Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR MANTÉM TAXA DE OCUPAÇÃO LEITOS UTI ADULTOS EM 75% PELO 2º DIA

Se as taxas continuarem estáveis até sexta feira o comércio será aberto em Salvador e RMS
20/07/2020 às 10:05
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (BRASIL): O Brasil tem 79.590 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h desta segunda-feira (20), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

   2. Desde o balanço das 20h de domingo (19), sete estados atualizaram seus dados: CE, DF, GO, MG, MS, RN e RR. Veja os números consolidados: 79.590 mortes; 2.102.559 casos confirmados

  3. O número de denúncias de poluição sonora cresceu 70% nos últimos quatro meses, se comparado ao mesmo período do ano passado. 

  4. De acordo com o levantamento da Coordenadoria de Fiscalização e Combate à Poluição Sonora da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), de março a julho deste ano foram contabilizadas 33.889 mil denúncias, enquanto que em 2019 o órgão recebeu 13.985 mil chamados. Neste final de semana (17/07 a 19/07), foram registradas 879 queixas. 

   5. As fontes de emissão de som que lideram as reclamações são residências, veículos e áreas públicas. 

  6. Para combater o problema, a Prefeitura, através da Semop, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), Transalvador, Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo  (Sedur) e a Polícia Militar da Bahia, realiza a Operação Silere, que ocorre sempre nas sextas-feiras, sábados e domingos. Durante o período da pandemia, já foram realizadas 160 ações em conjunto. 

  7. Segundo o balanço da operação, das 879 denúncias feitas no último final de semana, 388 foram de som alto em residências, 223 de veículos e 97 em área pública. Na lista dos bairros mais denunciados por poluição sonora estão Fazenda Grande do Retiro, Paripe, Itapuã, Pernambués, Liberdade, Boca do Rio, São Marcos, Uruguai, Cajazeiras e Periperi. 

   8. A subcoordenadora de combate à poluição sonora da Semop, Márcia Cardim, explica que o número praticamente triplicou durante o período de isolamento social. “As denúncias cresceram assustadoramente. É preciso que as pessoas cooperem e respeitem o que diz a lei. Não podemos emitir o som mais alto do que o permitido”, pontua. 

   9.  (BAHIA): Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.123 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,9%), 51 óbitos (+1,8%) e 3.488 curados (+3,3%). Dos 123.292 casos confirmados desde o início da pandemia, 108.032 já são considerados curados, 12.369 encontram-se ativos e 2.891 tiveram óbito confirmado de Covid-19.

   10. Os casos confirmados ocorreram em 405 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (38,18%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.095,39), Itajuípe (2.596,26), Ipiaú (2.084,81), Madre de Deus (1.962,74) e Dário Meira (1.951,45).

  11. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 263.568 casos descartados e 74.702 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (20).

  12. Na Bahia, 12.579 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  13. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 2.891 mortes pelo novo coronavírus. Em virtude da disponibilização da base de dados relacionada aos óbitos da Covid-19, os interessados no detalhamento dos perfis podem fazer o download do arquivo completo.
                                                     *****
  14. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, externou hoje (20.07) o seu “abraço solidário”, ao líder do Governo deputado Rosemberg Pinto pelo falecimento de Eurides Evangelista Pinto, aos 86 anos, mãe do parlamentar, e que será sepultada, às 18h, em sua terra natal, Itororó, no Sudoeste da Bahia.

  15. “Além da liderança que exerce com mestria na Assembleia, Rosemberg é uma pessoa agregadora, extremamente gentil, fruto da criação que teve de D. Eurides, uma mulher também generosa, mas muito determinada. Meu abraço solidário a Rosemberg - meu grande amigo - e ao povo de Itororó, e a todos os familiares, especialmente nas pessoas de seus irmãos Jota, Rivailda, Rosângela, Rosane e Luciene”, externou o chefe do Legislativo estadual. 

  16. O PDT deve definir nessa semana quais rumos seguir na sucessão municipal em Salvador. A decisão se faz necessária após o presidente da sigla na Capital, Leo Prates ter desistido de concorrer à Prefeitura.

