras realizaram uma série de ajustes operacionais: sinalização especial em todos os ambientes, medidas rígidas de higienização, controle de acesso e fluxo de visitantes, aferição de temperatura das pessoas na entrada.

   15. Aém do monitoramento integral de todas as medidas estabelecidas em conformidade com os parâmetros das autoridades de saúde e dos órgãos públicos, os shopping centers retomam parcialmente suas atividades com horário de funcionamento restrito, das 12h às 20h, de segunda a sábado.

   16. Para voltar a receber as pessoas com segurança e hospitalidade, os shopping centers de Salvador lançam juntos, nesta sexta-feira, 24 de julho, uma campanha cooperada para marcar a volta às atividades e mostrar que estão preparados para a reabertura. Um exemplo de união entre os empreendimentos para que esse novo momento seja vivenciado por todos de uma forma mais leve e segura.

   17. Com o mote “seu shopping preferido está pronto para reencontrar você”, a campanha da  Rocha Comunicação, destaca a emoção do reencontro com o público e alguns dos procedimentos e medidas de segurança adotados pelos empreendimentos para se adequar a este novo momento. 

  18. As peças têm um caráter positivo e estimulam todos a olhar para a frente e seguir cuidando da segurança e bem-estar. Os shoppings Barra, Bela Vista, Center Lapa, da Bahia, Itaigara, Paralela, Paseo, Piedade, Salvador e Salvador Norte assinam a campanha e estarão de portas abertas para que todos desfrutem com tranquilidade dos serviços e experiências que oferecem.

   19. Para a reabertura, os centros de compras realizaram uma série de ajustes operacionais: sinalização especial em todos os ambientes, medidas rígidas de higienização, controle de acesso e fluxo de visitantes, aferição de temperatura das pessoas na entrada, além do monitoramento integral de todas as medidas estabelecidas em conformidade com os parâmetros das autoridades de saúde e dos órgãos públicos.

   20. Os shopping centers retomam parcialmente suas atividades com horário de funcionamento restrito, das 12h às 20h, de segunda a sábado.

  21. Aliado do consumidor no momento de pesquisar, em tempo real, os valores mais baixos de remédios, combustíveis e outros milhares de produtos, o aplicativo Preço da Hora Bahia, lançado em abril pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Fazenda, está contribuindo também para a Pesquisa de Preços ao Consumidor (PPC), realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

   22. “Esse trabalho nos apresenta uma significativa vantagem que é a apresentação de preços fidedignos dos produtos, pois são oriundos das Notas Fiscais do Consumidor Eletrônicas, o que tende a diminuir de maneira expressiva os erros que naturalmente ocorrem nas coletas feitas em campo”, explica Denilson Lima, coordenador da PPC/SEI.

  23. O app pode ser baixado em dispositivos móveis na Apple Store e no Google Play, além de estar disponível no site precodahora.ba.gov.br. Com o Preço da Hora Bahia é possível pesquisar os preços de mais de 500 mil produtos, tomando por base as informações extraídas das mais de 3,2 milhões de notas eletrônicas processadas diariamente pela Sefaz-Ba.

   24. Mesmo diante da pandemia do Covid-19, a Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), por intermédio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm), tem dado continuidade à seleção de trabalhadores para as vagas de emprego em Salvador. Somente em junho passado, 2.936 pessoas entraram em contato com o serviço através de telefone.

   25. O atendimento ao público, que anteriormente era realizado nas unidades físicas do Simm, foi devidamente transferido para o modo de teleatendimento. A medida foi adotada para seguir as recomendações de isolamento social, decretadas pelas autoridades municipais com o objetivo de evitar aglomerações.

   26. Atualmente, o teleatendimento do órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, através dos números (71) 3202-2003 para vagas de emprego, (71) 3202-2001 para seguro desemprego, e 3202-2002 para atendimento ao microempreendedor. Os candidatos interessados nas vagas, disponibilizadas semanalmente nas redes sociais do Simm e Semtel, entram em contato com a equipe do serviço e são avaliados de acordo com os requisitos pré-exigidos pelos empregadores.

   27. Aqueles que se adequam ao perfil da vaga são encaminhados para o processo seletivo na modalidade presencial. A atividade ocorre com o devido distanciamento social exigido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

   28. A falta de qualificação tem sido um desafio identificado pelo serviço para que o candidato conquiste uma vaga no mercado de trabalho. Dos quase três mil atendimentos em junho, por exemplo, apenas 10,83% deste total foram encaminhados para seleção – um percentual equivalente à apenas 318 candidatos.