  17. Na opinião do vereador Odiosvaldo Vigas, a discussão é bem vinda. "O PDT tem dois deputados federais, quatro deputados estaduais e dois vereadores na Capital, todos  com conhecimento e grande
penetração na Cidade".

  18. O vereador salienta que é natural que com a saída da disputa do deputado estadual licenciado Leo Prates, o Partido e as Executivas Federal, Estadual e Municipal se reúnam para definir o rumo a seguir. "Entendo que devamos definir isso com brevidade e bom senso"".

  19. O vereador Téo Senna (PSDB) comemorou a chegada da Unidade de Saúde da Família (USF) Antonio Ribeiro Neiva, ao Bairro Arraial do Retiro. Autor do pedido, o parlamentar esteve ao lado do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito Bruno Reis, do secretário municipal de Saúde (SMS), Leo Prates, e lideranças comunitárias na inauguração da unidade. O equipamento foi entregue aos moradores nesta segunda-feira 

  20. Foi muito gratificante acompanhar cada passo dessa construção e ver se materializar mais um importante equipamento que fará toda a diferença na vida das pessoas. Agora os moradores não vão precisar se locomover até outro bairro para ter atendimento de qualidade. 

  22. A Prefeitura de Salvador está de parabéns!”, disse Téo Senna, que já intermediou outros feitos no bairro como a requalificação da Lagoa do Arraial, campos de futebol, nova pista de acesso, os programas Morar Melhor e Iluminando Nosso Bairro, dentre outros.

  22. Apesar de serem mais da metade da população do Brasil, os negros ainda encontram dificuldade de se verem retratados pelos meios de comunicação. A representatividade do negro na comunicação será o tema da próxima live #TamoJunto, promovida pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia). 

  23. A gerente de jornalismo da Rádio Sociedade da Bahia, Silvana Oliveira, será a convidada da live, mediada pelo diretor de Assuntos Éticos do Sinapro-Bahia, Marcelo Azevedo, sócio e diretor de Atendimento da agência Única. A transmissão acontece na próxima terça-feira (dia 21), às 10h, no perfil @sinaprobahia no Instagram.

  24. Segundo dados de 2019, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, o percentual de brasileiros que se declaram pretos e pardos é de 56,10%. De acordo com a sétima edição do estudo TODXS - Uma análise da representatividade na publicidade brasileira, promovido pela agência Heads, em parceria com a ONU Mulheres, apenas 25% das peças publicitárias foram protagonizadas por  mulheres negras. 

   25. O percentual é ainda mais baixo quando se trata do protagonismo de homens negros na publicidade. Para o levantamento, a agência monitorou 2.149 comerciais veiculados nos canais de televisão (aberta e fechada) de maior audiência no país, durante uma semana, em julho de 2018.

   26. Os empresários que não se inscreveram ainda têm a oportunidade de participar da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, que começa na próxima segunda-feira (27). Porém, é preciso garantir logo presença, pois as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas no endereço www.semanasebrae.com.br.
 
   27. O evento, que este ano acontece de forma online e gratuita, oferece, no total, 4.375 vagas em 30 capacitações, que serão realizadas em plataformas como WhatsApp, Instagram e Zoom. A Semana Sebrae será realizada até o dia 31 de julho, oferecendo aos empresários cursos, oficinas e seminários.

  28. As capacitações são direcionadas para donos de micro e pequenos negócios e, nesta edição, vai trazer conteúdos focados em temas como finanças, marketing digital, liderança, além da apresentação de cases de sucesso. 

   29. O participante poderá ainda fazer o download do e-book exclusivo: “Empresário do novo mundo: como retomar o controle de sua empresa”, que estará disponível por tempo limitado na página da Semana Sebrae. Um dos objetivos do evento é contribuir com a disseminação de conhecimento para que os empresários possam superar a crise gerada pela pandemia.

  30. A programação completa pode ser conferida no site www.semanasebrae.com.br. Os empresários inscritos poderão participar dos workshops Mão Na Massa; cursos via Instagram; oficinas via WhatsApp; painéis setoriais focados em alimentos, beleza e cosméticos, economia criativa e moda; Seminário BIM, para negócios da construção civil; oficinas de pitch; uma maratona de lives com cases de sucesso e o encontro com o especialista em varejo, Fred Alecrim, no Deu Match.